Austeridade faz disparar pessimismo

Discussão em 'Economia e Finanças' iniciado por JuizDidi, Novembro 7, 2010.

  1. JuizDidi

    JuizDidi Staff Moderador Temático Membro Gold


    Crise

    Austeridade faz disparar pessimismo

    07/11/10

    Medidas de contenção provocam queda do índice ISEG para os 41,9 pontos.

    A economia nacional terá recuado em Outubro em relação ao mês anterior, de acordo com a evolução do índice ISEG. Este índice caiu para os 41,9 pontos no mês em análise, o que segundo o professor daquela escola de economia Paulo Trigo Pereira terá resultado, entre outros factores, da natureza restritiva do Orçamento do Estado para o próximo ano.
    A evolução reflecte assim os últimos dados do índice de confiança do INE, que caiu para o valor mais baixo desde Fevereiro de 2009, quando o país estava em plena recessão. Os dados são referentes a Outubro, ou seja, acontecem no mês seguinte ao anúncio do terceiro pacote de medidas de austeridade, que contempla aumentos de impostos e redução de salários na função pública.
    O índice do ISEG vai ainda ao encontro dos resultados da sondagem da Marktest para o Diário Económico e a TSF, segundo o qual o índice de expectativas caiu para o pior valor desde que há registos, em Outubro. O índice atingiu uma média de 14,45 pontos (que significa "pessimismo acentuado" nas famílias), quando o valor mais baixo até aqui não tinha sido inferior a 24 pontos. Também em relação à situação do país, a esmagadora maioria dos inquiridos na sondagem (76%) acredita que estará pior daqui a um ano.



    in DE
     
Engisat