Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 13
Like Tree12Likes

Tópico: Como abrir o automatismo de portao por telemovel

Membro Silver
    Data de Ingresso
    Nov 2007
    Liked
    79 times

Padrão Como abrir o automatismo de portao por telemovel

Como abrir um portão automático via telemóvel

Lista de material

1-Telemovel velho + card pré-pago (3 €) sem desgaste
    1- condensador electrolítico
    1- Relé

1 telemovel (no meu caso 1- 5110) , mas pode ser outro qualquer

1 cartão de qualquer operador . Pode ser daqueles pré-pagos de 5 € que se gastam em chamadas ( para abrir o portão podemos fazê-lo mil vezes sem gastar um cêntimo)

1 electrolitico desde 1500 a 4700 uF/12 a 25 volts
    Este electrolitico destina-se a carregar o rele pela tensão fornecida dos fios do altifalante para dar tempo ao rele atracar .
    Dependendo do telemóvel e do rele devemos ajustar a capacidade do electrolítico entre 1500 a 4700 uF

1 Rele de cerca de 3 volts

Este rele não pode ser de 6 volts ou mais pois temos de contar com a tensão fornecida pelas linhas do altifalante. O melhor seria medir a tensão fornecida aos pinos do altifalante quando o telefone toca , afim de saber identificar o rele. Por norma um de 3 volts estará bem.

Observações
    Eu tenho o telemóvel instalado junto ao quadro da luz e que fica a cerca de 50 metros do portão.
    Passei 2 fios desde o motor até ao quadro da luz (fio de colunas ou mais fino serve)
    Assim aproveito para ter o transformador sempre ligado ao telele

Funcionamento

Depois de tudo instalado , ter o cartão no velho telele memorizo o nª em todos os telemóveis que vão passar a abrir o portão.
    Em qualquer ponto do mundo basta fazer uma chamada para esse nº que o portão passa a abrir
    Como o motor tem circuito temporizador ele fecha-se sozinho sem precisar de gastar um tostão. Ao fim de 6 meses ainda tenho os 5 € de chamadas que não gastei. Tenho de fazer algumas chamadas para diminuir o saldo de 5 € senão a operadora obriga-me a comprar outro cartão por mais 6 meses.

Resumindo
    Quando faço uma chamada para o velho telele por norma o altifalante deveria de tocar , mas como está desligado e os seus fios ligados a bobine do rele , passa a ser o rele a receber os impulsos.
    O electrolítico vai ajudar a manter a bobine atracada para poder fazer com que os dois contactos do rele (não são os da bobine) fechem o circuito.
    Nesses dois contactos temos os dois fios que vão ligar ao motor no mesmo sito onde estão os fios que acionam a abertura do portão por chave

Tá tudo Mãos a obra

Abraços Petroff
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
    Martin ®, boss19, Guezt and 7 others like this.

Membro Silver
    Data de Ingresso
    Sep 2007
    Liked
    1 times

Padrão

Caro amigo, embora pouco ou nada perceba de electrónica achei que poderia executar este teu projecto, mas estou com algumas duvidas, tenho um velho sony Z1 só que quando desliguei os fios do altifalante e faço uma chamada para este telemóvel ouve-se na mesma o toque, outra duvida prende-se com o relé, os pinos do meio são para chantar? Se me puderes ajudar agradecia

Membro Iniciado
    Data de Ingresso
    Feb 2009
    Liked
    0 times

Padrão

não esperimentei mas os fios do relé são para fechar o contacto que faz abrir o portão , atenção que ha telemoveis que ten um altifalante suplementar para chamar, quando tiver tempo vou esperimentar

Membro Iniciado
    Data de Ingresso
    Apr 2009
    Liked
    3 times

Padrão

Caro Petroff, inspirei-me no teu magnifico post para criar um sistema semelhante, cá vai:

O objectivo era ligar/desligar uma bomba de água de 8cv instalada num furo de captação de água a 500m de casa com o telemóvel. Assim até em qualquer local do mundo posso ligar e desligar a bichinha em vez de ter de lá ir a pé ou de bike!!
    No entanto, o esquema e o material diferem um pouco porque tenho de ligar e desligar a bomba, ao contrário do que acontece com o portão que só é necessário o impulso para que ele abra. Então à lista de material acrescentei um diodo, um "teleruptor" e um tranformador de 24v. Depois foi só ligar, esperimentar com uma lampada e deixar alguns amigos de boca aberta!!!
    Em breve irei colocar o esquema por aí para o pessoal dar algumas opiniões.

Obrigado pela ideia!!

P.S. - Os terroristas nem precisam de um esquema tão complicado para accionar um detonador!!!
    MagalhaesFT likes this.

Membro Silver
    Data de Ingresso
    Nov 2007
    Liked
    79 times

Padrão

Atenção ao consumo do motor

Mas com a ideia base que dei pode-se fazer muitas coisa.

Há cerca de 1 ano montei o meu esquema numa garage dum predio com 28 andares e que é aberta por mais de uma centena de pessoas
    Todos usam o telemovel para abrir o dito cujo ou quem ainda tem o velho comando do automatismo

Agora até se abre portoes por Voz mas paga chamada telefonica e com o meu processo a chamada é a custo de zero

Abraços
    nandomtj likes this.

Moderador de Secção Avatar de Phenom
    Data de Ingresso
    Sep 2007
    Liked
    1621 times

Padrão

Citação Postado originalmente por petroff Ver Post
    Atenção ao consumo do motor

Mas com a ideia base que dei pode-se fazer muitas coisa.

Há cerca de 1 ano montei o meu esquema numa garage dum predio com 28 andares e que é aberta por mais de uma centena de pessoas
    Todos usam o telemovel para abrir o dito cujo ou quem ainda tem o velho comando do automatismo

Agora até se abre portoes por Voz mas paga chamada telefonica e com o meu processo a chamada é a custo de zero

Abraços
    amigo tens de ler a regras do forum

http://www.dragteam.info/forum/prime...r-no-forum-46/

, e a cerca do topico e se o telemóvel receber uma mensagem da operadora, o portão vai abrir-se...

Membro Iniciado
    Data de Ingresso
    Apr 2009
    Liked
    3 times

Padrão

Ao Petroff,
    obrigado pelo aviso do consumo do motor, é verdade que 8cv dão um belo "coice", mas esse efeito indesejado tá garantido pelo contactor onde liguei o novo sistema, onde ainda estava ligado um "relógio" que entretanto avariou, que permitia ligar e desligar o motor à hora que programasse, que ainda tem pelo caminho um botão de switch que permite optar pelo sistema original ou o novo.

Ao Fathy,
    Cabe-me também a mim agradecer-lhe pelo aviso da mensagem da operadora, visto que também pode afectar o meu sistema, ligar o motor sem que dê conta, e causar estrago!
    Esse facto também foi pensado antes de instalar o sistema, basta configurar o telemóvel para que quando recebe uma mensagem não fazer nada, assim não emite nenhum sinal para o motor de "vibracall" e consequentemente não liga nem desliga o motor.
    Agora falta-me arranjar forma de restringir a recepção de chamadas apenas aos números que constam da lista telefónica, números esses que só eles vão conseguir accionar o sistema.

Por fim deixo uma palavra áqueles que esperimentem o sistema do Petroff modificado ou não para podermos trocar ideias, porque como ja foi dito, dá para aplicar em muitas situações.

Cumprimentos a todos!

Membro Iniciado
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Liked
    0 times

Padrão

boa noite,
    gostava de saber onde posso comprar o rele de 3v.
    obrigado.
    Última edição por miguelpaulo; 21-10-2009 às 22:47.

Membro Silver
    Data de Ingresso
    Sep 2007
    Liked
    127 times

Padrão

Em qualquer casa de material eléctrico mais ligado ao ramo industrial, ou
    entao en casas de material de electrónica, a OMROM tem isso.
    Cumprimentos

Membro Regular
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Liked
    2 times

Padrão

Citação Postado originalmente por nandomtj Ver Post
    ....
    Agora falta-me arranjar forma de restringir a recepção de chamadas apenas aos números que constam da lista telefónica, números esses que só eles vão conseguir accionar o sistema.
    .....
    ois
    isso é que era... ficava perfeito!!! pois caso contário podem haver sempre chamadas indesejadas, com publicidade do proprio operador, ate por engano...etc...

abraço

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

LinkBacks (?)

1. *Clix
    Refback This thread
    04-07-2009, 09:35

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Automatismo de Portão deixou de responder aos comandos!
    Por Prural no fórum Electrónica -- Geral
    Respostas: 11
    Último Post: 10-02-2014, 13:27
  2. Como abrir a porta?
    Por micro no fórum Modem/routers
    Respostas: 8
    Último Post: 20-07-2009, 18:34
  3. como abrir
    Por tuga11 no fórum Modem/routers
    Respostas: 2
    Último Post: 21-04-2009, 16:06
  4. automatismo de ventilaçao