Cogumelos

Discussão em 'Receitas Tradicionais' iniciado por nomia, Novembro 7, 2010.

  1. nomia

    nomia Staff Admin Global Membro Gold

    Embora sejam muitas vezes confundidos e preparados como legumes, os cogumelos são na realidade fungos, um tipo especial de organismo vivo que não tem raízes, folhas, flores ou sementes. Embora possam ser cultivados, os cogumelos crescem de forma selvagem em muitas regiões do mundo.

    Existem muitas variedades de cogumelos, sendo os mais comuns os cogumelos brancos, cogumelos crimini e cogumelos portobelo. De todos estes, o cogumelo branco é o que se encontra mais facilmente, e que, muitas vezes, adorna as saladas.

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    Champignon de Paris (Agaricus bisporus)

    - Apreciados em muitas dietas Europeias e Orientais, vêm crescendo de importância nos últimos anos. Considerando o elevado conteúdo proteico dos cogumelos, o seu cultivo tem sido apontado como uma alternativa para incrementar a oferta de proteínas.


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    Enoki (Flammulina velutipes)

    - Cogumelo tenro, delicado com talo branco e longo. Chapéu pequeno arrendondado. Decorativo e com sabor suave, levemente adocicado. Pode comer-se cru, em saladas, sopas e refogados.


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    Eryngii (Pleurotus eryngii)

    - Salteia-se com legumes. Especialmente bom em massas.


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    Maitake (Grifola frondosa)

    É um cogumelo de sabor delicado e textura crocante. O seu leve aroma madeirado remete também a lembrança das algas marinhas, tão comuns na culinária japonesa.


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    Nameko (Pholiota nameko)

    - Pequeno cogumelo com película pegajosa, desaparecendo quando cozinhado. Para saltear com azeite. Em sopas ou para estufar. Sabor a nozes.


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    Pé Azul (Lepista nuda)

    - Cogumelo forte e grande (chapéu 6 - 12 cm). Sabor agradável. Para saltear por exemplo com cebola, bacon e ovo. Precisa de ser cozinhado mais tempo mas fica firme e carnudo.


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    Pioppino (Agrocybe aegerita)

    - Chapéu 3 - 9 cm e firme. Sabor de nozes, bom com arroz ou risoto ou gratinado. Tem muitas propriedades medicinais.


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    Pleurotus amarello (Pleurotus citrinopileatus)

    - Cogumelo da familia dos Pleurotus mas com uma cor fantástica. Pode ser preparado como o cinzento ou para decoração dos pratos. Feito em poucos minutos. Excelente com peixe e frango.


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    Pleurotus cinzento (Pleurotus ostreatus)

    - É reconhecido por possuir sabor e aroma pronunciados. Pode ser preparado em sopas, molhos, saladas, refogados, marinados e até panado. Bom em pratos com castanhas.


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    Pleurotus cor-de-rosa (Pleurotus salmoneo-stramineus)

    - Seu sabor é inigualável, são perfeitos para serem servidos como guarnição, acompanham perfeitamente pratos copostos por carnes, legumes, saladas, molhos.


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    Pom Pom Blanc (Hericium erinaceus)

    - Fungo estranho, parece uma esponja. Bom para uso culinário por causa do sabor e também para guarnição dos pratos.

    [​IMG] Portobello (Agaricus bisporus)

    - Textura que fica próxima a do filé mignon. Excelente cogumelo para rechear, por exemplo com requejão ou laminado em molhos com natas.


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    Shimeji branco (Hypsizygus tessulatus)

    - Cogumelo lindíssimo, branco (chapéu 2 -4 cm). Pode ser usado inteiramente. Deixar pouco tempo ao lume. Excelente em comidas asiáticas e com peixe.


    Cuidados gerais a considerarem com os cogumelos no consumo doméstico

    • Consumir preferencialmente cogumelos ao almoço.
    • Consumir ao jantar com reserva, pelo facto de ser um produto muito fibroso e ser potencialmente indigesto.
    • Deve ser consumido em quantidade moderada + - 150g por pessoa.
    • Para uma maior segurança antes de iniciar a transformação dos cogumelos deve coloca-los em água a ferver durante 2 a 4 minutos.
    • Se for recolhe-los à mata certifique de que detém conhecimento sobre os cogumelos que pretende, devido a existência de cogumelos com características semelhantes que podem confundi-lo.
    Conselhos de acondicionamento

    Frescos - Temperaturas de +3º em câmaras/frigorífico doméstico por um período de 4 ª 5 dias em compartimento ventilado a fim de conservar as características iniciais do produto.

    Congelados
    - Temperaturas de -20º em embalagens fechadas para melhor conservação e manutenção dos aromas dos produtos.

    Benefícios para a Saúde

    - Sistema Imunitário
    - Previne a Doença de Alzheimer
    - Fonte de Antioxidantes

    Tabela Nutricional (141.72 grs / 31.22 Calorias)

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    Fontes-eurofunghi/eucogumelos/al.saudavel

     
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