1 Antena 4 LNB's

Discussão em 'Meu sistema\ Montagens de sistemas' iniciado por Cardoso, Setembro 18, 2007.

Tags:
  1. Cardoso

Cardoso Membro Digital

Aqui fica o meu sistema com um tacho de 1.25m.
    Astra 19º - Astra 28º Eurobird 1 - Hotbird 13º - Eurobird 9
    Posso garantir que mesmo no Eurobird 1 consigo ver quase todos os TP's com sinal sastifatório.
    Quanto ao sistema as imagens dizem tudo.É só aprocimar o ponteiro dos LNB's e aparece uma legenda com o respectivo satélite.
    Só é pena a TVtel já não ter nada em sinal aberto, mas pode ser que qualquer dia os nossos mestres cheguem á Conax.

_http://www.sendspace.com/file/fj7o2m

Cumps.
    Cardoso

Editado por um moderador: Setembro 19, 2007
  2. Anistruk

Anistruk Membro Li-ion

sem duvida bastante interessante! pena eu nao ter espaço para montar um tacho desses!

abraço

3. jorgevilela

jorgevilela Membro Digital

Vou tentar na minha, tenho que conprar e um disec para 5 entradas.

4. Cyborg

Cyborg Old School

boas não há comutador de 5 entradas, o que podes é comprar um comutador de 4x1 mais um de 2x1 e um comutador 22k 2x1 que assim já dá para teres 5 lnb's no mesmo deco, depois só 8x1 e ai esse comutador já fica mais carote...

touromelga...

5. Anistruk

Anistruk Membro Li-ion

nao percebi bem... entao nao basta 1 diseq 4x1 e outro 2x1 pra ligar 5 lnb's?
    tens aí "e um comutador 22k 2x1", o que é isso? ou foi erro?

abraço

6. Cyborg

Cyborg Old School

não foi erro, os decos apenas teen para comutar no disqsec 4x1 ou seja consegues ligar até 4 lnb's ao mesmo deco, atribuindo a cada lnb na configuração de A a D para que ao mudares de saltelite este mude de lnb para veres os canais do satelite respectivo, mas ao inserires mais 1 ou dois lnb's tens de meter mais um disqsec 2x1 logo como não podes atribuir a mesma configuração que está no outro disqsec ou seja no segundo é A e B como no outro disqsec já tens A e B ocupados, tens de meter mais um componente que vai comutar entre os disqsec's é o que vai alternar entre o disqsec 4x1 e o 2x1 e para isso tens nas configuração uma opção 22k, que inserida vai fazer com que a peça comute entre os dois, para teres mais que 4 lnb's no deco...

vê o esquema da imagem...

touromelga...

Arquivos Anexados:

joca, Anistruk e maca1965 gostam disto.
  7. pacmartin

pacmartin Membro Digital

Obrigado Touromelga pelas dicas exposta neste post. Muito bom mesmo!
    Este assunto inclusive podia ser exposto na Dragmagazine pois é concerteza de grande interesse para todos nós!!:icon_good:

pacmartin

8. Cyborg

Cyborg Old School

boas, pois é aquelas coisas que muitos não sabem, aqui é apenas um swich que comuta entre dois disqsec's, no caso dos disqsec's 8x1 ou mais que são mais despendiosos é natural que já tranzem isto tudo incorporado, mas quem quiser ir apenas acrescentando material é bom que saiba que existe outros componentes e outras configurações nos receptores e para é que elas servem...

touromelga...

9. Anistruk

Anistruk Membro Li-ion

boa explicação! eu por acaso já tinha pensado como raio ele ia saber ke na porta x tinha 2 sat's e kual eu keria ver...
    so falta mesmo ver o anexo!

abraço

10. Cardoso

Cardoso Membro Digital

Amigos, o material que usei como se pode ver foi:
    Tubo cromado de 32 mm para proteção de cabos eléctricos.
    Braçadeiras fortes de polgada para fixar no tubo e segurar os LNB's.
    Barão roscado de 8 mm e porcas para afinar a altura dos LNB's.
    Alguns parafusos e porcas de 8 mm para apertar as braçadeiras ao tubo.
    Alguns parafusos e porcas de 5 mm para apertar os LNB's.
    Se não me estou a esquecer de mais nada "Alguma paciência"!

Quanto ao posicionamento dos LNB's, vê nas fotos e aproxima o ponteiro do rato junto dos LNB's. Assim ficas logo a saber para que Sat's estão orientados. Sabendo que o prato está orientado para Astra 19º.
    Cumps.
    Cardoso

11. dniestre

dniestre Membro Li-ion

Cardoso, podes fazer de novo o upload das imagens, sff? O link não funciona. Cumps!

12. tonyribeiro

tonyribeiro Membro Digital

boas cardoso será que é possivel postares aqui o link com as fotos do teu sitema para ver a ordem de colocação dos lnb´s ?
    obrigado
    um abraço

13. juca

juca Membro Digital

granda cardoso:s7::s7:

aki fica uma montagem esta feita por lol
    da direita para a eskerda.... 28º /19º/ 13º

portem bem

Arquivos Anexados:

sat_miramar gosta disto.
  14. drifting

drifting Membro Digital

Malta, desculpem o desenterranço da thread, mas quero fazer algo como o juca num prato de 80cm, é possível?
    Assim de repente não consigo identificar o tamanho do prato dele..

15. Cyborg

Cyborg Old School

boas, num prato de 80cm, esquece, o prato do juca, deve ter entre 1.20cm se não tiver mesmo 1.35cm... mais pequeno para fazer aquela montagem não dá...

minimo dos minimos 1m /1.10cm para fazer uma montagem semelhante...

80cm é demasiado curta para conseguires depois captar astra2 em pleno, visto que é o mais fraco dos 3 satelites nesta montagem...

portanto se pretendes executar algo do genero, pensa em fazer um upgrade a antena para uma maior, com essa não vais lá, ainda por cima a que analizar a zona do pais onde te encontras, visto que quanto mais para sul, maior tem de ser a antena para captar o astra2...

cyborg...

drifting gosta disto.
  16. drifting

drifting Membro Digital

ok, obrigado.
    Estou na zona de Coimbra. O prato ainda não foi comprado, mas tinha intenções de comprar um de 80cm. Assim vou para 1m.
    Eu vi a imagem (em anexo) em algures neste fórum, e nos 3 satélites refere 80cm.. Mas isso provavelmente será para usar o prato com LNB único, corrige se estiver errado.

EDIT:
    uma questão offtopic: diseqc 2.0 com skystar 2 está fora de questão né? 1.2 funcionará bem?
    e quanto a LNB's na antena, podem ser de marcas diferentes? (são todos universais de 0.3dB)

obrigado

Arquivos Anexados:

Última edição: Abril 29, 2009
  17. Cyborg

Cyborg Old School

boas, é assim na zona de Coimbra, defenitivamente, se pretendes investir, principalmente no prato, visto que a diferença de preços, não é muita, é adquirires um prato de 1.20cm, ai sim apanhas tudo, e mesmo com mau tempo o sinal fica estavel....

80cm pode-se usar apenas dedicado, mas ficas limitado a muitas frequencias, e a maioria dos bons canais estão nas freq. mais fracas logo com um prato pequeno é para esquecer...

disqseo disqsec ser 2.0 ou 1.0, skystar 2 é igual, a norma é que muda. disqsec 1.2 é para sistema motorizado, por isso, não fazer confusão...

quando aos lnb's não interessa serem diferentes, desde que possuam o mesmo factor de ruido neste caso o indicado 0.3db...

nota: , isto é assim, se tens receptor e placa e só um satelite e andas a alternar entre uma coisa e outra, olha agora com mais lnb's a coisa, não funciona assim, tens de meter lnb's com duas saidas e dois disqsec's 4x1 para ficar com os sistemas independentes, visto que uma coisa é ir brincando com um só lnb, um satelite, outra coisa é disqsec's pelo meio, isto por causa das comutações, por isso pensa lá bem no que pretendes montar...

cyborg...

18. Cyborg

Cyborg Old School

e já agora a tabela, que metes-te em anexo, tem uma desfazagem de cerca de 20cm a menos do tamanho real de recepção dos satelites...

portanto a tabela, é diametros minimos para receber a determinada freq., mas depois o restante, já não chega....

se deres ai uma voltas, para astra2 andamos todos, a usar antenas desde 1m até 1.40cm, dependendo da localização em portugal...

mas claro se é pretendido estabilidade de sinal em dias de mau tempo, quanto maior melhor...

snão num dia de chuva ficas ver navios...

cyborg...

drifting gosta disto.
  19. drifting

drifting Membro Digital

Muito obrigado novamente cyborg.
    O sistema que pretendo montar é apenas a skystar 2 com 4 LNB's, um prato com 1 LNB para o hispasat e outro prato com astra 1, astra 2 e hotbird, portanto os LNB's duplos não serão necessários para já (a skystar é o meu HTPC de todas as TV's cá da casa).

O diseqc, que até já comprei, é 2.0 e apenas coloquei essa dúvida porque, só depois de o ter comprado, é que reparei que na página das especificações da skystar 2 na technisat refere diseqc 1.0, por isso fiquei na dúvida.
    O diseqc que tenho é e reparei também agora que lá refere 1.0~2.0, portanto espero não ter problemas de compatibilidade.

Já agora, no DVBViewer (e noutros), para fazer o scan no diseqc escolhe-se isto?:
    "Pos A / Opt A" para LNB da entrada A
    "Pos A / Opt B" para LNB da entrada B
    "Pos B / Opt A" para LNB da entrada C
    "Pos B / Opt B" para LNB da entrada D

20. Cyborg

Cyborg Old School

boas, pronto, sendo assim, quanto o disqsec, sim serve perfeitamente, as configurações no dvbviewer, estão correctas...

quanto as antenas, pronto, usas uma 65cm se tiveres possibilidade uma de 80cm ficas melhor, e uma de 1.20cm na que pretendes meter os 3 satelites, e assim já ficas com um sistema estavel, mesmo com mau tempo...

cyborg...

drifting gosta disto.
Engisat