Como arranjar as unhas?

- Use sempre a lixa. O uso de tesouras pode fazer com que elas se lasquem.

- Prefira as lixas mais simples, de papelão, às metálicas, que também racham e estragam as pontas.

- Lixe-as sempre da borda de dentro para a de fora.




- Use óleo de amêndoas, é excelente para hidratar, amaciar e proteger as cutículas e a pele em volta das unhas.

- Não corte as cutículas, elas protegem as unhas de infecções e micoses. O correto é aplicar um hidratante nas unhas, deixá-las de molho e depois empurrar as cutículas com uma espátula.

- As unhas não devem ser muito compridas porque, para além de não ser pouco prático, não é elegante. O ideal é que saiam um pouco das pontas dos dedos.

- As unhas em bico não são bonitas. O melhor é limá-las de forma recta ou arredondada.

Como pintá-las?





- Assegure-se sempre que as camadas de verniz já estejam secas antes de passar as seguintes. Se você não fizer isso, elas podem ficar manchadas e feias.

- O jeito certo de passar verniz é começar pelo centro, e depois partir para as laterais da unha.

- Para aumentar a durabilidade do verniz passe uma base incolor antes de o aplicar. É preferível passar duas camadas finas do que uma grossa.

- Se optarmos por ter as unhas pintadas, devemos ser muito cuidadosas e tê-las sempre perfeitas: poucas coisas dão tanta impressão de descuido como unhas com o verniz a saltar e mal pintadas.

- É imprescindível que usemos primeiro uma base e, depois, duas camadas finas de verniz de cor, deixando-o secar bem.





- Se sairmos um pouco da borda da unha, devemos retirar esse excesso com um pauzinho com algodão impregnado de líquido removedor de verniz. Mas se “sair tudo mal” é melhor tirar tudo com esse líquido específico e voltar a pintar a unha. Se teimarmos em corrigir o erro com uma camada ainda mais grossa de verniz, é um segundo fracasso pois não passa de um remendo que vai demorar a secar e ficará imperfeito.

- Nunca use acetona, pois ela resseca as unhas, dê preferência aos remove dores de verniz oleosos.




- Se usar acetona, opte por uma com propriedades hidratantes e nunca se esqueça de aplicar creme nas unhas e nas cutículas depois de retirar o verniz.

- Se não deseja as unhas pintadas de escuro pode optar pela conhecida “Manicura francesa”, embora tenha que ser boa para a poder fazer em casa. Consiste em pintar uma meia lua com verniz branco ou muito claro junto à borda superior da unha e pintar o resto e por cima com brilho transparente ou um tom rosado. Fica muito bem em unhas que não estejam muito compridas.






- Se quiser que o verniz permaneça inalterável por mais tempo, passe as unhas por água fria uma vez que estejam bem secas.

- Ao pintares as unhas, faça sempre duas aplicações, e não apenas a uma. É uma tarefa morosa, já que o verniz leva algum tempo até que seque por completo, mas para apressar este processo, nada como recorrer a um copo de água fria, com uma pedra de gelo lá dentro. Uma vez colocados lá os dedos, o verniz secará de forma muito mais rápida

- Um truque eficiente, que ajuda a manter o verniz por mais tempo, passa pela aplicação de um verniz capa, que também tem a grande vantagem de ajudar a secar.