Resultados 1 a 3 de 3
Like Tree3Likes
  • 1 Post By JuizDidi
  • 1 Post By JuizDidi
  • 1 Post By JuizDidi

Tópico: Conheça as empresas que pagam mais dividendos

  1. #1
    Moderador Temático Avatar de JuizDidi
    Data de Ingresso
    Sep 2007
    Posts
    27.897
    Liked
    994 times

    Padrão Conheça as empresas que pagam mais dividendos



    Remuneração dos accionistas 2008-10-21

    Conheça as empresas que pagam mais dividendos

    Apesar da crise, há sete empresas do índice PSI 20 que vão pagar mais dividendos em 2009 relativamente a 2008. Conheça as empresas mais amigas dos accionistas.

    Contra a maré baixa dos mercados financeiros, há sete empresas do PSI 20 que devem aumentar os dividendos no próximo ano, segundo as previsões dos analistas: Brisa, EDP, Galp Energia, Jerónimo Martins, Mota-Engil, Semapa e Zon Multimédia. Trata-se de uma boa notícia para os investidores, que viram a bolsa portuguesa perder 48% do seu valor este ano, o pior desempenho de sempre e que está a penalizar todas as empresas e todos os sectores.

    O reforço mais acentuado deve ter lugar nas telecomunicações. Isto porque os especialistas esperam que o dividendo da Zon seja fixado em 0,33 euros. Este valor representa um crescimento de 64% face ao dividendo ordinário deste ano. No entanto, os accionistas da operadora vão receber menos dinheiro em 2009, já que Rodrigo Costa pagou um dividendo extraordinário de 0,30 euros este ano. Nas outras empresas do sector não há novidades: a Portugal Telecom vai manter os 0,575 euros por título e a Sonaecom vai continuar sem remunerar os seus accionistas.

    Os dividendos distribuídos por Jerónimo Martins e EDP também vão engordar no próximo ano. No caso da retalhista é esperado um reforço de 27% para 0,12 euros por título. Os accionistas da EDP, por seu turno, devem receber 0,14 euros, um acréscimo de 10,40%. Estas duas empresas figuram entre o pequeno grupo de cotadas que deverá reportar um crescimento dos lucros no final do ano.

    O mesmo não acontece com a Brisa. Ainda assim, os analistas antecipam um crescimento ligeiro, de 1,29% para 0,314 euros, no dividendo que será pago pela concessionária em 2009.


    Accionistas da banca recebem menos


    A tendência do PSI 20 é, no entanto, para cortar na remuneração dos accionistas, um reflexo do abrandamento dos negócios das empresas. De acordo com as previsões dos analistas, oito cotadas devem reduzir a parcela dos lucros que é distribuídas pelos accionistas todos os anos. BCP, BES e BPI encontram-se nesta lista. A maior quebra deve mesmo acontecer no BCP. O banco liderado por Santos Ferreira devia ter pago 0,076 euros por cada acção este ano, mas acabou por cancelar o dividendo remanescente. Comparando o valor inicial de 2008 com as previsões para 2009, de 0,05 euros por título, chega-se a uma redução de 34%.

    Depois há os casos da EDP Renováveis e da Sonae Indústria. A subsidiária da EDP para as energias renováveis só começa a pagar dividendos em 2011. Já a Sonae Indústria estreou-se este ano a remunerar os investidores, mas em 2009 não deve premiar os accionistas.



    in DE
    devils_x likes this.






    Quando não se "aguenta" com os copos ou outros produtos, só há um caminho: TRATAMENTO!!!








  2. #2
    Moderador Temático Avatar de JuizDidi
    Data de Ingresso
    Sep 2007
    Posts
    27.897
    Liked
    994 times

    Padrão O que precisa de saber sobre a distribuição de dividendos

    Cotadas do PSI 20 2008-10-21

    O que precisa de saber sobre a distribuição de dividendos

    Zon, PT, BPI e REN são as empresas mais generosas do índice de referência da bolsa portuguesa.


    Todos os anos as empresas destinam uma parte dos seus lucros para remunerarem os accionistas. Uma das formas para aferir a generosidade das empresas é através do ‘dividend yield’.

    1. Quais as empresas que pagam mais dividendos?

    Zon Multimédia, Portugal Telecom, BPI e REN. São as empresas com o ‘dividend yield’ mais elevado do PSI 20. A empresa liderada por Rodrigo Costa tem um ‘dividend yield’ de 11,01% e a PT de 10,71%. Já o BPI apresenta este indicador nos 9,38%, enquanto a REN tem um ‘dividend yield’ de 6,38%.

    2. O que é o ‘dividend yield’?

    É um indicador que relaciona o dividendo pago por acção pelo valor da acção. Geralmente, quanto maior o ‘dividend yield’, mais generosa é a empresa, já que paga melhor o investimento de quem compra a acção. Actualmente, o nível dos ‘dividend yields’ é elevado porque as quedas em bolsa fizeram subir esse indicador.

    3. Quando é que são pagos os dividendos?

    Depois da apresentação das contas anuais, é proposto o valor do dividendo anual e a data de pagamento, para aprovação na Assembleia Geral. Geralmente, os dividendos são pagos nos meses de Abril e Maio, sendo que três dias antes da data de pagamento as acções começam a negociar sem direito ao dividendo, ajustando em baixa ao facto de não darem esse direito. As empresas podem optar ainda por distribuir dividendos extraordinários, ou pagá-los de forma intercalada.

    4. Quais as empresas que não distribuem dividendos?

    Os analistas esperam que em 2009 a Sonaecom e a Sonae Indústria optem por não distribuir dividendos. Alguns acreditam que a Teixeira Duarte irá fazer o mesmo. Já a EDPR referiu que não distribuirá dividendos até 2011.

    5. Vale a pena investir a pensar nos dividendos?

    É uma forma de ganhar um mínimo com as acções, mas as empresas mais generosas não conseguiram resistir às quedas nas bolsas. Isto apesar de, tradicionalmente, terem um estatuto defensivo e resistirem melhor à turbulência.

    6. Porque é que as empresas pagam dividendos?

    Para garantir a permanências e premiar a fidelidade dos grandes accionistas e atrair novos investidores.



    in DE
    devils_x likes this.






    Quando não se "aguenta" com os copos ou outros produtos, só há um caminho: TRATAMENTO!!!








  3. #3
    Moderador Temático Avatar de JuizDidi
    Data de Ingresso
    Sep 2007
    Posts
    27.897
    Liked
    994 times

    Padrão Remuneração só cobre 6% das perdas em bolsa

    Cotadas do PSI 20 2008-10-21

    Remuneração só cobre 6% das perdas em bolsa

    Nenhuma das cotadas do PSI 20 conseguiu compensar a queda das acções com dividendos.

    Os dividendos pagos este ano pelas cotadas do PSI 20 cobrem apenas 6% do valor que as empresas perderam em bolsa. Os números são simples de analisar. Os investidores receberam 2,6 mil milhões de euros sob a forma de dividendos, uma pequena fatia dos 43,6 milhões que a crise tirou ao mercado português em 2008.

    Claro que cada empresa é um caso, havendo no entanto um ponto em comum: nenhuma das cotadas consegue compensar, na totalidade, a derrocada das acções, com os dividendos pagos. A Portucel de Pedro Queiroz Pereira pagou, por razões fiscais, um dividendo adicional este ano, e apresenta o balanço mais positivo do PSI 20. Isto porque o dinheiro que os accionistas receberam ajudou a tapar um quinto das perdas em bolsa da papeleira.

    Cimpor, Jerónimo Martins, Portugal Telecom (PT), Sonae Indústria e Zon Multimédia são as outras empresas do PSI 20 em que os dividendos conseguiram cobrir mais de 10% do valor perdido na Euronext Lisboa.

    Os dividendos são a parcela dos lucros que as empresas decidem distribuir pelos seus accionistas, normalmente uma vez por ano. E, em tempos de crise, os investidores tendem a procurar as cotadas que melhor remuneram os seus accionistas, como forma de se protegerem da volatilidade dos mercados.

    Esta estratégia não está a funcionar em 2008. Veja-se, por exemplo, o caso da PT, uma das companhias portuguesas mais generosas para com os seus accionistas. A operadora gastou 542 milhões em dividendos, 15% dos 3,35 mil milhões perdidos em bolsa desde o início do ano.

    Na banca o cenário é ainda pior. É que os dividendos pagos por BCP, BES e BPI, ajustados aos aumentos de capital realizados, representam apenas 4% do valor perdido com a forte desvalorização dos títulos. Os 0,48 euros por acção distribuídos pelo BES foram, ainda assim, os que melhor protegeram os investidores do sector financeiro português.

    Pior que os bancos só a Altri e a Teixeira Duarte. Nestes casos, os dividendos pagos aos accionistas não conseguiram sequer cobrir 2% dos prejuízos provocados pela descida das acções.


    Galp remunera accionistas amanhã

    A Galp Energia começa amanhã a distribuir o primeiro dividendo intercalar do ano, no valor de 0,149 euros por cada título. Trata-se de uma boa notícia para os accionistas da empresa que, este ano, viram os títulos da petrolífera derrapar 60%. As acções da Galp estão a negociar, desde sexta-feira, sem direito a este dividendo, tendo já acontecido o ajuste teórico. Na maioria dos casos, as empresas só remuneram os accionistas uma vez por ano. Contudo, algumas cotadas, como a Galp e o BCP, adoptaram uma prática típica dos EUA, que é o pagamento de dividendos intercalares que, no caso português, só é permitido uma vez por exercício. A segunda parte do dividendo da Galp Energia deverá ser paga no final do primeiro semestre de 2009, sendo que as estimativas de nove analistas que seguem a petrolífera apontam para o valor de 0,194 euros.




    in DE
    devils_x likes this.






    Quando não se "aguenta" com os copos ou outros produtos, só há um caminho: TRATAMENTO!!!








Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

  1. Empresas pagam mais Segurança Social em Portugal
    Por JuizDidi no fórum Economia e Finanças
    Respostas: 0
    Último Post: 12-05-2011, 13:25
  2. Cotadas pagam dividendos recorde este ano com ajuda do OE
    Por JuizDidi no fórum Economia e Finanças
    Respostas: 0
    Último Post: 24-11-2010, 02:23
  3. Respostas: 0
    Último Post: 01-10-2010, 19:41
  4. Famílias e empresas pagam mais impostos no próximo ano
    Por JuizDidi no fórum Economia e Finanças
    Respostas: 0
    Último Post: 01-10-2010, 03:32
  5. Empresas que pagam mais do que os seus governos
    Por JuizDidi no fórum Economia e Finanças
    Respostas: 0
    Último Post: 16-07-2010, 16:26

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •