Vodafone ADSL faz Traffic Shaping e Restringe Port Forwarding...?
"A Vodafone parece ter aderido à "nova moda" do traffic shaping e de restrições de port forwarding, mas neste caso, de uma forma demasiadamente agressiva.
Neste momento em muitas zonas Vodafone ASDL Duplex regista-se a impossibilidade de um cliente abrir mais do que uma porta, normalmente e por defeito, neste momento só se consegue abrir a porta que estava configurada antes de se dar início ao traffic shaping...a 17000, a 9500, etc...resumindo, não se consegue abrir mais portas, além daquela que já estava aberta, os clientes que não tinham ainda portas configuradas, conseguem somente configurar uma.
Todos sabemos que a Vodafone ADSL Duplex teve um crescimento estrondoso nestes últimos 15 meses, muito às custas da Clix, que perdeu uma fatia significativa de clientes para a Vodafone.
O pacote Vodafone ADSL Duplex teve uma enorme aceitação pelos consumidores, pelos preços, promoções e qualidade de serviço fornecido, tendo rapidamente conquistado uma enorme fatia da quota de mercado de Internet + Telefone sem assinatura.
A estratégia, de momento, e muito provalvelmente derivada a motivos técnicos, é a de sobrecarregar ao minímo os servidores Vodafone, o que indica que a rede de ADSL da empresa pode, em certas zonas do país, estar a roçar o colapso imediato.
A confirmar-se esta informação, são más notícias para os clientes que utilizam port forwarding e torrents, como por exemplo, para jogarem online com os seus PC, Xbox, PS3, etc.
Quem quiser ligar mais do que um dispositivo, em simultâneo, em portas diferentes, ver-se-á confrontado com grandes dificuldades para o fazer com êxito.
Por norma, os ISP nunca assumem que fazem traffic shaping ou que têm, em determinados momentos, restrições ao port forwarding, aliás, negam-no, sendo essa a táctica dessas empresas uma espécie de existe, mas não fazemos."
Fontes: Vários fóruns de informática portugueses.
Montado, corrigido e editado por mim, sem alteração, no conteúdo geral, das versões originais.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Agora aquilo que sei acerca disto:
No meu prédio, neste momento, ninguém consegue fazer port forwarding, com diferentes routers, a mais que uma porta, e clientes Vodafone ADSL Duplex, somos três.
Um dos meus vizinhos, tem uma filha que mora a 4km de nós, no concelho de Oeiras, e fez-se lá os respectivos testes, não se conseguindo abrir, também, mais porta nenhuma sem ser a 12000.
Um amigo meu, que vive no Restelo, e que também é cliente Vodafone ADSL Duplex, fez a gentileza de iniciar sessão via Team Viewer comigo, visto que ele não usa portas, e consegui configurar a porta 12000, tentei de seguida abrir várias portas de range diferente...resultado, impossível.
Contactei nestes últimos três dias o Serviço Técnico da Vodafone, tendo conseguido chegar à fala com o Supervisor máximo do serviço técnico da Zona da Grande Lisboa.
O mesmo, à tarde, negou veementemente que a Vodafone efectuasse qualquer tipo de restrições, quer a nível de port forwarding , quer a nível de shaping aos seus clientes.
À noite, e confrontado com factos técnicos e testes efectuados por mim, numa primeira fase, a solo, e de seguida de forma remota feito conjuntamente com um técnico da Vodafone, mudou ligeiramente o discurso, encaminhando a situação para o gabinete de Engenharia Informática da Vodafone, para que fosse diagnosticado o problema, e dentro da maior brevidade possível, solucionado.
Nota final: Pessoalmente já lhes transmiti, que com todas estas restrições e políticas não assumidas, irei deixar de ser cliente deles, caso não resolvam esta situação o mais rapidamente possível.
Temos o dever de protestar, quando o serviço a que estavamos habituados, seja reduzido, restringido, na sua qualidade, sem que os clientes, sejam, sequer, devidamente informados.
Como diz o meu vizinho, na maioria das vezes, confrontar este tipo de empresas, em Portugal..."é como bater contra uma parede"...se assim for, não há muito a fazer, excepto claro, deixar de dar mais dinheiro à "parede".
Cumps

LinkBack URL
About LinkBacks

Responder/Citação

...apoio técnico é 16913, acho que devia esclarecer esse erro...