Como será viver em Portugal com o FMI a mandar?

Discussão em 'Economia e Finanças' iniciado por JuizDidi, Novembro 12, 2010.

1. JuizDidi

JuizDidi Staff Moderador Temático Membro Gold

Como será viver em Portugal com o FMI a mandar?

Sem moeda para desvalorizar e taxa de câmbio para influenciar, o que podem fazer os "homens de fato preto e óculos escuros"? Provavelmente, garantir que os programas de consolidação orçamental já apresentados pelo Governo sejam cumpridos. Pela primeira vez.

A chegada à Portela dos "homens de fato preto e óculos escuros" – como foram ironicamente retratados por alguns jornais gregos em Maio - já foi cenário impossível, hipótese remota e possibilidade académica. Hoje, parece quase inevitável. Os juros da dívida pública raiaram os 7,2%.

E agora? Se o FMI vier aí, o que é de esperar? Um PEC 3 levado a sério? E quais os protagonistas deste cenário? Em campo estariam técnicos do Banco Central Europeu e da Comissão Europeia, já que dois terços da possível ajuda financeira viriam da Europa. Em 1983, o País recebeu apenas um grupo do FMI. Portugal fazia parte de um mundo e de uma Europa diferentes. Apesar das "coincidências", visíveis nos recortes do "Expresso" e "Diário de Notícias" dos anos 80.

in JNeg

2. WorldTraveler

WorldTraveler Membro Digital

Como seria??

- Seria viver o próximo ano numa recessão esperada e inevitavel, mas com a certeza de que no futuro poderíamos depositar esperança na evolução do país (pelo menos enquantos as regras deles vingassem).

- Seria ter esperança de que o NOSSO dinheiro seria bem canalizado e para o que realmente faz falta

- Seria ter (a remota) esperança de que os políticos que nos têm guiado para o abismo, se dêem conta de que é preciso modificar politicas e maneiras de pensar. Neste momento e SÓ devido a toda esta situação é que resolvem deixar as politiquices e os partidarismos de parte e fazer cedências em nome do País. Pergunto-me: Não deveriam os políticos (e os partidos) pensar sempre nos interesses soberanos do país??

Venha de lá esse FMI, nem que sejam como convidados, que os juros da dívida acalmavam logo...

3. betovem

betovem Membro Li-ion

Eu tambem tenho muitas dividas.
    Por mim podem vir já ontem....

4. ssmigas

ssmigas Membro Digital

Por mim já estou como o outro, venha o FMI, porque pior não ficamos, eles (governo) dizem que sim, mas como eu tenho a certeza que estamos bem pior do que aquilo que o governo diz, acho que com o FMI só iriamos ficar a ganhar ( ou melhor, a perder menos ).
    É pelo menos com o FMI, não há tachos e falcatruas como acontece actualmente e que nos levam bem mais que 40% dos dinheiros do estado Português

5. MagalhaesFT

MagalhaesFT Staff Admin Global Membro Gold

Se vier o FMI e acabar com metade dos tachos públicos...

Venham eles, já cá fazem falta a muito...

Uma coisa eu noto só quem tem tachinho é que esta preocupado com a vinda do FMI, porque será?

Abraços

6. casser

casser Old School

Sinceramente já não tenho esperanças que isto vá para melhor.. mesmo que levamos 2/3 anos a recuperar alguma coisa, o mais provável é existir outra grande crise internacional... por detrás destas crises existem grandes interesses. E a grande bolha do sistema económico mundial irá rebentar mais dia menos dia...é a evolução.

7. dniestre

dniestre Membro Li-ion

subscrevo!

8. [Fox]

[Fox] Old School

Subscrevo o que já aqui foi dito,usando a frase do Tiririca "pior do que está não fica"

:bored1::bored1:

9. ddf

ddf Membro Li-ion

Pois...
    Isto diz tudo. O principal medo que venha o FMI vem dos politicos por causa dos tachos e também por parte da banca...
    De resto, é como se disse, julgo que a vinda do FMI só poderá ser benéfica!

10. coxão

coxão Membro Li-ion

Eu já acho é que com FMI ou sem FMI, este país não tem salvação...

Vários regimes o monárquicos, republicanos, liberal, democratas,ditatorial e o País sempre na mesma.

Não acreditam?

É o fado português.

LMPC