Resultados 1 a 2 de 2
Like Tree8Likes
  • 8 Post By MagalhaesFT

Tópico: Qual o melhor canal wireless para o meu router?

Administrador Técnico Avatar de MagalhaesFT
    Data de Ingresso
    Sep 2007
    Liked
    14874 times

Padrão Qual o melhor canal wireless para o meu router?

É uma pergunta que as vezes nos fazemos quando nos deparamos com esse tipo de possibilidade nas configurações de um router.
    A melhor resposta a isso só você o vai poder responder porque, tudo depende da poluição wireless que exista na zona onde esta o router.

Existe equipamento profissional e até dispositivos profissionais para fazer estas medições mas hoje vamos falar de algo para utilizadores domésticos.

Muitos dos routers tem uma opção nas configurações onde pode visualizar as redes wireless ao alcance do mesmo normalmente, encontramos esse tipo de informações num menu tipo o config do WDS Repeater, mas o importante aqui é saber quantas redes Wireless existem e qual delas tem melhor sinal e as distancias entre a frequência do sinal (Canal).

Exemplo 2.4GHz 802.11g:
    Canal
    Nome Rede SSID
    Protecção
    Potência do Sinal
    2
    Luiz-Meo
    Nenhuma
    -42 dBm
    4
    Zon-655
    WEP
    -48 dBm
    6
    Cafeduarte
    WPA2
    -65 dBm
    7
    xpto
    WPA2
    -87 dBm

Interpretando a tabela:
    Como podemos ver o router encontrou 4 redes wireless no alcance do mesmo nos canais 2/4/6/7 isto significa que estes canais já estão a ser usados na sua zona e que são os canais menos apropriados para usar mesmos os canais que ficam nos intervalos tipo o 1,3,5,ou até o 8 porque fica muito próximo do canal 7, então aqui teríamos então a melhor solução instalar a rede nos canais 9/10/11/12/13/14 mas o melhor seria no canal 9 ou 13, porque são canais que não se sobrepõem* mais abaixo explico isso.
    E perguntam vocês e então se na minha zona todos os canais tiverem ocupados porque existe muitos routers, então ai vamos verificar quais os canais com menos potência podem ver no exemplo da tabela de cima o canal 7 tem a potencia inferior de todos -97(dBm) e então usamos o canal que tiver menos potência ou até num canal disponível do intervalo do mesmo já que todos estão ocupados.

Como reconhecer se o sinal é bom?:
    -30dBm -Bom
    -60 dBm -Médio
    -90 dBm -Fraco

Mas com isto tudo não nos podemos esquecer os canais também não devem ficar em frequências que se possam sobrepor a outras já existentes a melhor forma de fazer isso é vendo a imagem a abaixo:
    Qual o melhor canal wireless para o meu router?-425px-nonoverlappingchannels2.4ghzwlan-en.svg.png

Como podemos ver os canais melhores em 2.4GHz que devemos usar são aqueles que não ficam sobrepostos por outros se existirem perto:
    Canais aconselháveis e que não ficam sobrepostos em 2.4GHz:
    2.4GHz - 802.11n (Canal 3 e 11) Largura de canal 40MHz
    2.4GHz -802.11g/n (Canal 1/5/9 e 13) Largura de canal 20MHz
    2.4GHz -802.11b (Canal 1/6/11/14) Largura de canal 22MHz

No caso de usarem banda dos 5GHz - 802.11a tem 12 canais que não se sobrepõem 8 para usar dentro de casa, e 4 para ponto a ponto para exterior que posso falar noutro artigo mais tarde!

O exemplo que referi foi usar o router, mas podemos usar o nosso PC ou até o nosso SmartPhone para verificar a poluição Wireless na nossa zona e assim escolher o melhor canal.

SmartPhone: Android
    Como tenho Android vou falar então de uma APP gratuita para Android que faz isso muito bem.
    O Wifi Analyser alêm de ser gratuito esta muito completo pois tem várias ferramentas, uma delas permite até que um calculo usado pelo mesmo lhe aconselhe qual o melhor canal a ser usado.
    Mas o mais interessante é que pode ver em tempo real a potência do canal e os canais usados na sua area de alcance tanto em 2.4 como nos 5GHz.

SmartPhone: Windows Mobile / PocketPC

PC: XP, Vista, and 7 (32 and 64 bit)
    Um software gratuito e opensource que adoro para PC quando quero instalar uma rede Wireless é o , e faz tudo que um software pago faz.

Apple: Mac OS

Artigo escrito por: MagalhaesFT / via: DragTeam
    Fonte imagem sobreposição canais: Wikipedia
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Qual o melhor canal wireless para o meu router?-2vt32gm.jpg  
    smvsc, nortsat, RoofRats and 5 others like this.

Moderador Temático Avatar de grik
    Data de Ingresso
    Sep 2007
    Liked
    2195 times

Padrão

O melhor canal é o menos usado, façam o scan vejam os canais que aparecem predominantemente e escolham outro. Na Europa eu aconselho sempre o canal 11, normalmente é o que vem menos "de fábrica" sem se sobrepor.

Cumpts
    Última edição por grik; 09-04-2012 às 16:10.
    Não se esqueçam que isto é um hobby!
    Se querem ver TV façam uma assinatura num dos distribuidores desse serviço.

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 11
    Último Post: 10-10-2013, 10:55
  2. Qual o Melhor Router ?
    Por Cockpit no fórum Modem/routers
    Respostas: 17
    Último Post: 27-10-2010, 12:05
  3. Qual o melhor canal para testar o hispasat
    Por Cout0 no fórum Meu sistema\ Montagens de sistemas
    Respostas: 7
    Último Post: 04-10-2008, 15:02
  4. Qual o melhor router