BCE: Zona Euro mantém crescimento no segundo semestre

Discussão em 'Economia e Finanças' iniciado por JuizDidi, Novembro 4, 2010.

  1. JuizDidi

    JuizDidi Staff Moderador Temático Membro Gold

    BCE: Zona Euro mantém crescimento no segundo semestre


    A Zona Euro vai continuar a registar crescimento económico no segundo semestre de 2010, de acordo com o presidente do Banco Central Europeu (BCE), que hoje anunciou a decisão do Banco de manter a taxa de juro no mínimo histórico de 1%.


    [​IMG]


    Segundo Jean-Claude Trichet, as medidas de apoio ao sistema financeiro, a par da política monetária acomodatícia, vão permitir à procura interna europeia continuar a sustentar uma evolução “positiva” do PIB europeu. Isto apesar de a consolidação orçamental, já em marcha em muitos países, levar a uma expansão inferior ao que se registou nos dois primeiros trimestres do ano.

    A previsão tem alguns riscos no sentido descendente, que se prendem sobretudo com a possibilidade de haver pressões proteccionistas em alguns países. A isto soma-se a possibilidade de o ajustamento do balanço das empresas e famílias limitar o consumo e investimento.

    Quanto à inflação, esta deverá continuar “perto mas abaixo” da meta de 2%. Mas os riscos aparecem, desta vez, virados para cima. Os preços das matérias-primas, disse Trichet, podem fazer acelerar os preços na Zona Euro.




    in JNeg
     
Génio Digital