Austeridade tira até 79 euros por ano às pensões mais baixas

Discussão em 'Economia e Finanças' iniciado por JuizDidi, Novembro 12, 2010.

  1. JuizDidi

    JuizDidi Staff Moderador Temático Membro Gold

    Austeridade tira até 79 euros por ano às pensões mais baixas


    Se a proposta de Orçamento do Estado for aprovada sem alterações, os reformados com pensões inferiores ou iguais a 628,8 euros deverão perder entre 1,7 e 5,7 euros por mês. O que, em termos anuais, representa uma quebra de 24 a 79 euros.


    [​IMG]


    É neste escalão que se situa a esmagadora maioria dos pensionistas da Segurança Social (88%), ou seja, mais de 1,5 milhões de pessoas, revelam os dados oficiais relativos a Setembro de 2009. Já a informação publicada pela Caixa Geral de Aposentações (CGA) permite apenas saber que abaixo dos 500 euros estão 92 mil pensionistas do Estado, número que sobe para 162 mil se considerarmos os que recebem até 750 euros.

    O Governo propõe o congelamento da generalidade das pensões, e a suspensão dos mecanismo de actualização em vigor. A fórmula acordada em concertação social prevê que, sempre que o crescimento do PIB seja inferior a 2%, os pensionistas deste escalão tenham uma actualização idêntica à média de doze meses do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), sem habitação, conhecido em Novembro. Ontem, o Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou que é de 0,9%.



    in JNeg
     
SatLine 24