+ Responder ao Tópico
Página 1 de 4 1 2 3 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 38

Tópico: Technirotor com Technisat de 45 cm

Beta Tester

Data de Ingresso
    Sep 2007
    Obrigado
    241
    Agradecido 92 em 69 Posts

Padrão Technirotor com Technisat de 45 cm

Amigos, estou a montar este motor com esta antena e fiquei com algumas dúvidas.

Como certamente haverá por aí alguém que já tem este sistema montado e deve ter tido os mesmos problemas, pedia a sua ajuda.

Como o manual (?) do motor está em Alemão, coisa que para mim é parecido com Chinês, socorri-me de manuais de outros motores, nomeadamente no que toca à tabela de elevação do braço do motor (não sei se fiz bem, ou não).

As minhas questões são as seguintes:

-- Essas tabelas de elevação são universais, aplicam-se também a este motor? No meu caso, assumi uma elevação de 51.5 para a minha latitude (38.7).

-- O braço do motor tem 2 orifícios laterais onde entram os parafusos que fixam o braço ao suporte da antena. No entanto, mesmo com os parafusos bem apertados, como os orifícios laterais do braço são ligeiramente mais largos que os parafusos, fica ali uma pequena folga que provoca que o prato oscile ligeiramente.

Quem já montou tem também essa folga, ou como é que a eliminou?

Obrigado desde já pela ajuda.

Cumpts.

Sat Expert Avatar de kablamis

Data de Ingresso
    Jan 2008
    Obrigado
    394
    Agradecido 393 em 233 Posts

Padrão

Boas! Eu tenho uma technisat de 45 cm tb com motor..Mas em vez de comprar o technirotor, comprei um moteck 2100 A, pelo simples facto que o technirotor não dar para mais prato nenhum e o moteck aguenta pratos ate 140cm sendo eles de aluminio e 120cm de chapa...Neste motec, a elevação que dás na escala do motor é exactamente a mesma que a tua latitude...a minha latitude por ser igual à tua, coloquei no meu moteck 39....Posto a latitude no motor, é apertar o motor ao prato, tendo o motor ke ficar ao centro do veio do motor...O lnb igual...Os zero graus bem ao centro do suporte....Agora e pk estas antenas são mais dificeis de regular ke todas as outras, metes o receptor a dar sinal no nilesat, na frequencia do canal fox movies...Com o auxilio de um satfinder, procuras este sat, sendo que a a altitude do prato é que joga assim tb como esquerda direita é todo o conjunto prato+motor...Assim que achares este canal no nilesat, tens o motor nos 0 graus( aproximadamente, pois esta a falhar um grau, pois o sul real é aos 8 gruas e o nilesat esta nos 7)....Assim ke tiveres apanhado o nilesat, no canal ke te disse, ajustas o motor ao mastro....Depois mandas rodar o motor ao hispasat e se necessário das alguns milimetros de afinação...Quando vires que o hispasat esta bom, volta ao nilesat ja anteriormente memorizado...Se estiver bom, esta ok para continuar se não estiver com, afina milimetricamente....Quando estiver ok, roda o motor manualmente atravez do comando desta vez para astra 19...Corrige alguns milimetros se necessário...Quando estiver volta ao nilesat, se ok, vai ao hispasat, se ok testa as frequencias mais forates do astra 28.2E...Assim que tiveres este conjunto de satelites devidamente alinhados posso garantir-te que todos estão em condições....28.2E;19E;7E;30E...

Se precisares de mais alguma coisa, apita...

Abraços

kablamis
    Os conceitos e princípios fundamentais da ciência são invenções livres do espírito humano...

Albert Einstein

3. The Following User Says Thank You to kablamis For This Useful Post:

mmatos (01-10-2009)

Beta Tester

Data de Ingresso
    Sep 2007
    Obrigado
    241

Padrão

Boas kablamis.

Essas regras que apontas são as correctas, eu conheço-as e já as segui até porque já montei outro motor anteriormente (um Dimo120+) e a coisa ficou a funcionar bem.

Com este Technirotor eu já apanho Hispa, Hotbird e Astra19, só que quando mexo para melhorar o sinal no Hispa piora no Astra19, e vice-versa.

Como o conjunto parece estar perfeitamente na vertical (medi com nível), pensei que pudesse estar a cometer qualquer erro no jogo de elevações do motor e da antena, por isso é que coloquei a questão na esperança de que alguém que já tenha montado este motor pudesse dar uma dica.

E depois há também a outra questão da folga no braço do motor.

Abraço.

PS: Estranho teres posto 39 na elevação do motor e funcionar bem ... estive agora a ver o manual do moteck 2100A que encontrei num forum, e pela tabela que lá está devia ser 51
    Última edição por mmatos; 01-10-2009 às 12:20.

Data de Ingresso
    Jan 2008
    Obrigado
    394

Padrão

Boas! Eu ja montei um desses, mas ja nao me lembro dessa coisa da latitude, se fica igual aos motores normais ou tens de fazer algum calculo...Em relação ao aperto e folga dos parafusos, é assim, isso nao é problema, pois ao apertares os parafusos convenientemente esse problema de folga deixa de existir pois akilo fica tão bem apertado ke não mexe para lado nenhum....Não sei ke kuantidade de sinal estas a espera de apanhar....Mas com este prato astra/hotbird a rondar 80% sinal e hispasat fica nos 90 a 93%...Sinal mais ke suficiente...

E melhor ke isso num prato tão pekeno, eskeçe...O ke te garanto é ke msm no astra com 80% sinal apanhas todas as frequencias e não falham nem no inverno...

Abraços

kablamis
    Os conceitos e princípios fundamentais da ciência são invenções livres do espírito humano...

Albert Einstein

Beta Tester

Data de Ingresso
    Sep 2007
    Obrigado
    241

Padrão

Pois ... mas o problema é que para ficar com 90% no hispa, fico apenas com 50% no Astra19 ... para ficar com 80% no Astra19, fico apenas com 60% no Hispa (isto tudo +-, claro).

Sobre a folga, mesmo com os parafusos apertados ao máximo ela continua (os parafusos não enrroscam nos orifícios do braço do motor.

Vou continuar com experiências e tentativas ... hei-de chegar lá.

Se, entretanto, alguém que tenha exactamente este sistema e tenha tido os mesmos problemas der alguma dica ... melhor.

Abraço.
    Última edição por mmatos; 01-10-2009 às 12:40.

Data de Ingresso
    Jan 2008
    Obrigado
    394

Padrão

Boas! Não necessitas de alguem com um motor desses....basta apenas perceber com é calculada a latitude do motor...nada mais...Faz assim, digitaliza o manual em alemão completo ke assim ja te posso ajudar...tenho um vizinho alemão, ke por acaso agora esta cá de férias...

Abraços

kablamis

Albert Einstein

Data de Ingresso
    Jan 2008
    Obrigado
    394

Padrão

Boas! Kuanto a latitude coloca no motor a seta nos 39 e aperta, ke esse motor é como os outros....ja fui a casa do gajo onde montei o motor confirmar...Em relação aos parafusos tira lá uma foto pois cá me dá a sensação ke estas a coloca-los mal...Resumindo apertar o motor alinhado para 39 e acertar ao nilesat...Depois manualmente ao hispasat, depois deste, astra19 e por aí fora...

Abraços

kablamis

Albert Einstein

Beta Tester

Data de Ingresso
    Sep 2007
    Obrigado
    241

Padrão

Desculpa lá discordar, mas se este motor é igual aos outros em termos de elevação, para uma latitude de 39 tem de ser uma elevação de 51 ... basta consultares as tabelas de vários manuais de motores ... eu já confirmei isso nos manuais do Dimo120+, do Moteck 2100A, de um da Televés, e de outros que já nem me lembro o nome ... agora se também dá com 39 poderá ser, mas não deve ser a melhor afinação possível.

Mas não há nada como experimentar ...

Sobre os parafusos, vou ver se consigo umas fotos.

Abraço.

Data de Ingresso
    Jan 2008
    Obrigado
    394

Padrão

Citação Postado originalmente por mmatos Ver Post
    Desculpa lá discordar, mas se este motor é igual aos outros em termos de elevação, para uma latitude de 39 tem de ser uma elevação de 51 ... basta consultares as tabelas de vários manuais de motores ... eu já confirmei isso nos manuais do Dimo120+, do Moteck 2100A, de um da Televés, e de outros que já nem me lembro o nome ... agora se também dá com 39 poderá ser, mas não deve ser a melhor afinação possível.

Mas não há nada como experimentar ...

Sobre os parafusos, vou ver se consigo umas fotos.

Abraço.

Boas! Grande amigo, pf não me desminta...Se eu digo ke os moteck e os technirotor se afinam apenas pelo valor da latitude, é simplesmente pk pode acreditar...Deixe lá os manuais ke ainda o confunde mais...não invente...Siga akilo ke kem monta lhe diz ou pegue em alguns euros e mande um tecnico ir a sua casa... Custuma-se dizer, eskese mt a kem não sabe....Se não é profissional nem seker sabe montar um motor, ainda estou em perceber pk é ke coloca em causa a palavra de um instalador....Não seja assim, pois fico ofendido...Estou aki numa de ajudar...E ainda por cima começo a ser ...Faça lá o ke lhe disse...Na grande maioria dos motores diseq é assim, coloca na escala do motor a sua latitude, nada mais...não invente...Meta o motor nos 39, e aponte ao fox movies do nilesat..DEpois de o apanhar siga o resto...E já agora em vez de teimar com kem sabe tente estudar mais um bocado..Os motores por norma têm 2 marcas, uma de cada lado, e ha-de reparar ke uma diz elevação e outra latitude, obvio será ke se colocar a latitude em 39 , a elevação do outro lado ficará nos 51....Portanto ou segue akilo ke os profissionais lhe opiniam ou não conte mais comigo...

Abraços

kablamis
    Última edição por kablamis; 01-10-2009 às 15:55.

Albert Einstein

11. The Following User Says Thank You to kablamis For This Useful Post:

mmatos (01-10-2009)

Membro Silver

Data de Ingresso
    Jan 2008
    Obrigado
    32
    Agradecido 61 em 46 Posts

Padrão

Também já tive um sistema desses instalado e queria só relatar o seguinte da minha experiência:

Os parafusos ficam perfeitos e, para mim, esta é a grande vantagem deste motor, a antena fica sempre bem alinhada como o motor. Por isso como outro membro do fórum disse é só virar o sistema para Sul e o Nilesat ou o AB3 5w servem para isso porque estão virados a sul e são fáceis de captar. A inclinação do motor é fácil de calcular porque o manual pode ser obtido na net e mesmo que esteja em alemão é relativamente fácil de traduzir automaticamente. Eu não tenho a certeza se obtive o PDF em inglês ou em alemão e traduzi o que precisava.

É possível colocar uma antena maior mas não muito. Eu já tive uma de 70 cm (alumínio) com este motor e funcionava. Não é o aconselhado mas funciona e o motor aguenta.

Espero ter ajudado com a minha experiência.

13. The Following User Says Thank You to geoff For This Useful Post:

mmatos (01-10-2009)

+ Responder ao Tópico
Página 1 de 4 1 2 3 ... ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. TechniSat premiada.
    Por Numerico no fórum Notícias & Assuntos Gerais
    Respostas: 0
    Último Post: 11-11-2009, 09:42
  2. Meo com 33cm Technisat
    Por Twixxx no fórum Meu sistema\ Montagens de sistemas
    Respostas: 19
    Último Post: 13-08-2009, 18:55
  3. [VENDA] Prato Technisat 33 cm...
    Por kablamis no fórum Vendas
    Respostas: 0