Resultados 1 a 4 de 4
Like Tree4Likes
  • 3 Post By Princflowers
  • 1 Post By Dorita

Tópico: Conhece o teu tipo de cabelo

  1. #1
    Old School Avatar de Princflowers
    Data de Ingresso
    Sep 2007
    Posts
    1.812
    Liked
    839 times

    Padrão Conhece o teu tipo de cabelo



    Compridos, curtos, lisos, ondulados, crespos, finos ou grossos. Se já não bastassem as diferenças na forma e na estrutura dos fios, nossos cabelos também podem ter variações relacionadas à característica de oleosidade: normais, oleosos, secos e mistos.
    Reconhecer essas características e tratá-las com produtos adequados são medidas importantes para garantir cabelos sempre sedosos e brilhantes.
    A seguir, você descobre alguns segredos do seu cabelo, contando com os esclarecimentos e as orientações da dermatologista Flávia Addor, da clínica Medcin Instituto da Pele, e do cabeleireiro Ricardo Cassolari, proprietário do salão L´Autre Femme, ambos profissionais parceiros da Natura.


    Compridos, curtos, lisos, ondulados, crespos, finos ou grossos. Se já não bastassem as diferenças na forma e na estrutura dos fios, nossos cabelos também podem ter variações relacionadas à característica de oleosidade: normais, oleosos, secos e mistos. Reconhecer essas características e tratá-las com produtos adequados são medidas importantes para garantir cabelos sempre sedosos e brilhantes.
    A seguir, você descobre alguns segredos do seu cabelo, contando com os esclarecimentos e as orientações da dermatologista Flávia Addor, da clínica Medcin Instituto da Pele, e do cabeleireiro Ricardo Cassolari, proprietário do salão L´Autre Femme, ambos profissionais parceiros da Natura.

    Tipos de cabelos




    A variação do nível de oleosidade define o tipo de cabelo: normal, seco, misto ou oleoso


    A variação do nível de oleosidade é o que define o tipo de cabelo. Essa característica é determinada pela atividade das glândulas sebáceas no couro cabeludo, responsáveis pela maior ou menor produção da oleosidade (sebo) que lubrifica os fios.
    Segundo a médica Flávia Addor, os cabelos podem ser classificados em apenas três categorias: normais, oleosos ou secos. “Cabelos mistos, na verdade, são uma forma didática de classificar os cabelos oleosos longos que, por algum motivo, apresentam ressecamento nas pontas”, explica.
    Entre as causas desse ressecamento, Ricardo Cassolari aponta alguns processos químicos, como tinturas, e o uso incorreto do secador de cabelos – mantido próximo demais dos fios ou em temperatura muito elevada. Ou ainda, de acordo com a dermatologista, em decorrência de desequilíbrio na produção da glândula sebácea devido à alimentação incorreta, estresse e cansaço.


    A variação do nível de oleosidade define o tipo de cabelo: normal, seco, misto ou oleoso



    Quando lavar
    Com relação à freqüência ideal das lavagens, tanto Flávia Addor quanto Cassolari afirmam que não existe certo ou errado. “Depende da necessidade de cada pessoa”, avalia a médica. Praticantes de esportes, pessoas que suam mais ou que possuem oleosidade acentuada podem lavar mais os cabelos, inclusive diariamente, tomando apenas o cuidado de utilizar produtos com fórmulas mais suaves.
    Características e cuidados
    Para tratar corretamente seus cabelos, é preciso conhecer quais as respectivas características, necessidades ou carências que eles apresentam.

    Cabelos Normais
    São sedosos, brilhantes e com volume. São classificados assim porque as glândulas sebáceas liberam apenas a oleosidade suficiente para lubrificá-los naturalmente.
    Para mantê-los sempre belos, lave-os sempre que sentir necessidade. Não abuse do secador e use shampoos adequados para cabelos normais.

    Cabelos secos
    São difíceis de pentear, ásperos, frágeis, sem brilho e, algumas vezes, elétricos. Podem ser assim por razões de hereditariedade, alimentação, exposição ao sol, banhos de mar ou piscina sem proteção, tinturas, permanentes e alisamentos. Todos esses fatores podem causar um ressecamento dos fios.


    Soluções

    • Lave os cabelos sempre em água morna;
    • Cabelos secos necessitam de produtos que proporcionem maior hidratação e lubricidade aos fios;
    • Use produtos específicos, como shampoos e condicionadores adequados para cabelos secos;
    • Use cremes de tratamento. A aplicação varia conforme a necessidade, podendo ocorrer uma vez na semana ou mesmo a cada 20 dias;
    • Faça uma hidratação profunda em salão. Neste caso, informa Cassolari, o cabelereiro é quem determina de quanto em quanto tempo deve ser feita;
    • Você pode usar pomadas ou fluidos, espalhando-os em pequena quantidade nas mãos e aplicando suavemente sobre os fios mais rebeldes, ensina Cassolari;
    • Alterne a temperatura do secador: quente e frio, para não ressecar ainda mais os fios;
    • Quanto à aplicação de shampoos, Flávia Addor afirma que pode ser realizada da raiz às pontas dos cabelos, desde que os produtos possuam detergência suave;
    • O condicionador, por sua vez, deve ser aplicado nos fios, e não no couro cabeludo, ensina a médica.

    Cabelos Oleosos
    São gordurosos, pesados, sem volume e, geralmente, finos. Ás vezes, mesmo que tenham sido lavados pela manhã, à noite já estão engordurados. Entre as causas estão hereditariedade, estresse, alterações emocionais, descompensação hormonal, clima quente e úmido, poluição, sol e alimentação desequilibrada – fatores que aceleram a produção das glândulas sebáceas, deixando não só os cabelos oleosos como também a pele.
    Atenção: O excesso de oleosidade pode levar à ocorrência de caspa


    Soluções
    • Você pode lavar os cabelos diariamente, mas sempre com água fria ou morna, pois o calor estimula a produção de gordura;
    • Use shampoos e condicionadores específicos para cabelos oleosos;
    • Aplique o condicionador apenas nos fios, nunca na raiz dos cabelos;
    • Evite friccionar o couro cabeludo ou passar as mãos com freqüência sobre os cabelos durante a secagem - que pode ser feita com secador na temperatura média, balançando os cabelos de um lado para o outro;
    • Enxágüe bem os fios para evitar a permanência de resíduos junto ao couro cabeludo;
    • Havendo necessidade, use shampoo anticaspa uma ou duas vezes na semana.

    Cabelos Mistos

    Acontecem quando o couro cabeludo se apresenta oleoso e os fios secos. Podem ser assim por vários fatores externos, como o uso de tinturas, processos de alisamentos, permanentes, exposição ao sol sem proteção adequada, uso excessivo de secadores e de produtos inadequados. Esta característica é mais comum em cabelos de longo comprimento, pois a hidratação natural proporcionada pelo sebo não chega até as pontas.

    Soluções
    • Use shampoos e condicionadores específicos para cabelos mistos;
    • A aplicação de creme de tratamento nas pontas ajuda, mas deve ser feita em pequena quantidade;
    • Se seus cabelos foram processados quimicamente, use shampoo específico;
    • Aplique o condicionador somente nos fios, nunca na raiz;
    • Dependendo do grau de ressecamento das pontas, a hidratação em salão pode ser recomendada;
    • Se quiser, corte as pontas dos cabelos longos com freqüência para evitar o ressecamento.
    Carina, katellee and Kitty like this.

  2. #2
    Membro Regular Avatar de katellee
    Data de Ingresso
    Sep 2007
    Posts
    5
    Liked
    0 times

    Padrão

    oi oi....
    tudo o que tens sobre o cabelo é verdade, mas pra quem n entende deste tipo de productos e tecnicas tambem não é facil fazer a compra certa e saber como proceder, pois alem da compra dos products temos de ter serie de cuidados extraem casa.
    Muitos cabeleireiros apenas se interessam em vender grandes marcas e eskecem-se do que realmente precisa o cliente, só kerem mesmo é fazer dinheiro, p isso, aki vais uma dica para kualker mulher: lavar o cabelo sempre c shampoo neutro, este existe em kk cabeleireiro mas para kem não ker gastar muito dinheiro pode sempre comprar em kualker lado um de bebe. Os de bebe sao bons para kualker cabelo. é claro k isto só s aplica a um cabelo normal ou fino......

    podia escrever mto sobre a maneira mais pratica e simples d como tratar do cabelo (independentemente do problema) em casa mas n parava d escrever...
    qualquer duvida é so perguntar!!!

  3. #3
    Membro Regular Avatar de Dorita
    Data de Ingresso
    Sep 2007
    Localização
    Mafra
    Posts
    2
    Liked
    1 times

    Red face cabelos e mais cabelos...

    Ola ola...

    Já eu sou uma daquelas pessoas que "tem" de se deixar aconselhar pelas cabeleireiras e é realmente uma verdade que a exploraçao está na ordem do dia!!!

    Mas jánão sei o que hei-de fazer... tenho o cabelo encaracolado, muito estragado nas pontas (apesar de o cortar frequentemente), seco com pouco brilho, cai imenso, e para ajudar tenho sempre o couro cabeludo a escamar...

    Já usei n produtos e quase nada resulta ou só temporariamente...

    Como faço (ou tento fazer rsrsrs) ginásio todos os dias sou "obrigada" a lavá-lo todos os dias... uns dizem que faz mal outros que não..

    Não sei em que acreditar e o que fazer... Help...
    katellee likes this.

  4. #4
    Membro Regular Avatar de katellee
    Data de Ingresso
    Sep 2007
    Posts
    5
    Liked
    0 times

    Padrão

    ola Dorita!!
    o problema do teu cabelo é k deve ser mm mto seco!! o k tens a fazer é usar um exfoliante capilar para limpar o couro cabeludo!isso tem d ser d cabeleireiro... depois de pelo menos lavares duas semanas c esse shampoo deves fazer um tratamento a queda ( atençao k está na epoca normal do ano da queda do cabelo), este tratamento deve ser feito c shampoo proprio e c ampolas, na utilisaçao de todos os productos k estou a falar tens d massajar bem c as pontas dos dedos, esse tipo de massagem é k activa os tratamentos!! em todas as lavagens deves usar alem do shampoo um condicionador (so nas pontas) e como tens as pontas mto secas podes usar tres vezes p semana uma mascara da fructis(alem desse condicionador), é mto mto nutritiva daí k so aconcelho a cabelos mto secos!! s precisares d alguma ajuda na marca dos products capilas de tratamento é so dizer!! acreticta k nem sempre o mais caro é o melhor!!
    n t eskeças tb de usar tb oleo de pontas tds os dias k pode ser da mm marca!!
    outra coisa... o uso de condicionador nao substitui o da mascara... s bem k quand fazes mascara n é necessario usar o condicionador... cada producto tem uma funçao diferente... é quase como um creme da cara, o creme podes por tds os dias pra hidratar a mascara é uma hidrataçao k tb trata mas k so s deve fazer uma vez p outra..
    beijinhos ;-)

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

  1. Como proteger o cabelo do frio:- Dicas para manter o cabelo forte e saudável
    Por yourfault no fórum Cabelo / Rosto / Maquilhagem/Corpo
    Respostas: 1
    Último Post: 15-11-2011, 19:54
  2. [Venda Realizada] Modelador De Cabelo 8 Em 1
    Por SatelitePT no fórum Vendas
    Respostas: 3
    Último Post: 03-04-2011, 15:47
  3. Canais HD tipo data e tipo TV
    Por loba2 no fórum Dúvidas / Ajuda
    Respostas: 12
    Último Post: 18-01-2011, 16:51
  4. S.O.S cabelo
    Por sgomes no fórum Cabelo / Rosto / Maquilhagem/Corpo
    Respostas: 0
    Último Post: 11-01-2009, 22:02

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •