Apanhar Astra 28.2 E em Portugal

Discussão em 'Montagens de sistemas / Dúvidas Gerais' iniciado por nuno_oliveira, Novembro 7, 2010.

1. nuno_oliveira

nuno_oliveira Membro Digital

Boas

Tenho uma antena de foco central de um 1.80 m que está orientada para o Astra 28.2 E. A antena está a captar canais com bom sinal, por exemplo no ITV1 Central tem 90% sinal. No entanto não consigo apanhar todos os canais dos satélites.
    É normal não se conseguir apanhar todos os canais, é a parabólica que não está bem afinada, lnb estragado, que acham?

Obrigado

2. melres

melres Membro Digital

Bode ser de Lnb , vira mais para lado direito ou para esquerda.

3. Ednet

Ednet Membro Digital

É assim amigo, depende da tua localização. Eu por exemplo vivo na zona centro entre Coimbra e Figueira e com uma antena igual á tua apanho todos os transponders, agora quanto mais para sul pior, pois os transponders Norte tornam-se mais difíceis de captar.

Podes ver em baixo as imagens dos transponders Norte que são mais dificeis de captar em Portugal...

Astra 2B
    astra2b_north.gif

Astra 2D
    astra2d.gif

Astra 2A Norte
    astra2b_north.gif

Cumps,
    Ednet

4. Ednet

Ednet Membro Digital

Essa antena que mostras não é igual á que o amigo nuno_oliveira diz ter, mas sim offset.

Esta que te deixo é que é antena de foco central

fococentral.jpg

5. Phenom

Phenom Old School

não é do lnb, pode ser o angulo de altura ou o angulo do lnb, mas os canais que não apanhas são mesmo muito fracos, por isso é que não os consegues apanhar, eu com uma antena de 125cm offset so apanho 75% dos canais

6. flyingwolf

flyingwolf Membro Li-ion

Este é um tema por demais debatido aqui no forum, eu com uma offset 110, o feixe norte não apanho quase nada. Penso expandir para uma trx 125 da antel, que é baratuxa, sabendo que o ideal seria uma de 140 tipo a gibertini.
    No teu caso com uma antena de foco central de 180 deverás consseguir apanhar tudo na boínha, agora a afinação e um bom lnb conta muito,
    se eu tivesse uma dessas no telhado, perdia um bocado de tempo a afiná-la e claro está pedia ajuda a um expert para o fazer, afinal no astra2, os canais no feixe norte são todos de grande qualidade, pelo que vale o investimento...

7. nuno_oliveira

Se tu vives na zona de Coimbra e apanhas tudo, então eu também devia apanhar tudo, pq eu vivo mais a norte!

Ok, então o problema deve ser mesmo de afinação.
    Andei a procura de tópicos sobre afinação de antenas de foco primário mas não encontrei nada.... O ângulo correcto para uma do LNB para uma foco primário para apanhar Astra 2 é -27.61°?
    Qual o procedimento mais correcto para afinar uma antena de foco primário com motor?

Obrigado

8. flyingwolf

flyingwolf Membro Li-ion

Em relação a isso, não te posso ajudar, sei no entanto que requer alguma perícia e engenho!
    No entanto tens aqui no fórum verdadeiros experts nesse campo a quem certamente podes pedir ajuda (física e em pessoa com a mala das ferramentas :smoker:) que acredito, te ajudariam a afinar a dita...

9. Ednet

Ednet Membro Digital

Amigo, a minha antena foi afinada por uma pessoa técnica e que já montou bastantes antenas iguais quando se usavam nos prédios e para a afinar usou um satfinder/afinador desses que os técnicos profissionais usam, pois tenho um actuar de 18" que a faz rodar dos 42º Este aos 30º Oeste e nunca consegui que o arco da antena estivesse perfeito.

De qualquer maneira o primeiro passo a ter em conta é a direcção, neste caso os 28.5º Este, após teres a antena bem direccionada terás de jogar só na elevação. Um factor importante é o Lnb que usas e a distância focal do mesmo, pois se a distância focal estiver mal calculada terás dificuldades na recepção de algumas frequências.

Deixo-te aqui dois links onde poderás tirar algumas referências quanto á orientação da antena....

_http://www.satlex.net/pt/azel_calc.html

_http://www.dishpointer.com/

10. nuno_oliveira

A distancia focal????? Então mas a distancia focal não é a distancia que está o lnb do prato? isso não dá para regular.......
    Eu penso que para afinar as antenas de de foco central, ou pelo menos o mais lógico, é que tem que haver um azimute em que se aponta a antena e se regula o lnb no ângulo 0º e elevação correcta da antena para a zona e depois fica afinada para as outras posições todas..... penso que deve ser algo assim.....
    Se alguém me pudesse esclarece se é assim que se faz agradecia muito!

Última edição: Novembro 9, 2010
  11. nestum

nestum Membro Digital

Olá,

Tanto quanto sei terás de 1º aprumar a antena, isto é, o suporte (pé) da antena tem de estar totalmente na vertical.
    Depois disso terás de orientar a antena de modo a obteres os 0º graus Sul e isso faz-se orientando a antena para o satélite Atlantic Bird 2 (8º W). Depois de captares esse satélite faz uma busca dos canais desse satelite e tenta fazer com que o nível do sinal dos canais desse satélite seja o mais alto possível (para isso terás de baixar ou aumentar a altura da antena). Após isso, terás de orientar a antena de modo a captar o satélite que fica na extremidade mais a este ( tipo Astra 28/Eurobird) e depois terás de orientar a antena para o satélite que fica na extremidade mais a oeste (tipo Hispasat).

Espero que tenha sido compreensível. Ah já agora com o tamanho da antena que tens (1,80 m) se não consegues captar alguns canais do Astra 28º é porque a mesma não deve estar bem alinhada.

Cumprimentos,
    nestum

12. Troia

Troia Membro Digital

Sim amigo a afinação Norte Sul 0º como dizes é fundamental e tambem confirmar o mastro a 90º (vertical) e no satélite Atlantic Bird 2 (8º W) afinar para o melhor sinal com o LNB a 0º num canal deste satélite com a elevação e declinação para a tua posição geográfica depois de isto feito apertar muito bem no mastro a antena... é ir ao satélite mais a este num canal desde satélite e afinar com pequenos toques tanto a elevação e declinação e repetir o mesmo no satélite mais a oeste isto tudo sem mexer no eixo Norte-Sul 0º já afinado...isto várias veses até ficar o arco da antena afinado...

Nota: uma antena de foco central de 1.80m equivale mais ou menos em rendimento a uma antena offset de 1.20m...ver se o LNB montado na antena de foco central é de boa qualidade...

13. Troia

Troia Membro Digital

Para ver os dados geográficos para a tua zona...colocando a tua cidade...

14. nuno_oliveira

Deixem-me só ver então se percebi bem...
    1º Fixo a antena no suporte(pé) na posição central orientada para o Atlantic Bird 2 (8ºW), afino a elevação da antena e o ângulo do LNB (este que deve ser quase 0º).
    2º Orientar a antena para a posição mais a Este Astra 28º e fazer os pequenos ajustes se necessários na elevação da antena e no ângulo do LNB
    3º Orientar a antena para a posição mais a Oeste Hispasat e voltar a fazer ajustes se necessários.
    É isso??

15. Troia

Troia Membro Digital

1º Fixo a antena no suporte(pé) na posição central 90º com prumo ou inclinometro... orientada para o Atlantic Bird 2 (8ºW), afino a elevação e declinação conforme os dados geograficos para a tua zona e o ângulo do LNB (este que deve ser quase 0º).e afinar num canal conhecido desde sat para o melhor sinal só mexendo na elevação ou con toques na direção do salélite depois apertar bem a antena ao mastro vertical nesta já não se mexxe com o máximo sinal pois no eixo norte sul já não se mexe mais...depois de apertado para o maximo sinal...
    2º- Só se dá pequenos toques na declinação e inclinação são duas coizas diferentes pois o suporte de antena tem lá os dois parafusos se tiveres o manual da antena está...No LNB não mais se mexe pois na antena nos 8º w já foi posto a cerca de 0º...
    3º Orientar a antena para a posição mais a Oeste Hispasat e voltar a fazer ajustes se necessários. só na alevação ou declinação para o maximo sinal de um canal deste sat 30º w

ver foto arco das antenas..

http://www.dragteam.info/forum/atta...u-duo-com-motor-arco-de-antena-motorizada.jpg

16. Lameiras

Lameiras Membro Digital

boas
    tenho uma antena com1,20mt e gostaria de saber se dá para captar todos os feixes do satélite Astra 28,2 Este
    vivo na zona da trofa no concelho do porto
    obrigado

17. vinc7e

vinc7e Membro Li-ion

com esse prato e um bom lnb apanhas tudo afronatal

Lameiras gosta disto.
  18. Lameiras

Lameiras Membro Digital

como posso afinar a antena da melhor maneira a captar os feixes todos
    neste momento só capto algumas frequências mas com pouca qualidade
    conseguem captar a frequência 12.543 H SR 20800 tem o canal setanta africa

19. Phenom

Phenom Old School

esse canal não emite no astra2, e esse transponder tambem não existe

Lameiras gosta disto.
  20. Lameiras

Lameiras Membro Digital

então como posso afinar melhor para os outros feixes todos

SAT25
  1. Este site usa cookies. Se continuar a navegar no site, está a concordar com o uso de cookies.
    Fechar Aviso