588 mil beneficiários já comprovaram rendimentos

Discussão em 'Economia e Finanças' iniciado por JuizDidi, Novembro 4, 2010.

  1. JuizDidi

    JuizDidi Staff Moderador Temático Membro Gold


    Segurança Social

    588 mil beneficiários já comprovaram rendimentos


    04/11/10

    Até final de Outubro, 588.928 beneficiários de apoios sociais já tinham realizado a sua condição de recursos, disse ao Económico o Ministério do Trabalho.

    Em causa estão beneficiários de prestações não contributivas como Rendimento Social de Inserção (RSI), subsídio social de desemprego e abono de família que, desde Agosto, têm novas regras de acesso.
    Antes da publicação do novo diploma, existiam cerca de 1,7 milhões de beneficiários destas prestações mas em Agosto o Executivo avançou com um primeiro corte, baseado apenas na nova escala de capitação e nos rendimentos conhecidos no sistema. E aí, 68.121 beneficiários de rendimento mínimo (44%) viram reduzido o apoio enquanto outros 7.102 (5%) perderam mesmo a prestação. A isto juntam-se outros 10.514 beneficiários de subsídio social de desemprego que viram eliminada a ajuda.
    No entanto, os cortes não ficam por aqui já que, até ao final do ano, os beneficiários têm de apresentar provas dos seus rendimentos e de todo o seu agregado familiar. Em causa está um conjunto de rendimentos mais alargado que obriga, inclusivamente, os beneficiários a mostrar contas bancárias. E quem tiver mais de 100,6 mil euros em património mobiliário fica automaticamente fora da rede de apoios sociais.
    Também hoje, a comissão parlamentar do Trabalho discutiu uma série de alterações ao diploma da condição de recursos, propostas pelo CDS-PP, mas todas acabaram por ser chumbadas.



    in DE
     
SatLine 24