15 truques para Adormecer

Discussão em 'Terapias' iniciado por JeRp, Setembro 25, 2007.

  1. JeRp

    JeRp Old School

    Se já está cansada de contar carneirinhos, acorda ao meio da noite, não consegue voltar a dormir e de manhã está sempre sonolenta e cansada, fique atenta a essas dicas.

    Reserve pelo menos 7 horas para dormir.

    Deite-se somente quando estiver com sono. Se não conseguir dormir, levante-se e vá espairecer. Folheie uma revista, escolha um bom filme... Mas fora do quarto! Não adianta nada ficar a dar voltas na cama.

    Elimine as sonecas durante o dia. Se for inevitável, não ultrapasse os 45 minutos.

    O quarto é lugar de dormir. Não assista TV nem leve livros para a cama. Elimine os vestígios de luz. A melatonina (hormona que induz o sono), só é liberada na escuridão. Além disso, evite camisolas e roupas de cama em cores berrantes como vermelho e laranja. Prefira os tons de azul a violeta.

    Esconda o rádio despertador. Ficar a olhar para as horas pode atrapalhar o seu sono.

    Aposte num travesseiro recheado com ervas (melissa, camomila e erva-cidreira são óptimos calmantes). Invista num bom colchão.

    Tente manter horários constantes para dormir e principalmente para acordar, mesmo nos finais de semana.

    Evite refeições pesadas antes de dormir e procure não ingerir bebidas alcoólicas e fumar no mínimo 6 horas antes de ir para a cama. Café, chá (preto ou mate), chocolate, guaraná, nicotina e medicamentos com cafeína também podem atrapalhar o seu sono.

    Procure apanhar sol todos os dias (e, claro, proteja-se com filtro solar). Meia hora logo depois de acordar é suficiente. A luz ajuda a despertar porque inibe a produção de melatonina.

    Faça exercícios físicos, de preferência ao ar livre, logo cedo. Se tem dificuldades para dormir, se se exercitar à noite pode agravar o problema.

    Alongue-se duas vezes por dia, uma delas antes de deitar.

    Tome um banho morno (pode ser chuveiro ou banheira) 2 horas antes de dormir. Aposte nos sabonetes e champôs aromaterápicos. Óleo essencial de lavanda, por exemplo, é óptimo para relaxar.

    Faça um lanchinho com carboidratos 1 hora e meia antes de ir para a cama. Um copo de leite morno com chocolate ou mel e uma bolacha de água e sal são óptimas opções. Vale também substituir a bebida por um copo de sumo de maracujá, uma xícara de chá de erva-cidreira ou camomila.

    Mantenha os pés bem aquecidos.


    Tenha um bom sono.
     
    asantos gosta disto.
  2. wing27

    wing27 Membro Digital

    Dicas para meninos pequeninos ? precisava disso ...
     
  3. Princflowers

    Princflowers Old School

    dicas para adormecer crianças

    Crianças até 7 anos deveriam ir , o mais tardar, às 8 horas para a cama, perfazendo um total de 10 a 12 horas de sono. Gostaria de lembrar que adormecer é um processo. As crianças de hoje, com tanta informação e interferência dentro de casa, não se "desligam"com facilidade. Por volta das 18h, ela deve ser recolhida, receber o banho, um lanche leve, escovar os dentes, arrumar seus brinquedos e, aos poucos, o silêncio chega; uma história é contada, e por fim, um carinhoso boa-noite é dado. A casa depois disto, pelo menos até ela adormecer, deve silenciar, para ajudá-la neste processo de se entregar ao desconhecido, ao escuro.

    No sono nós suspendemos nosso pensamento e fala, e assumimos a posição horizontal... tornamo-nos como bebês.

    Segundo Steiner, nós não dormimos porque estamos cansados, e sim nós nos cansamos porque precisamos de sono, do dormir. Dormir é nossa oportunidade noturna para nos reconectarmos com nossa fonte de inspiração e renovação; com nossa fonte divina, com nosso anjo.

    Algumas crianças podem precisar de uma ajuda extra para adormecer. Seguem algumas dicas:

    1. Mantenha uma fonte de luz fraca no quarto, ou no corredor perto do quarto.

    2. Mantenha a porta do quarto semi-aberta, enquanto a mãe/pai trabalha na sala. Som de TV ou rádio não é apropriado, a criança necessita ouvir a voz da mãe/pai e o amor e segurança que a voz traz em si.

    3. Sente-se na cama da criança, tricote, leia, cante ou massageie as costas dela, até ela adormecer.

    4. Ofereça uma bolsa de água quente.

    5. Certifique-se que o pijama seja de algodão, é mais aconchegante que as fibras artificiais

    6. Procure ter uma cor de parede delicada no quarto, evitando papel de parede temático/berrante; o mesmo com a cortina.

    7. Retire do quarto quadros que tenham cenas pesadas ou com distorção da verdade.

    8. Quadros renascentistas, por ex.: Madonas de Rafael, são indicados.

    9. Faça um móbile, ou cole estrelinhas no teto do quarto, ou num pano atrás da cama.

    Crianças passam por fases na vida. A dificuldade de dormir pode estar mostrando que a criança está adoentada ou, este medo e inquietude, pode ser uma nova fase de seu desenvolvimento. Não tema estar prejudicando ou mimando a criança com as atitudes descritas acima, pois a indiferença pode ser mais prejudicial. Os adultos ao seu redor, agindo com compreensão, paciência e amor a ajudarão a transpor esta fase e ela encontrará seu caminho para o sono restaurador, entregando-se confiante a este mundo, que para muitos de nós ainda é um grande mistério.

    Espero que lhe ajude....:icon_good:
     
SatLine 24
  1. Este site usa cookies. Se continuar a navegar no site, está a concordar com o uso de cookies.
    Fechar Aviso