Postado originalmente por
DragUnder
Ao contrário do Ubuntu e outras distribuições de linux, o Debian não disponibiliza o Firefox por defeito nos seus repositórios de software, mas sim o irmão gémeo (perfeito) do Firefox, que se chama
Iceweasel.
E porquê? Aqui fica a explicação retirada da Wikipédia:
Iceweasel é um browser para a Internet de código aberto exclusivamente destinado às distribuições Linux baseadas no Debian.
É idêntico ao Mozilla Firefox, que
não pode ser distribuido juntamente com o Debian por ter a marca e o ícone patenteados pela Fundação Mozilla, uma vez que o conteúdo distribuído com o Debian deve ser totalmente livre. O nome foi proposto por oposição ao significado da palavra Firefox (literalmente, "raposa de fogo", um dos nomes do panda vermelho). "Iceweasel" significa literalmente "doninha de gelo".
Ora bem, eu ando a utilizar o Iceweasel e deparei-me com um pequeno problema para qual deixo ficar aqui a solução, caso alguém venha a necessitar de resolver o problema.
À poucas semanas a Google disponibilizou finalmente a versão off-line do Google Docs, ou seja, é possível ver e editar documentos mesmo que não estejamos ligados à net, sendo que logo que seja estabelecida ligação é efectuada a sincronização entre o nosso computador e o servidor da Google, tal como acontece com o Gmail Off-Line que permite trabalhar com o Gmail off-line e depois quando existe a ligação é efectuado o envio dos email escritos off-line e a sincronização de todas as pastas da nossa conta de correio electrónico da Google.
Ora acontece que para trabalhar com o Google Docs em modo Off-Line é necessário instalar um plugin que se chama Gears, só que quando acedia à página do Google Gears (cujo link é _http://gears.google.com/) com o Iceweasel ela dizia-me que não podia instalar o Gears porque o meu Browser não era compatível, apesar do Google Gears ser compatível com o Firefox em Linux.
Como é que eu ultrapassei o problema???
Fácil: mudei o User Agent do Iceweasel para Firefox.
Como é que mudei?
Fácil:
1. na barra de endereços do Iceweasel digitei
about:config
2. procurei pela linha
general.useragent.extra.firefox
3, Alterei o Value de "
Iceweasel/3.0.6" para "
Firefox/3.0.6"
E pronto, voltei à aceder à página do
Google Gears e agora sim o meu Iceweasel já era um browser "compatível" com o Gears.
Instalei o Gears e agora já posso trabalhar no Google Docs em modo Off-Line.
Espero que esta dica vos possa vir a ser útil.