Atenas: Encontradas bombas em quatro embaixadas

Discussão em 'Internacional (Notícias)' iniciado por JuizDidi, Novembro 2, 2010.

  1. JuizDidi

    JuizDidi Staff Moderador Temático Membro Gold


    Tensão

    Atenas: Encontradas bombas em quatro embaixadas

    Económico
    02/11/10

    A capital grega volta a ser palco de tensão, com a detecção de engenhos explosivos nas embaixadas russa, búlgara, chilena e suíça.

    As autoridades gregas não foram capazes de impedir a explosão de duas das bombas, esta terça-feira, em Atenas, junto às embaixadas da Suíça e da Rússia. No entanto, conseguiram acautelar o rebentamento de outros engenhos junto às embaixadas da Bulgária e do Chile.
    "Uma pequena bomba explodiu na embaixada suíça em Atenas, sem que tivesse havido qualquer telefonema de aviso", disse um agente policial citado pela Reuters. Há instantes, os media davam conta de outra explosão, desta vez na embaixada da Rússia.
    As autoridades explicam que se tratam de pequenos engenhos explosivos e que não houve nenhum aviso. Não há, para já, registo de vítimas nem reivindicação dos autores.
    Estes incidentes ocorrem um dia depois de terem sido intercetados vários pacotes armadilhados dirigidos ao presidente francês, Nicolas Sarkozy, e às embaixadas estrangeiras em Atenas da Holanda, México e Bélgica.



    in DE
     
  2. JuizDidi

    JuizDidi Staff Moderador Temático Membro Gold

    Embaixador de Portugal descreve “situação muito tensa”


    Atenas

    Embaixador de Portugal descreve “situação muito tensa”


    02/11/10

    A representação portuguesa na capital grega está a precaver-se contra possíveis engenhos explosivos.

    A Embaixada de Portugal em Atenas não está a aceitar nenhum correio, com excepção das malas diplomáticas provenientes dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros de Portugal e da Grécia, disse ao Económico o embaixador português na Grécia, Alfredo Duarte Costa.
    "Há ambulâncias por toda a parte. O trânsito está totalmente bloqueado. Por causa disso tive hoje que me deslocar a pé até à embaixada da Argentina, e fui informado de que foi ouvido um tiroteio perto da embaixada da Turquia. A situação está muito tensa", disse Alfredo Duarte Costa.
    A situação na capital grega encontra-se especialmente tensa depois de ter rebentado esta manhã uma bomba disfarçada como encomenda postal na embaixada da Suíça e da polícia ter desarmado um outro engenho semelhante na embaixada búlgara. Ontem, as autoridades helénicas haviam detido dois homens suspeitos de estarem ligados a um movimento de extrema-esquerda, depois de terem sido apreendidos pacotes explosivos destinados ao presidente francês Nicolas Sarkozy e às embaixadas holandesa e belga.
    Ainda na segunda-feira, um dispositivo endereçado à embaixada mexicana explodiu numa estação dos correios, ferindo uma empregada local.
    O embaixador de Portugal em Atenas precisou que este mês é tradicionalmente de grande tensão na Grécia, uma vez que se assinala o aniversário do levantamento estudantil do dia 17 de Novembro de 1973 contra a ditadura militar que governava então o país, e que resultou na morte de vários estudantes.



    in DE
     
LMPC