CIP apresenta projecto de regeneração urbana

Discussão em 'Economia e Finanças' iniciado por JuizDidi, Novembro 9, 2010.

  1. JuizDidi

    JuizDidi Staff Moderador Temático Membro Gold


    CIP apresenta projecto de regeneração urbana



    09/11/10

    A Confederação da Indústria Portuguesa apresentou hoje um projecto para a dinamização do mercado de arrendamento e da reabilitação urbana.

    Este projecto prevê, durante um período estimado entre 18 e 20 anos, a criação de mais de meio milhão de empregos e um acréscimo anual do PIB de cerca de 900 milhões de euros.
    Por outro lado, esta proposta de "regeneração urbana" também deverá gerar uma receita na ordem dos 29 mil milhões de euros em impostos e cerca de 13 milhões de euros em contribuições para a Segurança Social. E tudo isto com "impacto zero" no agravamento do défice.
    Em causa estão medidas como a isenção do IMT na primeira transacção, caso o prédio se destine ao arrendamento e esteja destinado a este fim por, pelo menos, dez anos. Prevê-se ainda a isenção do IMI a partir da primeira transacção e por um prazo não inferior a 10 anos.
    Além disso, a proposta da CIP pretende acelerar processos de despejo quando estejam em causa inquilinos incumpridores e avançar com um programa especial que proporcione aos inquilinos de baixos recursos condições parecidas às que são dadas aos programas de habitação social.
    O presidente da CIP explicou que o dossier já foi entregue a José Sócrates acrescentando que tem a "garantia de que o Governo irá avaliar este trabalho". António Saraiva acredita que haverá medidas no terreno já no próximo ano.



    in DE
     
Engisat