Antena logarítmica, alterar para TDT

Discussão em 'TDT "Televisão Digital Terrestre"' iniciado por jomy50, Julho 7, 2011.

1. jomy50

jomy50 Membro Iniciado

A antena logarítmica foi descoberta nos estados unidos em Junho de 1959
    Esta antena é formada por vários dipolos, cada um sintonizado para uma frequência, os que estão abaixo da frequência a receber(maiores) fazem de refletores , os que estão acima (menores)fazem de diretores
    Para a TDT só o elemento nº 6 está ressonante, mas pode melhorar a antena, cortando os elementos e ela deixará a banda 3 e passará a funcionar apenas nas bandas 4 e 5
    Medidas dos elementos em centímetros: 1--11.3 2--12 3—12.7 4—13.5 5--14.3 6—15.1 7—16.1 8—17 9—18 10—19.1 11—20.2 12—21.4 13—22.6 14—27 15—29 16—31 com estas medidas ficam ressonantes os elementos 9 e 10, passando o ganho de 6dB para 12dB :espi28:

NunoV, Jose Costa Lima, joecurtis e 4 outras gostaram disto.
  2. FME_fta

FME_fta Old School

Boas!

Basicamente é converter a antena logaritmica UHF+VHF em só UHF.
    É uma forma barata e rapida de aumentar o ganho UHF para quem tenha estas antenas.
    Só por curiosidade, sabes que ganhos poderia ter a antena nos 754MHz se ela fosse modificada para que o penultimo elemento ressone nesta frequencia?

3. jomy50

jomy50 Membro Iniciado

Esta antena da foto estava danificada nas ligações, resolvi cortar o primeiro elemento e como o a banda 3 vai desaparecer, achei boa ideia passar antena para UHF
    o tamanho do elemento para 754MHz é de 19 centimetros, portanto o elemento 11 ainda está ativo e o 12 não está muito longe ( muitas antenas ditas TDT estão muito mais longe da frequência) eu resolvi deixar os ultimos 3 elementos como refletores e que ainda podem ter algum interesse para tv analogica
    Se algem quiser experimentar (para não estar a calcular tudo de novo) é só cortar o penultimo elemento com 19 centimetros e cortar um bocadinho em todos, não mexendo no primeiro elemento, o refletor deve ficar com pelo menos 27 centimetros para que ela não receba de costas ( a antena vái ficar um bocado esquesita, mas vái trabalhar bem)
    Para saber o ganho teria de testar de novo.

sector_d, Jose Costa Lima e FME_fta gostam disto.
  4. FME_fta

FME_fta Old School

Obrigado pelo esclarecimento, tambem vi o teu post noutros forums em que tambem falas da antena caseira tipo borboleta e do calculo do tamanho em cm do elemento ressonante para uma especifica frequencia (14200/freqMHz). De qualquer forma como disse era mais uma curiosidade, porque não fazia sentido limitar a antena para o canal 56 e superiores se no futuro haver mais TP noutros canais UHF.
    Sim, faz todo o sentido passar estas antenas para UHF pois o VHF não vai ser usado na TDT, e passar de um ganho de 6db para 12db é bastante significante.

Mas infelizmente existe muitas antenas logaritmicas em que os elementos estão intercalados e é dificil medir quanto os cortar, será que ai fazia sentido simplesmente marcar uma linha de corte em ambos os lados da antena entre o primeiro elemento (não o cortar) e o ultimo (ficando este reflector com ~30-31 cm)?
    E será que há alguma indicação do que dá um bom elemento director? ou apenas terem menor tamanho que o elemento ressonante chega? (isto para perceber melhor como as antenas funcionam)

Um abraço.

Última edição: Julho 8, 2011
  5. jomy50

jomy50 Membro Iniciado

utilizar essa formula é uma maneira muito simples de calcular uma antena, mas não explica nada sobre o seu funcionamento
    Quando tiver um bocadinho de tempo farei outro calculo pelo qual já se percebe como funciona uma antena.
    O tamanho dos diretores e do ou dos refletores não é critico uma vez que não são elementos ativos, normalmente serão um a quatro por cento inferiores ou superiores no caso dos refletores,eu gosto de deixar sempre o refletor um bom bocado maior.
    Assim, pode perfeitamente passar uma linha emtre o elemento ativo e o primeiro diretor dexando o refletor um pouco maior

sector_d, FME_fta e MagalhaesFT gostam disto.
  6. xpt0

xpt0 Membro Digital

jomy será que podes postar essas medidas na própria antena

assim seria mais fácil para o pessoal perceber da coisa...

como eu que sou um nabo nesta matéria

7. gonçalo_90

gonçalo_90 Membro Iniciado

Boa tarde.
    As medidas apresentadas são para a totalidade dos dipolos ou é para cada metade dos mesmos?
    Por exemplo. no elemento 16 a totalidade da largura será 31 ou 62cm?
    Obrigado

8. FME_fta

FME_fta Old School

Olá!
    As medidas são para a totalidade, ou seja a antena deverá ter 31cm de largura.

9. gonçalo_90

gonçalo_90 Membro Iniciado

Ok muito obrigado pela explicação

10. NunoV

NunoV Membro Li-ion Membro Gold

Uma pequena ajuda...

Arquivos Anexados:

Sr.Engº e nando_prxx gostam disto.
  11. konsalik

konsalik Membro Iniciado

Boa noite se servir de ajuda,cortei o pnultimo elemento a 19.1cm e tracei uma linha entre ele e o primeiro,cortei os elementos todos por essa linha e ultimo elemento cortei a 31.5cm;não sei o ganho com que a antena ficou não tenho conhecimentos para isso,mas experimentei e capta que é uma maraviha,sinal a 98%,quando com uma outra que adquiri com a indicação de ter 17.5db de ganho,só apanha o sinal a cerca de 75%.
    Acho que vale a pena o trabalho de a adaptar.:a025:

arpcpro e joecurtis gostam disto.
  12. joecurtis

joecurtis Membro Li-ion

Eu cortei uma segundo esquema atrás e o resultado foi recepção 70-75% numa zona um pouco afastada do emissor de Abrantes. Antes com antena interior amplificada junto á janela tinha 50-60.

Paqra quem já tem uma destas, vale a pena e evita gastar dinheiro em antenas caras sem necessidade

13. Kraliv

Kraliv Membro Digital

Eu quando tiver um tempinho vou fazer uma SlimLog :a025:

Pelas medidas que tirei do site é apenas para o canal 56 e deve apenas ser usada para quem está perto de emissores TDT.

A idéia é fazer com uma placa de PVC no meio...e os elementos com papel alumínio de cozinha ou então com revestimento (cobre) de coaxial Televes T100

*** Logarithmic Periodic Dipole Antenna ****
    changpuak.ch/
    Design by changpuak
    JS Version August 2010
    ---------------------------------------------------
    Min. Frequency : 750 MHz
    Max. Frequency : 758 MHz
    Number Elements : 7
    Gain : 8 dB
    ---------------------------------------------------
    Element 1 : Length : 100 mm,
    Distance 1 : Length : 66.6 mm
    Element 2 : Length : 89.5 mm,
    Distance 2 : Length : 59.7 mm
    Element 3 : Length : 80.2 mm,
    Distance 3 : Length : 53.4 mm
    Element 4 : Length : 71.8 mm,
    Distance 4 : Length : 47.9 mm
    Element 5 : Length : 64.3 mm,
    Distance 5 : Length : 42.9 mm
    Element 6 : Length : 57.6 mm,
    Distance 6 : Length : 38.4 mm
    Element 7 : Length : 51.6 mm,

Última edição: Janeiro 20, 2012
  14. xpsomeone

xpsomeone Membro Li-ion

Boas,
    eu segui o 1º esquema e nota-se mais estabilidade na recepção do sinal, antes de cortar variava muito agora mantém-se sempre estável nos 75%.
    estou tentado em cortar o penúltimo elemento a 19Cm mas isso vai ficar muito pequeno... estou na duvida... Estes 19cm é a totalidade do dipolo já com o varão do meio da antena?

15. FME_fta

FME_fta Old School

Sim, é o comprimento total do elemento com varão/eixo incluido.

Ao cortares o penultimo com 19cm e os restantes elementos à frente com menos de 19cm para ficar triangular e assim servirem de directores, vais fazer com que a antena perca muito na restante gama media/baixa do UHF o que no futuro se tivermos mais MUX noutras gamas do UHF vai ser um problema.

Será que vale a pena ficar com a antena tão dedicada a medias/altas frequencias do UHF?

Última edição: Janeiro 22, 2012
    joecurtis e xpsomeone gostam disto.
  16. xpsomeone

xpsomeone Membro Li-ion

Obrigado pela ajuda, vou optar por deixar assim, está a funcionar bem e sem quebras. :thumbup:

17. FME_fta

FME_fta Old School

Tambem não sei o rendimento da antena se o antepenultimo elemento ficar com 19cm, o penultimo ~25cm e o ultimo que fica como reflector em 30-31cm, podia não ficar de todo má...

18. fantasio

fantasio Membro Digital

Boas

Fiz o que o amigo jomy50 indicou e resultopu.
    Antes tinha intensidade de sinal 80 e 60 de qualidade.
    Não conseguia apanhar nenhum canal.
    Com as alterações, passou para 82 e 90.
    Agora já vejo TDT digital.
    Está apontada para o emissor que está cerca de 20Kms.
    Aconselho a quem quiser poupar uns euritos.

Cumps

Última edição: Abril 27, 2012
  19. joecurtis

joecurtis Membro Li-ion

posso acrescentar que na casa dos meus pais no Gavião, pus uma antena destas "Adaptada/Cortada" provisoriamente numa divisão, ou seja, no interior da casa e até tem melhor sinal em termos de estabilidade do que o sistema amplificado no telhado composto por uma Ikusi Flash HD com pré... isto deve ser devido a sinal deveras amplificado e por receber de vários emissores.
    Depois de eu ter dito a vizinhos que esta antena resultava, eis que vários aproveitaram as ditas "Rabo de bacalhau" e recebem a TDT na boa.

Abraços,
    Joe

20. FME_fta

FME_fta Old School

Pois, parece-me que a grande vantagem destas logaritmicas é como os elementos são tambem dipolos, um ha-de ressonar na frequencia a captar, tendo assim um ganho mais linear.
    Enquanto que as outras antenas são normalmente compostas por um unico dipolo (ou os dipolos têm uma unica medida) e portanto atinge o ganho teorico apenas nessa frequencia e deve perder bastante ganho noutras frequencias.
    Pelo menos é o que penso que aconteça.

Eu não tenho nenhuma logaritmica, tenho uma yagi bastante velha (16-17 anos) com 12 elementos, mas felizmente o dipolo tem exactamente 19cm, e usando a formula 14200/freqMHz ou mais especificamente 14200/dipolo_cm faz-o ressonar aos 747Mhz, praticamente ideal para o mux usado na TDT. Mas tambem onde estou uma logaritmica normal é suficiente para a TDT.

DreamPortugal