Banca pede menos dinheiro ao BCE em Outubro

Discussão em 'Economia e Finanças' iniciado por JuizDidi, Novembro 8, 2010.

  1. JuizDidi

    JuizDidi Staff Moderador Temático Membro Gold

    Banca pede menos dinheiro ao BCE em Outubro


    Bancos portugueses têm em dívida para com o BCE 40,04 mil milhões de euros, o que corresponde a uma queda face ao mês de Setembro.


    [​IMG]


    Outubro é o segundo mês consecutivo de diminuição da exposição da banca nacional ao Banco Central Europeu (BCE).

    Segundo os dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal, os bancos têm 40,04 mil milhões de euros em créditos contraídos perante a autoridade monetária europeia. Este número corresponde a uma diminuição de 0,57% face ao mês anterior.

    O pico do financiamento através do BCE foi atingido em Agosto, mês em que o saldo dos empréstimos da banca totalizaram 49,12 mil milhões de euros.

    Apesar da queda registada no mês passado, o montante dos créditos da banca nacional é mais de três vezes superior ao saldo dos empréstimos verificado em Outubro de 2009 (11,4 mil milhões de euros).

    Esta dependência do BCE surgiu depois dos mercados financeiros se terem fechado, perante incertezas em relação, primeiro, às instituições financeiras e à sua capacidade de conseguirem superar as adversidades e não entrarem em falência. E mais tarde devido às contas públicas dos países, com destaque para o mercado português, bem como outros países periféricos.

    Nos últimos dois meses, a banca nacional tem diminuído a sua exposição ao BCE, muito devido à tentativa de antecipar a redução de apoio que a autoridade deverá implementar nos próximos meses.




    in JNeg
     
  2. JuizDidi

    JuizDidi Staff Moderador Temático Membro Gold

    Banca nacional continua a reduzir dependência do BCE


    Descida

    Banca nacional continua a reduzir dependência do BCE

    08/11/10

    O valor do financiamento do Banco Central Europeu (BCE) à banca portuguesa teve uma descida ligeira no mês passado.

    Dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal mostram que os empréstimos ao BCE totalizavam 40,04 mil milhões de euros Outubro, menos 0,6% que os 40,27 mil milhões registados em Setembro.

    É a segunda descida mensal consecutiva depois de, em Agosto, o indicador ter atingido 49 mil milhões de euros no acumulado do ano.

    O número continua, no entanto, a traduzir a elevada dependência da banca nacional dos cofres do BCE, numa altura que a dívida pública portuguesa está sob pressão nos mercados internacionais.



    in DE
     
SatLine 24