Comentário sobre a Função Pública

Discussão em 'Nacional (Notícias)' iniciado por ®JUVERUI, Novembro 10, 2010.

1. ®JUVERUI

®JUVERUI Staff Moderador Temático Membro Gold

Comentário sobre a Função Pública

Meus amigos:

Trabalho no privado e ganho 400€ na folha de ordenado e por "baixo da mesa" recebo da Empresa onde trabalho mais 1200€ em papel-moeda.

Tenho direito a automóvel da Empresa de alta cilindrada e envelopes mensais recheados com 300 € para gasóleo.
    Tenho ainda direito a almoço completo no bar da Empresa com grande variedade e qualidade pagando apenas uma senha no montante de 1 € por dia.
    Quando vou à Caixa de Previdência, marcar uma consulta estou isento de taxa moderadora, porque na minha folha de ordenado apenas aparecem os 400€.
    Esta é a realidade de milhares de trabalhadores portugueses!
    A minha esposa que tirou um curso superior, trabalha na função pública com horário oficial das 09 às 17h. Nunca consegue sair antes as 19:30 horas, sem ganhar um cêntimo que seja, dado que do quadro de 6 funcionários 3 foram aposentados e não foi colocado mais nenhum!
    Ganha 800 euros, já com subsídio de refeição incluído, desconta mensalmente 150€ de I.R.S; 50€ para a Caixa Geral de Aposentações, 25 € para a ADSE, 10 € para uma verba que se destina ao pagamento futuro do funeral (comum a todos os funcionários públicos), e outros mais descontos que não me lembro.
    Feitos os descontos fica com 565€ “limpos”, dos quais ainda retira 58 € mensais para o passe e gasta cerca de 5€ diários para almoçar de pé ao balcão de um café.
    Trabalha num Edifício público degradado, a manusear pastas de documentos cheias de pó onde circulam baratas ratos e outras pragas, e com computadores e sistemas informáticos do século passado, sempre a encravar. Atende dezenas de cidadãos por dia portadores das mais diversas doenças infecto – contagiosas e tem a seu cargo assuntos de muita responsabilidade.
    Há dois anos que o Sócrates lhe congelou o ordenado e não preenche o quadro de pessoal, no entanto, os inspectores do serviço, aparecem a cada passo em cena, de forma prepotente a dizer que o trabalho devia estar mais em dia!
    Quando a minha esposa vai à Caixa de Previdência marcar uma consulta paga taxa moderadora.
    Se for a um médico da ADSE de descontos obrigatórios, paga a totalidade da consulta, e largos meses depois, recebe uma pequena percentagem do que pagou. Todos os dias no serviço “ouve bocas” dos utentes contra a função pública, que imaginam ser um “mar de rosas”.
    E vocês neste cenário socratista, gostariam de ser funcionários públicos? Eles é que são os parvos que pagam os impostos na totalidade e sustentam o país!
    É claro que eu com o que ganho por fora, comprei um seguro de saúde a uma Companhia de Seguros, e vou aos médicos que quero!
    Sou um “coitadinho” do privado que só ganho oficialmente 400€, tinha direito a isenção de taxa moderadora, mas mesmo assim não estava para esperar 6 anos por uma consulta, que com a saúde não se brinca!
    Quando a minha esposa chega a casa vem exausta de um trabalho, que se fosse num privado, aparecia o IDICT e a ASAE e encerravam de imediato a porta por falta de condições!
    Quando o Sócrates ataca a função pública, é apenas música para analfabetos que apenas possuem orelhas!

* Como diria o nosso grande homem Fernando Pessa - E ESTA HEIN?

P@Z@X gosta disto.
  2. coxão

coxão Membro Li-ion

Sem querer personalizar, e sem querer ofender apenas pergunto:

Se é assim tão mau ser funcionário público, porque razão não os vejo a sair e enveredar pelo sector privado???
    Apenas vejo centenas a querer entrar e os que lá estão dentro a não querer sair.

Cumps.
    coxão

devils_x gosta disto.
  3. paulo036

paulo036 Membro Li-ion

Não estamos em tempos de vacas gordas, onde se pode dar ao luxo de sair dum emprego e arranjar logo outro ali na esquina e para além disso, muitos têm sido nos últimos anos os fúncionários publicos a sairem ou pro privado ou para aposentação, quer por vontade própria quer por reestruturação ou extinsão de serviços (como é o meu caso), mesmo sem terem o tempo de descontos completos, (basta ver os dados existentes) preferem ser penalizados ganhando menos, e sair, do que continuar a ser os bodes espiatórios de uma má governação ao longo dos anos e aos olhos da opinião pública os "eternos culpados do estado do país"!!
    Enquanto se estiver a dar porrada nos F.P. para o resto da população está tudo bem, o pior é quando lhes começar a tocar a eles também e da maneira que o país está, acho que já faltou mais!!

:JD:

4. Paulox

Paulox Staff Moderador Temático Membro Gold

Já há muito que eu disse que os funcionários publicos foram eleitos por este governo para serem os Bombos da festa, e se calhar simplesmente porque eram os que estavam mais a jeito, a opinião generalizada dos portugueses é que eles ganham fortunas, não fazem nada e tem regalias fantasticas ...
    Não podiam estar mais enganados ...
    Eu Não sou, nem queria ser funcionário publico a não ser que fosse para ser administrador, mas para isso tinha que ter um "padrinho" no Governo, e infelizmente não tenho.

5. Mogui

Mogui Old School

Ser funcionário público é tão mau que quando há concursos de admissão de pessoal, para uma vaga chegam a concorrer 50 pessoas.
    Aqui há tempos na Câmara Municipal do concelho em que resido houve concursos para cerca de 80 lugares e concorreram mais ou menos 1200 pessoas (os concursos até acabaram por ser cancelados depois das eleições e da troca de partido no poder). Ora se ser funcionário público é tão mau porque é que há tanto pessoal a ser masoquista???

Para além disso uma pessoa com um curso superior, pressupõe-se que esteja na categoria de Técnica Superior, não ganhando 800€ de certeza pois o ordenado base é superior a isso. A história do post inicial também não deve estar bem contada.

devils_x gosta disto.
  6. natalicio

natalicio Membro Li-ion

O Comentário no inicio do topico...dá vontade de rir, para não dizer outra coisa. esta de dar 1200 euros por fora e ter um ordenado de 400 oficial..só de uma mente pouco sã. cheira-me a comentário a favor dos fp contra os privados. falam de barriga cheia é o que é. 400 euros é o salario verdadeiro de milhares de trabalhadores privados que ainda por cima muitos não recebem a horas e outros nem isso. agora numa coisa estou em desacordo...cortar salarios de quem está a trabalhar e deixar de fora casais de emfermeiros reformados com a quarta classe no valor de 5000 euros + professores com o 9ºano na mesma situação...é escandaloso. o actual PR foi quem deu estas benesses e agora fala como se a culpa fosse exclusiva dos outros...é o fado.

7. anterocouto

anterocouto Membro Digital Membro Gold

Só houve uma coisa que se esqueceram de dizer.

Quando for da reforma, quem ganha 400,00 E no privado, vai receber ( se for como agora ) 240,00 E

Um funcu«ionário público que ganhe 600,00 E vai receber ( se for agora ) 600,00 E

Quando tiver a idade para ir para a prateleira, como é ?

Quem está melhor ? ............

8. P@Z@X

P@Z@X Old School

?????? até me da vontade de chorar....... gostava de saber o que tenho de tratar para isso ser verdade.....:blink2:

9. [Fox]

[Fox] Old School

Tambem eu pergunto,e que tal mudar de empregador e trabalhar para produzir algo que se veja e não estar só a espera do dia de receber,não tenho nada contra os funcionários publicos mas deviam estar sujeitas as regras do privado sem qualquer tipo de regalias a mais para darem valor ao que os outros passam para depois poderem comparar

Isso é outro ponto,se é assim tão mau porque raio há tanta procura???

Quanto ao ordenado se ainda não mudaram a lei,um licenciado tem de receber no minimo 2 salarios minimos o que dá quase 1000€,por isso não chorem de barriga cheia que anda aí muita gente que se farta de trabalhar a chuva e ao frio só porque os pais não tiveram dinheiro para lhe dar um curso e trabalham no duro ao contrário da maioria dos funcionários publicos.

10. P@Z@X

P@Z@X Old School

até parece que no privado não há ninguém a ganhar bons dinheiros sem fazer ponta dum corno..... o mau disto tudo é confundir Funcionarios publicos com administradores da função publica... tem muita diferença mas acho que é difícil de explicar, por isso nem vou mais comentar.

Cumps.

PS: não sou funcionário publico.

®JUVERUI gosta disto.
Engisat