Baterias israelitas carregam em 5 minutos: 480 km!

Discussão em 'Veículos Eléctricos a bateria (VE)' iniciado por Numerico, Maio 30, 2018.

  1. Numerico

    Numerico Staff Moderador Temático Membro Gold

    Dentro de pouco tempo, conseguir até 480 km de autonomia num carro eléctrico vai demorar tanto quanto atestar o depósito: 5 minutos. A promessa é da StoreDot, onde a BP investe 17 milhões de euros.

    [​IMG]

    Se (ainda) não é fã da mobilidade eléctrica devido ao elevado tempo que consome a operação de recarregar as baterias, saiba que já para o ano vai começar a ser testada uma nova tecnologia que, a confirmar aquilo que anuncia a empresa que a detém, poderá revolucionar o modo como lidamos com os automóveis eléctricos. Porquê? Porque, conforme promete a StoreDot, estas inovadoras baterias vão garantir até 480 km de autonomia, nuns escassos 5 minutos à carga. O que faz com que a operação de carregamento seja “uma experiência muito semelhante à de atestar o depósito”, lê-se no site da companhia israelita. Para um eléctrico com uma autonomia à volta dos 480 km, isto significa qualquer coisa como conseguir 97 km de autonomia a cada minuto que passa a corrente no posto de carregamento.

    Mas as promessas não se ficam por aqui. A comunicação institucional da StoreDot assegura ainda que, para além do carregamento ultra-rápido, estas baterias são muito mais seguras, amigas do ambiente e baratas. Bom demais para ser verdade? A BP – sim, a petrolífera – acredita. Tanto que, conforme avança o site CNET, planeia investir 17 milhões de euros nesta startup, opção que surge no seguimento de uma aposta da marca na modernização, posicionando-se assim para vir a fornecer aos seus clientes o “combustível” de que eles precisam.

    Carros com “alma” de telemóvel
    Os mais recentes desenvolvimentos da indústria automóvel caminham no sentido de os carros passarem a ser muito mais do que um meio de transporte. E o mais flagrante exemplo disso é a evolução operada nos sistemas de infoentretenimento e de conectividade, que já são uma realidade, fazendo do veículo, em muitos aspectos, uma extensão do smartphone… A avaliar pela tecnologia que a StoreDot se prepara para testar, essa “contaminação” é ainda mais evidente, já que a tecnologia que a startup propõe para as baterias dos veículos eléctricos baseia-se precisamente nas flash batteries que desenvolveu para telemóveis.

    Não são conhecidos grandes detalhes técnicos acerca destas inovadoras baterias, salvo que trocam o grafite por materiais orgânicos e nanomateriais, além de serem construídas de outra forma. “A arquitectura da bateria flash para veículos eléctricos baseia-se numa estrutura de eléctrodo altamente estável e contém materiais que são muito menos inflamáveis e mais estáveis a altas temperaturas do que a tradicional tecnologia de iões de lítio”, avança a StoreDot. A mesma acrescenta que as suas baterias integram uma “protecção de segurança multicamada”, sendo “ambientalmente mais seguras do que uma bateria de iões de lítio”, já que utilizam compostos orgânicos e um processo de fabrico à base de água, mais amigo do ambiente.

    Perante todas estas promessas, colocam-se duas questões: por quanto e para quando? As previsões vão no sentido de começar a testar esta nova tecnologia para o ano, período findo o qual se determinará a passagem à produção. O mais provável é que nunca antes de 2020. Quanto a preços, a StoreDot afirma que as suas novas baterias não farão disparar o preço dos carros eléctricos. Mas, para se salvaguardar da promessa, faz desde já depender o custo do volume de produção.


    Fonte: Observador
     
    JuizDidi gosta disto.
  2. grik

    grik Staff Moderador Temático Membro Gold

    Demasiada fruta para levar a acreditarmos.
    Veremos, duvido muito que para o ano saia algo tão inovador tão depressa. Ensaios de segurança etc etc.

    Desconfio sempre de novas tech que não tenham drawbacks/pontos negativos.

    Se assim fosse estavam a meter 170 milhões porque evidentemente toda a gente neste planeta em todos os disponíveis irá passar a usar.

    Veremos :)
     
    Numerico e JuizDidi gostam disto.
  3. joecurtis

    joecurtis Membro Li-ion

    Por ano saem dezenas de noticias de avanços em termos de bateria/capacidade/carregamento... mas a realidade é o que temos!!!
    Só paleio!!!
     
    Numerico gosta disto.
  4. ninja636

    ninja636 Membro Digital

    ainda nem fizeram uma dessas para o telefone e ja vao fazer para carros?
     
    Numerico gosta disto.
LMPC
  1. Este site usa cookies. Se continuar a navegar no site, está a concordar com o uso de cookies.
    Fechar Aviso