Almunia

Sistema económico europeu "seriamente ameaçado"


O sistema económico europeu tem sido seriamente ameaçado pela crise financeira global e irá demorar anos a recuperar, disse hoje o Comissário Europeu Joaquim Almunia, alertando que o crescimento económico nos próximos anos será mais baixo do que antes da crise.


O sistema económico europeu tem sido “seriamente ameaçado” pela crise financeira global e irá demorar anos a recuperar, disse hoje o Comissário Europeu Joaquim Almunia, alertando que o crescimento económico nos próximos anos será mais baixo do que antes da crise.

“Nenhum sistema económico teria tolerado o que aconteceu”, afirmou o comissário no Parlamento Europeu, acrescentando que “quando olhamos para o sistema de crédito, vemos que nosso sistema económico está seriamente ameaçado”.

Almunia referiu que “só depois de 2011” os Governos poderão retirar as medidas de estímulo económico. “Não temos ainda a garantia que vamos ter uma recuperação económica estável”.

Acrescentou que “estamos também numa situação de emergência quando olhamos para a política monetária”, uma vez que “não é muito normal ter as taxas de juro num nível tão baixo”.

“O crescimento nos próximos anos será mais reduzido do que tínhamos antes da crise”, afirmou.



in JNeg