Cortes no abono de família afectam 1,4 milhões

Discussão em 'Economia e Finanças' iniciado por JuizDidi, Novembro 2, 2010.

  1. JuizDidi

    JuizDidi Staff Moderador Temático Membro Gold


    Défice

    Cortes no abono de família afectam 1,4 milhões


    02/11/10

    Para cortar no défice, o Governo reduziu o abono de família. Conheça as regras.

    Cerca de 1,4 milhões de beneficiários já vão sentir os cortes no abono de família este mês. As alterações, que geram uma poupança de 250 milhões de euros, pretendem dar uma ajuda à contenção das contas públicas mas também podem contribuir para o aumento da exposição das crianças à pobreza, alertam os especialistas. Conheça as novas regras que entraram em vigor ontem.


    1 - Abono sem actualização

    O abono é apenas uma das prestações sociais que não vai aumentar no próximo ano. Por seu turno, os tectos mínimos e máximos dos escalões também não serão alterados, já que têm por referência o Indexante dos Apoios Sociais (IAS) e este está congelado.

    2 - Fim da majoração de 25%

    Em 2008, o Executivo decidiu majorar em 25% o abono de família nos dois primeiros escalões, para ajudar as famílias, sobretudo as mais expostas à pobreza, a fazer face ao aumento dos preços. Agora retira o apoio. Em causa estão mais de um milhão de beneficiários e espera-se um impacto de 150 milhões de euros.

    3 - Valores do abono

    O corte de 25% nos dois primeiros escalões vai reflectir-se na tabela praticada hoje. É que, agora, o abono vai de 43,68 a 174,72 euros no primeiro escalão e de 36,23 a 144,91 euros no segundo.



    in DE
     
Engisat