como ajustar o tamanho da imagem na tv

Discussão em 'Dúvidas / Ajuda' iniciado por wender_reis, Fevereiro 19, 2008.

1. wender_reis

wender_reis Membro Digital

Oi. A pergunta parece besta mas andei tendo problemas com a minha dream 500 Gemini 4.2 instalada. Coloquei na minha tv velha pra funcionar e a imagem saiu no tamanho certo em modo PAL mas sem cor. No modo NTSC colorido mas o tamanho era grande, perdia um pedaço da imagem. Mudei pra 4:3, 16:9, RGB, CVS... sei lá, tentei de tudo mas ou sair preto e branco ou com o tamanho normal. nunca os dois juntos.

Tentei em uma tv nova HD mas ligando com o cabo RCA que veio na dream, nao usando o conector pra tv digital. Deu a mesma coisa. A tv é widescreen, fiz o 19:9, 4:3, mudei na tv e na dream e nada. Aí suspeitei que o problema é de configuraçao na dream. Testei em outra Tv. A mesma coisa.:(

O que eu tenho que fazer? Acho que nao tem mais configuraçao possivel na Dream que eu conheça com o pouco que aprendi até agora pra mudar e por a imagem no tamanho normal. Tem algum jeito ou as tvs sao incompativeis?

Obrigado

2. loliix

loliix Membro Li-ion

EDIT: Li mal, as minhas desculpas (reply original em quote)

O modo NTSC através de RCA apenas funciona correctamente a preto e branco porque a sua TV não tem suporte nativo para NTSC. Para que este tenha as dimensões correctas e cor deverá utilizar um cabo RGB SCART.

Como curiosidade os outros modos funcionavam a cores porque a sua TV suporta PAL60.

Última edição: Fevereiro 19, 2008
  3. Marvillas

Marvillas Membro Digital Membro Gold

Boas,
    Testa em A/V settings Pal60 e CVBS que deve funcionar.

Cumprimentos
    Marvillas

4. ndinga76

ndinga76 Membro Digital

Eu tive o mesmo problema (para ver a cores só em ntsc) e que resolvi da seguinte maneira, a minha tv tem av1, av2, av3 e av4, fez-me isso em av3 e em av4, depois experimentei no av1 e ficou a dar a cores em pal. Isto tem a ver com a configuração da tv e não da dream. Ou tenta ver o manual da tua tv e vê se consegues configurar a tv.

5. wender_reis

Vou tentar isso entao. Só pequena correçao: eu vejo colorido em ntsc e pal que sai preto e branco. Vou tentar configurar na tv e baixar um skin ntsc pra ver o que da.

6. vartaxe

vartaxe Membro Digital

eu nao sei pk mas no meu lcd a dream em pal+pal60 a tv continua a dizer 50hz... nao deveria dizer 60hz? se eu meter em ntsc ja aparece os 60hz

7. loliix

loliix Membro Li-ion

Ora aí está algo que não se vê todos os dias.. Assumindo que mora na europa e que as suas TVs foram compradas na europa (portanto PAL a 50hz), o que é comum é precisamente o inverso (NTSC ficar a preto e branco).

Ainda assim, ignorando esse detalhe, continuo a recomendar-lhe abandonar o cabo RCA e usar um cabo RGB Scart. O facto de ser RGB dá-lhe maior tolerância contra essas "flutuações" de standards, ao contrário do RCA em que a TV espera que o video obedeça à formatação da sua norma.

PAL60 também pode ser uma solução, como foi sugerido por Marvillas.

-------- EDIT: ESPECULAÇÃO ----------
    Já agora, posso assumir que a sua dream é um clone?
    Não é que isso seja propriamente um factor determinante (o facto de ser clone não quer dizer que cause problemas), mas pela descrição dada arriscaria a dizer que apesar da dream funcionar internamente com a resolução correcta de cada formato, o DAC estará a formatar o PAL como NTSC e o NTSC como PAL.. Que é algo a que eventualmente se pode fechar os olhos e resolver com um RGB Scart.

Não me arrisco a extrapolar como alguém possa ter colocado o DAC a funcionar dessa forma (erro de hardware).. Mas esse é um cenário plausível para o software funcionar correctamente mas a saida da imagem não corresponder ao pretendido.
    -----------------------------------------

@vartaxe

Diria que o modo PAL+PAL60 coloca na saída um sinal de video cuja frequência de amostragem seja igual à original, isto é, se o sinal for PAL coloca na saida PAL50 e se for NTSC coloca PAL60. Já agora, julgo que o PAL60 não é um standard mas sim um pseudo-standard que se arranjou por conveniência para cooperar com o NTSC ;)

Última edição: Fevereiro 19, 2008
  8. vartaxe

vartaxe Membro Digital

obrigado pela informação

agora nem sei se deixo em pal+pal60 se em multinorm... talvez em pal+pal60 :confused:

9. loliix

loliix Membro Li-ion

Intuitivamente deixaria em pal+pal60, pois a calibração de cor para NTSC é diferente da PAL. Mas por outro lado, nada garante que a dream faça conversão do esquema de cor do NTSC para PAL com o PAL60.. De resto o PAL60 surgiu precisamente para passar o sinal NTSC em televisões PAL sem necessitar qualquer tipo de conversão, mas isso é numa perspectiva de custos para o fabricante, e não de qualidade de imagem para o utilizador.. Veja-se mais como um modo de compatibilidade para TVs que só aceitam PAL.

De qualquer forma, não é prático ter duas calibrações de cor para a mesma fonte, e julgo que nenhuma TV possui calibrações independentes para cada formato.

10. wender_reis

Oi loliix. Eu nao to na europa, eu sou brasileiro mas moro na argentina. Aí está todo o problema. Tudo muda! As tvs aqui sao PAL-NC e NTSC (que nao é o mesmo pal ou pal 60 da dream). Tenho quase certeza de que o cabo RGB Scart ia funcionar, só que eu ficaria limitado em por a minha dream só na tv com alta definicao e nao nas comuns. Dependendo da skin a resoluçao melhora e fica quase certo, to pensando em fazer uma skin propria.

11. vartaxe

vartaxe Membro Digital

a gemini tem uma skin/opção "zoom" que deve resolver isso... deve estar nas opções do OSD

12. loliix

loliix Membro Li-ion

Está explicado todo o mistério! ;)

Então basicamente é um problema com as skins, que estão feitas para 576 linhas (PAL) quando no seu caso a dream trabalha com 480 linhas (NTSC), daí que apareçam esses cortes. Contudo não deverá ter problemas com a transmissão de TV em si, apenas o inconveniente dos menus e informações da dream estarem cortados.

13. wender_reis

Isso mesmo, o problema é todo esse, mas os canais aparecem direito sem problema. Mas valeu ae o pessoal pela ajuda. Esse dreambox é muito doido! hehehe:icon_good:

Digital Click