Clientes bancários menos queixosos em 2010

Discussão em 'Economia e Finanças' iniciado por JuizDidi, Novembro 15, 2010.

  1. JuizDidi

    JuizDidi Staff Moderador Temático Membro Gold


    BdP

    Clientes bancários menos queixosos em 2010


    15/11/10

    No primeiro semestre de 2010, o Banco de Portugal recebeu 7.561 reclamações, menos 13% face aos seis meses anteriores.

    O último relatório sobre supervisão comportamental, hoje divulgado, dá conta que o Banco de Portugal recebeu 1.260 reclamações por mês nesse período, que comparam com as 1.451 queixas apresentadas no segundo semestre de 2009.
    "As reclamações remetidas pelos próprios reclamantes ao Banco de Portugal (RCO) tiveram uma diminuição de 18%, enquanto o número de reclamações apresentadas através do Livro de Reclamações das instituições de crédito (RCL) teve uma redução de 8%", lê-se no documento.
    Entre Janeiro e Junho de 2010, as matérias mais reclamadas foram as contas de depósito, o crédito aos consumidores e outros créditos e o crédito à habitação. Juntos representaram cerca de 65% das reclamações dos clientes bancários.
    O crédito à habitação foi a matéria que registou a maior redução do número de reclamações face ao ano anterior (38% em termos de média mensal). Por outro lado, nos cartões verificou-se o maior aumento de reclamações (31%).
    Segundo a instituição liderada por Carlos Costa, a análise dos processos de reclamação permitiu concluir que, em cerca de 46% das reclamações encerradas no primeiro semestre de 2010, não se observavam indícios de infracção por parte da instituição de crédito e que, nos restantes casos, se verificou a resolução pela instituição de crédito, por sua iniciativa ou por advertência e/ou determinação específica do Banco de Portugal.



    in DE
     
  2. JuizDidi

    JuizDidi Staff Moderador Temático Membro Gold

    Bancos estrangeiros têm mais reclamações

    BdP

    Bancos estrangeiros têm mais reclamações


    15/11/10

    No primeiro semestre de 2010, os bancos estrangeiros foram aqueles que receberam mais queixas dos clientes.

    Os dados constam no último relatório de supervisão comportamental do banco central, hoje divulgado, que considerou todas as reclamações independentemente da sua análise ter sido ou não favorável aos reclamantes.

    • Os bancos com mais reclamações por categorias:
    Contas de depósito
    DEUTSCHE BANK
    BARCLAYS
    BBVA
    BCP
    BPN

    Crédito ao consumo
    CREDIAGORA
    BBVA
    BANCO PRIMUS
    RCI BANQUE SUCURSAL
    DEUTSCHE BANK

    Crédito à habitação
    BARCLAYS
    BPN
    DEUTSCHE BANK
    SANTANDER TOTTA
    BBVA

    Cheques
    CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS
    BARCLAYS
    MONTEPIO
    BANCO POPULAR
    SANTANDER TOTTA







    in DE
     
SatLine 24