Constâncio: Bancos estrangeiros contribuíram para desequilíbrios na Europa

Discussão em 'Economia e Finanças' iniciado por JuizDidi, Novembro 15, 2010.

  1. JuizDidi

    JuizDidi Staff Moderador Temático Membro Gold

    Constâncio: Bancos estrangeiros contribuíram para desequilíbrios na Europa


    O responsável do BCE disse que embora tenham contribuído para o crescimento, os bancos estrangeiros partilham responsabilidades nos desequilíbrios que se verificaram nas regiões do Centro, Oeste e Sudoeste da Europa.


    [​IMG]


    “O papel do sector de banca estrangeiro em países [do centro, oeste e sudoeste da Europa], apesar de terem contribuído para a convergência podem ter contribuído para aumentar os desequilíbrios internos em alguns países,” disse o vice presidente do Banco Central Europeu (BCE) e antigo governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio. O responsável é citado pela agencia Dow Jones numa conferência de banca que decorre em Viena.

    Constâncio terá dito ainda que a região está a demonstrar “sinais claros” de retoma económica, ainda que esta deva vir a ocorrer a um ritmo inferior ao que se verificava antes da crise económica, segundo reporta a Bloomberg.

    O Conselho Europeu de Risco Sistémico, proposto pela terceira vaga de regulação a emanar de Basileia, tem “grande potencial” para “salvaguardar a estabilidade do sistema financeiro da União Europeia enquanto um todo”, referiu ainda, segundo a agência norte-americana.




    in JNeg
     
LMPC