Resultados 1 a 7 de 7

Tópico: IceWeasel - O Browser do Debian

Sat Expert Avatar de DragUnder
    Data de Ingresso
    Sep 2007
    Liked
    1407 times

Padrão IceWeasel - O Browser do Debian

Ao contrário do Ubuntu e outras distribuições de linux, o Debian não disponibiliza o Firefox por defeito nos seus repositórios de software, mas sim o irmão gémeo (perfeito) do Firefox, que se chama Iceweasel.

E porquê? Aqui fica a explicação retirada da Wikipédia:

Iceweasel é um browser para a Internet de código aberto exclusivamente destinado às distribuições Linux baseadas no Debian. É idêntico ao Mozilla Firefox, que não pode ser distribuido juntamente com o Debian por ter a marca e o ícone patenteados pela Fundação Mozilla, uma vez que o conteúdo distribuído com o Debian deve ser totalmente livre. O nome foi proposto por oposição ao significado da palavra Firefox (literalmente, "raposa de fogo", um dos nomes do panda vermelho). "Iceweasel" significa literalmente "doninha de gelo".

Ora bem, eu ando a utilizar o Iceweasel e deparei-me com um pequeno problema para qual deixo ficar aqui a solução, caso alguém venha a necessitar de resolver o problema.

À poucas semanas a Google disponibilizou finalmente a versão off-line do Google Docs, ou seja, é possível ver e editar documentos mesmo que não estejamos ligados à net, sendo que logo que seja estabelecida ligação é efectuada a sincronização entre o nosso computador e o servidor da Google, tal como acontece com o Gmail Off-Line que permite trabalhar com o Gmail off-line e depois quando existe a ligação é efectuado o envio dos email escritos off-line e a sincronização de todas as pastas da nossa conta de correio electrónico da Google.

Ora acontece que para trabalhar com o Google Docs em modo Off-Line é necessário instalar um plugin que se chama Gears, só que quando acedia à página do Google Gears (cujo link é _http://gears.google.com/) com o Iceweasel ela dizia-me que não podia instalar o Gears porque o meu Browser não era compatível, apesar do Google Gears ser compatível com o Firefox em Linux.

Como é que eu ultrapassei o problema???

Fácil: mudei o User Agent do Iceweasel para Firefox.

Como é que mudei?

Fácil:
    1. na barra de endereços do Iceweasel digitei about:config
    2. procurei pela linha general.useragent.extra.firefox
    3, Alterei o Value de "Iceweasel/3.0.6" para "Firefox/3.0.6"

E pronto, voltei à aceder à página do Google Gears e agora sim o meu Iceweasel já era um browser "compatível" com o Gears.

Instalei o Gears e agora já posso trabalhar no Google Docs em modo Off-Line.

Espero que esta dica vos possa vir a ser útil.
    linux freedom
    se queres ser inteligente, usa linux
    linux freedom

Membro Regular
    Data de Ingresso
    Feb 2009
    Liked
    1 times

Padrão

O iceweasel é um rebrand do firefox, porque os sr.s do projecto debian, gostam de ter os pacotes todos na linha, nada de confusoes que nao sejam completamente livres... problemas de patentes com o nome e os icons do firefox foi o que lhes levou a remove-los, de resto e tudo igual, agora no teu caso, ocorre os problemas com os scripts que usam o nome dos browsers, para ultrapassar isso podes tmb optar por usar o oficial da mozilla, que existem inumeros tutos na net... se n me engano se adicionares o repo debian multimedia, la tem um metapacote para de fazer o rebrand completo ao iceweasel para ficar em firefox....

Moderador de Secção Avatar de Phenom
    Data de Ingresso
    Sep 2007
    Liked
    1506 times

Padrão

iceweasel é igualzinho ao firefox, plugins e tudo o resto é igual

Membro Regular
    Data de Ingresso
    Feb 2009
    Liked
    1 times

Padrão

Citação Postado originalmente por fathy Ver Post
    iceweasel é igualzinho ao firefox, plugins e tudo o resto é igual
    exacto, so a licença, o artwork e o nome e k foram modificados

Sat Expert Avatar de DragUnder
    Data de Ingresso
    Sep 2007
    Liked
    1407 times

Padrão

Citação Postado originalmente por ninja_pt Ver Post
    O iceweasel é um rebrand do firefox, porque os sr.s do projecto debian, gostam de ter os pacotes todos na linha, nada de confusoes que nao sejam completamente livres... problemas de patentes com o nome e os icons do firefox foi o que lhes levou a remove-los, de resto e tudo igual, agora no teu caso, ocorre os problemas com os scripts que usam o nome dos browsers, para ultrapassar isso podes tmb optar por usar o oficial da mozilla, que existem inumeros tutos na net... se n me engano se adicionares o repo debian multimedia, la tem um metapacote para de fazer o rebrand completo ao iceweasel para ficar em firefox....

Não me interessa estar a usar o look do Firefox, pois o que me interessa é mesmo o Browser em si, e já que ele é igual não vejo motivos para dar "força" à questão de patentes em software que me fizeram desistir do Windows.
    linux freedom
    se queres ser inteligente, usa linux
    linux freedom

Membro Regular
    Data de Ingresso
    Feb 2009
    Liked
    1 times

Padrão

Citação Postado originalmente por DragUnder Ver Post
    Não me interessa estar a usar o look do Firefox, pois o que me interessa é mesmo o Browser em si, e já que ele é igual não vejo motivos para dar "força" à questão de patentes em software que me fizeram desistir do Windows.
    nao so o look, tava me mesmo a referir ao problema que tiveste, e outros.... e a os problemas das patentes de software para mim e 90% dos users de linux certamente e desnecessario. Visto que usamos todos codecs, drivers e outros programas proprietarios...

Membro Iniciado
    Data de Ingresso
    May 2011
    Liked
    0 times

Thumbs up Como instalo o iceweasel??

Como faco para instalar o iceweasel no Linux Debian? Nao estou conseguindo instalar. Ja entrei na pagina do Iceweasel, mas quando entro no link para a instalacao aparece um monte de simbolos e nao completa a instalacao. O que deve fazer para completar a instalacao do iceweasel??

Citação Postado originalmente por DragUnder Ver Post
    Ao contrário do Ubuntu e outras distribuições de linux, o Debian não disponibiliza o Firefox por defeito nos seus repositórios de software, mas sim o irmão gémeo (perfeito) do Firefox, que se chama Iceweasel.

E porquê? Aqui fica a explicação retirada da Wikipédia:

Iceweasel é um browser para a Internet de código aberto exclusivamente destinado às distribuições Linux baseadas no Debian. É idêntico ao Mozilla Firefox, que não pode ser distribuido juntamente com o Debian por ter a marca e o ícone patenteados pela Fundação Mozilla, uma vez que o conteúdo distribuído com o Debian deve ser totalmente livre. O nome foi proposto por oposição ao significado da palavra Firefox (literalmente, "raposa de fogo", um dos nomes do panda vermelho). "Iceweasel" significa literalmente "doninha de gelo".

Ora bem, eu ando a utilizar o Iceweasel e deparei-me com um pequeno problema para qual deixo ficar aqui a solução, caso alguém venha a necessitar de resolver o problema.

À poucas semanas a Google disponibilizou finalmente a versão off-line do Google Docs, ou seja, é possível ver e editar documentos mesmo que não estejamos ligados à net, sendo que logo que seja estabelecida ligação é efectuada a sincronização entre o nosso computador e o servidor da Google, tal como acontece com o Gmail Off-Line que permite trabalhar com o Gmail off-line e depois quando existe a ligação é efectuado o envio dos email escritos off-line e a sincronização de todas as pastas da nossa conta de correio electrónico da Google.

Ora acontece que para trabalhar com o Google Docs em modo Off-Line é necessário instalar um plugin que se chama Gears, só que quando acedia à página do Google Gears (cujo link é _http://gears.google.com/) com o Iceweasel ela dizia-me que não podia instalar o Gears porque o meu Browser não era compatível, apesar do Google Gears ser compatível com o Firefox em Linux.

Como é que eu ultrapassei o problema???

Fácil: mudei o User Agent do Iceweasel para Firefox.

Como é que mudei?

Fácil:
    1. na barra de endereços do Iceweasel digitei about:config
    2. procurei pela linha general.useragent.extra.firefox
    3, Alterei o Value de "Iceweasel/3.0.6" para "Firefox/3.0.6"

E pronto, voltei à aceder à página do Google Gears e agora sim o meu Iceweasel já era um browser "compatível" com o Gears.

Instalei o Gears e agora já posso trabalhar no Google Docs em modo Off-Line.

Espero que esta dica vos possa vir a ser útil.

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Debian 6 Squeeze
    Por mogui no fórum Software/Distribuições[Open Source]
    Respostas: 0
    Último Post: 17-02-2011, 00:03
  2. Debian GNU/Linux 5.0
    Por DragCard no fórum Software/Distribuições[Open Source]
    Respostas: 12
    Último Post: 27-02-2009, 17:01

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem