Ban Ki-moon e Barroso saúdam libertação de Suu Kyi

Discussão em 'Internacional (Notícias)' iniciado por JuizDidi, Novembro 14, 2010.

  1. JuizDidi

    JuizDidi Staff Moderador Temático Membro Gold


    Birmânia

    Ban Ki-moon e Barroso saúdam libertação de Suu Kyi

    Económico com Lusa
    14/11/10

    O secretário-geral da ONU saudou a libertação da opositora birmanesa. Barroso pede "total liberdade" de movimentação para Suu Kyi.

    "O secretário-geral espera que não lhe seja imposta nova restrição e exorta as autoridades birmanesas a consolidar o gesto de hoje libertando todos os outros presos políticos", refere um comunicado divulgado por um porta-voz de Ban Ki-moon.
    "A democracia e a reconciliação nacional exigem que todos os cidadãos birmaneses sejam livres de participar como querem na vida política do seu país", diz o texto, no qual Ban Ki-moon considera que a dirigente birmanesa é "um exemplo" para o mundo.
    O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, também saudou hoje a libertação de Aung San Suu Kyi, pedindo "total liberdade de movimento" para a opositora birmanesa e a libertação de todos os presos políticos.
    "Agora é crucial que Aung San Suu Kyi beneficie de total liberdade de movimento e de expressão e possa participar em pleno no processo político do seu país", declarou Durão Barroso, em comunicado.
    O presidente da Comissão Europeia apelou também "à libertação incondicional" de todas as pessoas detidas por convicções políticas.



    in DE
     
LMPC