Banco de Portugal exige alterações à maioria dos prospectos dos depósitos duais e indexados

Discussão em 'Economia e Finanças' iniciado por JuizDidi, Novembro 15, 2010.

  1. JuizDidi

    JuizDidi Staff Moderador Temático Membro Gold

    Banco de Portugal exige alterações à maioria dos prospectos dos depósitos duais e indexados


    Cerca de 95% dos prospectos de depósitos duais ou indexados analisados pelo Banco de Portugal antes de serem colocados no mercados tiveram de implementar alterações. Nos depósitos simples, o supervisor fez determinações em 10% das acções de inspecção.


    [​IMG]


    O supervisor bancário analisou, à priori, 82 prospectos informativos de depósitos indexados e duais. Deste total, o Banco de Portugal “exigiu uma maior clarificação e completude da informação aí disponibilizada” e um deles “não foi aceite”, revela o supervisor na síntese intercalar das actividades de supervisão comportamental.

    No que respeita aos depósitos simples o supervisor fez 55 determinações, depois de ter feito 526 acções de inspecção, que abrangeram 51 instituições.

    “Na sequência das inspecções realizadas, foram emitidas, neste período, 55 determinações específicas dirigidas a 26 instituições de crédito, exigindo a correcção das irregularidades detectadas”, adianta a mesma fonte.




    in JNeg
     
  2. JuizDidi

    JuizDidi Staff Moderador Temático Membro Gold

    Banco de Portugal exigiu alterações em 142 campanhas publicitárias

    Banco de Portugal exigiu alterações em 142 campanhas publicitárias


    Supervisor bancário exigiu que 35 instituições fizessem alterações em campanhas publicitárias.


    [​IMG]


    “O Banco de Portugal exigiu a alteração de 142 campanhas junto de 35 instituições. Os incumprimentos mais frequentemente detectados foram a dissimulação ou omissão de informação necessária para avaliar as características detectadas dos produtos comercializados; ou de menções obrigatórias por lei, como a TAE (Taxa Anual Efectiva) no crédito à habitação ou a TAEG (Taxa Anual de Encargos Efectiva Global) no crédito aos consumidores e respectivos exemplos representativos”, revela o supervisor na síntese intercalar das actividades de supervisão comportamental.

    “Para a correcção do conteúdo dos Preçários foram emitidas 114 determinações específicas dirigidas a 53 instituições, para que estas entidades regularizassem os incumprimentos detectados”, adianta a mesma fonte.

    “Adicionalmente, o Banco de Portugal actuou informalmente em outros 378 casos, junto de 116 instituições, para a correcção do respectivo Preçário, não tendo sido necessário, nesses casos, recorrer à emissão de determinação específica”.




    in JNeg
     
LMPC