Televisão. Estações generalistas olham para a TDT com muita cautela.![]()
Só no Verão foram vendidos um milhão de descodificadores de sinal.
A penetração da televisão digital terrestre (TDT) em Espanha já chega a 36,9% dos lares, avança a Sofres, refere o site da especialidade DigiTag.org.
De acordo com a mesma empresa de estudos de mercado, foram vendidos um milhão de receptores de sinal digital, também conhecidos por descodificadores (set-top box), desde o início do Verão. No mesmo período foram vendidos 100 mil televisores ainda com o sistema analógico. A Sofres estima que a plataforma de TDT totaliza um share de 17,1% de audiência. E que os serviços de TDT estão disponíveis para 89% da população desde Agosto, chegando a 90% até ao final do ano.
Para discutir este futuro cada vez mais próximo - o apagão, ou seja, a passagem definitiva da televisão em sistema analógico para o digital, ocorrerá dia 3 de Abril de 2010 (Portugal está marcado para 2012) -, vários representantes das televisões generalistas (pública e privadas) reuniram-se, ontem, na Universidade Internacional Menéndez Pelayo , em Santander. E o balanço foi de muita cautela. Além de que o share diário será um desafio para todos, refere o El Mundo.
"Todos somamos 100%", explica Miguel Ángel Contreras, administrador delegado de La Sexta, acrescentando: "Toda a décima que ganharmos é tirada a alguém. É esta a forma de seguir em frente." E como? Através dos conteúdos. As duas últimas cadeias a chegar ao mercado espanhol, La Sexta e Cuatro, confirmaram o que já se sabe: o desporto é o conteúdo que gera mais audiências, enquanto a ficção estrangeira se revelou uma surpresa. Já a TVE defendeu que a sua aposta é a informação.
Não menos importante, o alerta veio da Antena 3: a necessidade do operador público, que vive da publicidade concorrendo com os privados, definir um modelo a seguir. E o pessimismo veio da Telecinco ao defender que "uma televisão com 40 canais que vivam da publicidade é algo apocalíptico". - P.B.

LinkBack URL
About LinkBacks

Eu só sei que nada sei – (Sócrates).

Responder/Citação