Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 13

Tópico: como ajustar o tamanho da imagem na tv

Membro Regular
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Liked
    0 times

Padrão como ajustar o tamanho da imagem na tv

Oi. A pergunta parece besta mas andei tendo problemas com a minha dream 500 Gemini 4.2 instalada. Coloquei na minha tv velha pra funcionar e a imagem saiu no tamanho certo em modo PAL mas sem cor. No modo NTSC colorido mas o tamanho era grande, perdia um pedaço da imagem. Mudei pra 4:3, 16:9, RGB, CVS... sei lá, tentei de tudo mas ou sair preto e branco ou com o tamanho normal. nunca os dois juntos.

Tentei em uma tv nova HD mas ligando com o cabo RCA que veio na dream, nao usando o conector pra tv digital. Deu a mesma coisa. A tv é widescreen, fiz o 19:9, 4:3, mudei na tv e na dream e nada. Aí suspeitei que o problema é de configuraçao na dream. Testei em outra Tv. A mesma coisa.

O que eu tenho que fazer? Acho que nao tem mais configuraçao possivel na Dream que eu conheça com o pouco que aprendi até agora pra mudar e por a imagem no tamanho normal. Tem algum jeito ou as tvs sao incompativeis?

Obrigado

Guru
    Data de Ingresso
    Feb 2008
    Liked
    106 times

Padrão

EDIT: Li mal, as minhas desculpas (reply original em quote)

O modo NTSC através de RCA apenas funciona correctamente a preto e branco porque a sua TV não tem suporte nativo para NTSC. Para que este tenha as dimensões correctas e cor deverá utilizar um cabo RGB SCART.

Como curiosidade os outros modos funcionavam a cores porque a sua TV suporta PAL60.

Atenção que o PAL tem 576 linhas enquanto que o NTSC tem apenas 480 linhas.
    Em termos práticos, esta mudança de resolução na box pode fazer com que existam alguns cortes nas skins feitas para PAL.. contudo isto não quer dizer que exista algum problema, simplemente tem de usar uma skin para NTSC.

Nesse aspecto, não lhe sei dizer o que acontece se estiver a ver uma transmissão PAL com a box em NTSC.
    Última edição por loliix; 19-02-2008 às 12:42.

Membro Silver Avatar de Marvillas
    Data de Ingresso
    Sep 2007
    Liked
    22 times

Padrão

Boas,
    Testa em A/V settings Pal60 e CVBS que deve funcionar.

Cumprimentos
    Marvillas
    Quem caminha descalço não deve semear espinhos!

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar!

Membro Silver
    Data de Ingresso
    Sep 2007
    Liked
    12 times

Padrão

Citação Postado originalmente por wender_reis Ver Post
    Oi. A pergunta parece besta mas andei tendo problemas com a minha dream 500 Gemini 4.2 instalada. Coloquei na minha tv velha pra funcionar e a imagem saiu no tamanho certo em modo PAL mas sem cor. No modo NTSC colorido mas o tamanho era grande, perdia um pedaço da imagem. Mudei pra 4:3, 16:9, RGB, CVS... sei lá, tentei de tudo mas ou sair preto e branco ou com o tamanho normal. nunca os dois juntos.

Tentei em uma tv nova HD mas ligando com o cabo RCA que veio na dream, nao usando o conector pra tv digital. Deu a mesma coisa. A tv é widescreen, fiz o 19:9, 4:3, mudei na tv e na dream e nada. Aí suspeitei que o problema é de configuraçao na dream. Testei em outra Tv. A mesma coisa.

O que eu tenho que fazer? Acho que nao tem mais configuraçao possivel na Dream que eu conheça com o pouco que aprendi até agora pra mudar e por a imagem no tamanho normal. Tem algum jeito ou as tvs sao incompativeis?

Obrigado
    Eu tive o mesmo problema (para ver a cores só em ntsc) e que resolvi da seguinte maneira, a minha tv tem av1, av2, av3 e av4, fez-me isso em av3 e em av4, depois experimentei no av1 e ficou a dar a cores em pal. Isto tem a ver com a configuração da tv e não da dream. Ou tenta ver o manual da tua tv e vê se consegues configurar a tv.

Membro Regular
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Liked
    0 times

Padrão

Vou tentar isso entao. Só pequena correçao: eu vejo colorido em ntsc e pal que sai preto e branco. Vou tentar configurar na tv e baixar um skin ntsc pra ver o que da.

Membro Silver Avatar de vartaxe
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Liked
    117 times

Padrão

eu nao sei pk mas no meu lcd a dream em pal+pal60 a tv continua a dizer 50hz... nao deveria dizer 60hz? se eu meter em ntsc ja aparece os 60hz

Guru
    Data de Ingresso
    Feb 2008
    Liked
    106 times

Padrão

Citação Postado originalmente por wender_reis Ver Post
    Só pequena correçao: eu vejo colorido em ntsc e pal que sai preto e branco.
    Ora aí está algo que não se vê todos os dias.. Assumindo que mora na europa e que as suas TVs foram compradas na europa (portanto PAL a 50hz), o que é comum é precisamente o inverso (NTSC ficar a preto e branco).

Ainda assim, ignorando esse detalhe, continuo a recomendar-lhe abandonar o cabo RCA e usar um cabo RGB Scart. O facto de ser RGB dá-lhe maior tolerância contra essas "flutuações" de standards, ao contrário do RCA em que a TV espera que o video obedeça à formatação da sua norma.

PAL60 também pode ser uma solução, como foi sugerido por Marvillas.

-------- EDIT: ESPECULAÇÃO ----------
    Já agora, posso assumir que a sua dream é um clone?
    Não é que isso seja propriamente um factor determinante (o facto de ser clone não quer dizer que cause problemas), mas pela descrição dada arriscaria a dizer que apesar da dream funcionar internamente com a resolução correcta de cada formato, o DAC estará a formatar o PAL como NTSC e o NTSC como PAL.. Que é algo a que eventualmente se pode fechar os olhos e resolver com um RGB Scart.

Não me arrisco a extrapolar como alguém possa ter colocado o DAC a funcionar dessa forma (erro de hardware).. Mas esse é um cenário plausível para o software funcionar correctamente mas a saida da imagem não corresponder ao pretendido.
    -----------------------------------------

@vartaxe

Diria que o modo PAL+PAL60 coloca na saída um sinal de video cuja frequência de amostragem seja igual à original, isto é, se o sinal for PAL coloca na saida PAL50 e se for NTSC coloca PAL60. Já agora, julgo que o PAL60 não é um standard mas sim um pseudo-standard que se arranjou por conveniência para cooperar com o NTSC
    Última edição por loliix; 19-02-2008 às 15:38. Razão: Fiquei a pensar no funcionamento dos DAC..

Membro Silver Avatar de vartaxe
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Liked
    117 times

Padrão

obrigado pela informação

agora nem sei se deixo em pal+pal60 se em multinorm... talvez em pal+pal60

Guru
    Data de Ingresso
    Feb 2008
    Liked
    106 times

Padrão

Citação Postado originalmente por vartaxe Ver Post
    obrigado pela informação

agora nem sei se deixo em pal+pal60 se em multinorm... talvez em pal+pal60
    Intuitivamente deixaria em pal+pal60, pois a calibração de cor para NTSC é diferente da PAL. Mas por outro lado, nada garante que a dream faça conversão do esquema de cor do NTSC para PAL com o PAL60.. De resto o PAL60 surgiu precisamente para passar o sinal NTSC em televisões PAL sem necessitar qualquer tipo de conversão, mas isso é numa perspectiva de custos para o fabricante, e não de qualidade de imagem para o utilizador.. Veja-se mais como um modo de compatibilidade para TVs que só aceitam PAL.

De qualquer forma, não é prático ter duas calibrações de cor para a mesma fonte, e julgo que nenhuma TV possui calibrações independentes para cada formato.

Membro Regular
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Liked
    0 times

Padrão

Oi loliix. Eu nao to na europa, eu sou brasileiro mas moro na argentina. Aí está todo o problema. Tudo muda! As tvs aqui sao PAL-NC e NTSC (que nao é o mesmo pal ou pal 60 da dream). Tenho quase certeza de que o cabo RGB Scart ia funcionar, só que eu ficaria limitado em por a minha dream só na tv com alta definicao e nao nas comuns. Dependendo da skin a resoluçao melhora e fica quase certo, to pensando em fazer uma skin propria.

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Android: como mudar o tamanho da fonte do navegador
    Por keimadix no fórum Dúvidas & Ajuda
    Respostas: 0
    Último Post: 25-06-2012, 18:52
  2. Ajustar antena com 3 lnbs
    Por Sokas no fórum Meu sistema\ Montagens de sistemas
    Respostas: 3
    Último Post: 28-02-2012, 00:42
  3. Como determinar o tamanho ideal de um HD externo?
    Por zarbman no fórum Tutoriais/Esquemas
    Último Post: 13-09-2009, 01:42
  4. Ajustar imagem ao tamanho do lcd
    Por vdpa no fórum Dúvidas / Comentários
    Último Post: 15-04-2009, 03:55

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem