Agitação marítima provoca aviso laranja em Portugal e na Madeira

Discussão em 'Nacional (Notícias)' iniciado por JuizDidi, Novembro 10, 2010.

  1. JuizDidi

    JuizDidi Staff Moderador Temático Membro Gold


    IM

    Agitação marítima provoca aviso laranja em Portugal e na Madeira

    Económico com Lusa
    10/11/10

    Seis distritos do litoral norte e o arquipélago da Madeira encontram-se hoje sob aviso laranja devido à agitação marítima e 13 estão sob aviso amarelo por se prever vento forte ou altura significativa das ondas.

    De acordo com a informação no "site" do Instituto de Meteorologia (IM), a costa nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria está "pintada" a laranja - o segundo aviso mais grave de uma escala de três, que significa situação meteorológica de risco moderado a elevado - como resultado da agitação marítima, com ondas de cinco a seis metros diminuindo para quatro metros.
    Sob aviso amarelo - o menos grave, que significa situação de risco para determinadas actividades dependentes das condições meteorológicas -- estão os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco, que hoje estão sob influência de ventos fortes.
    Mais a sul, também sob aviso amarelo devido à agitação marítima, estão os distritos de Lisboa, Setúbal, Beja e Faro.
    Na Madeira, esperam-se ondas de noroeste até seis metros, diminuindo para 4,5 metros.
    O IM prevê para hoje períodos de céu muito nublado, com boas abertas em especial na região sul, e aguaceiros dispersos e em geral fracos, mais prováveis nas regiões norte e centro.
    O IM alerta ainda para a possibilidade de queda de neve acima dos 1400/1500 metros, com a cota a subir para os 1700 metros, a partir do final da manhã.
    O vento será fraco a moderado (10 a 25 km/h) de noroeste, soprando moderado (25 a 35 km/h) com rajadas na ordem dos 60 km/h, no litoral oeste. Nas terras altas, porém, o vento soprará moderado a forte (30 a 50 km/h), com rajadas até 80 km/h, cuja intensidade diminuirá a partir da tarde.
    Relativamente ao estado do mar, na costa ocidental a norte do Cabo Carvoeiro, as ondas de noroeste terão cinco a seis metros, diminuindo depois para os três a quatro metros. A temperatura da água do mar será de 15 ou 16 graus Celsius.
    Na costa ocidental a sul do Cabo Carvoeiro, as ondas de noroeste atingirão quatro a cinco metros, diminuindo depois para os três a quatro metros, e com a temperatura da água do mar a oscilar entre 16º e 17º. Na costa sul, as ondas de sudoeste terão um a dois metros, com a temperatura da água do mar nos 18º.
    As temperaturas máximas previstas para hoje são de 16º no Porto, 18º em Lisboa, 19º em Ponta Delgada, 21º em Faro e 23º no Funchal.



    in DE
     
SatLine 24