Brasileiros da Oi preparam compra de 10% da PT

Discussão em 'Economia e Finanças' iniciado por JuizDidi, Novembro 15, 2010.

  1. JuizDidi

    JuizDidi Staff Moderador Temático Membro Gold


    Telecom

    Brasileiros da Oi preparam compra de 10% da PT

    15/11/10

    Os brasileiros da Oi vão assumir o papel que até agora pertencia à Telefónica: maior accionista e parceira estratégica da PT.

    A operadora brasileira Oi está já a preparar a compra de uma participação de até 10% do capital da Portugal Telecom (PT), que terá lugar assim que os portugueses tenham assento na sua administração, em 2011. Foi para abordar a compra desta posição, avaliada em 875 milhões de euros, que o presidente da Andrade Gutiérrez, um dos principais accionistas da Oi, esteve em Lisboa na semana passada, sabe o Diário Económico.
    Segundo as fontes contactadas pelo Diário Económico, Sérgio Andrade, presidente da Andrade Gutiérrez, veio a Portugal encontrar-se com Henrique Granadeiro, ‘chairman' da PT, e Ricardo Salgado, presidente do Banco Espírito Santo (BES), para abordar a questão da entrada da Oi na PT. O BES é o maior accionista da operadora liderada por Henrique Granadeiro e Zeinal Bava, com 7,99% do capital, constituindo igualmente o coração do chamado núcleo duro accionista, que representa quase 30% da PT.



    in DE
     
  2. JuizDidi

    JuizDidi Staff Moderador Temático Membro Gold

    Brasileiros da Oi preparam compra de 10% da PT


    A operação está prevista para o próximo ano. Esta participação está avaliada em 875 milhões de euros.


    [​IMG]


    A operadora brasileira Oi prepara-se para comprar uma participação de até 10% do capital da Portugal Telecom (PT), avança o "Diário Económico" na edição de hoje, acresentando que a operação terá lugar em 2011, quando o grupo português tiver assento na sua administração.

    O jornal refere que foi para abordar a compra desta posição, avaliada em 875 milhões de euros, que o presidente da Andrade Gutiérrez, um dos principais accionistas da Oi, esteve em Lisboa na semana passada, para se encontrar com Henrique Granadeiro, "chairman" da PT, e Ricardo Salgado, presidente do Banco Espírito Santo (BES).

    A brasileira Oi assumirá, desta forma, o papel que até agora pertencia à Telefónica, o de maior accionista e parceiro estratégico da PT.



    in JNeg
     
  3. JuizDidi

    JuizDidi Staff Moderador Temático Membro Gold

    "Vejo com bons olhos" entrada da Oi na PT


    Salgado

    "Vejo com bons olhos" entrada da Oi na PT

    15/11/10

    O presidente do BES não admite a "hipótese" de a PT recuar no pagamento de parte do dividendo extraordinário este ano.

    Ricardo Salgado aplaudiu hoje o facto de os brasileiros da Oi estarem a preparar a compra de 10% da PT, empresa onde o BES é o maior accionista com 8% do capital.

    "Vejo com bons olhos", disse hoje o banqueiro à margem de uma conferência na Ordem de Economistas, reagindo assim à notícia avançada pelo Diário Económico de que a Oi, o novo parceiro brasileiro da PT, vai assumir na telecom nacional o papel desempenhado até agora pelos espanhóis da Telefónica.

    O presidente do BES descartou ainda que, devido à pressão do Governo, a PT não distribuía parte do dividendo extraordinário em 2010. "Não admito essa hipótese", afirmou Salgado, argumentando que os mercados "não podem estar sujeitos a alterações de última hora".

    Sobre o mesmo tema, mas no Parlamento, e mais ou menos à mesma hora, António Mendonça disse "tratar-se de uma decisão do conselho de administração, onde o Governo não está representado", pelo que "não há responsabilidade do Governo sobre essa decisão".

    Na sessão de hoje, as acções da PT subiam 0,58% para 9,82 euros.



    in DE
     
LMPC