Diâmetros das Antenas para Portugal inclui Ilhas

Discussão em 'Montagens de sistemas / Dúvidas Gerais' iniciado por sat5300, Setembro 23, 2007.

1. sat5300

sat5300 Staff Moderador Temático Membro Gold

Qual é o diêmtro da antena para um determinado satélite?

Eis a resposta para esta questão no anexo...

Um abraço, sat5300

Arquivos Anexados:

Última edição: Setembro 23, 2007
    Jolifre, ALEX e 312888 gostam disto.
  2. 312888

312888 Membro Digital

So uma pequena questao , estas medidas de antena sao para o pais todo (continente)?
    ou tem como ponto de partida a cidade de Lisboa? pois em na zona de braga ha medidas que me parecem muito baixas , por favor comenta.

Cumprimentos.

3. Cyborg

Cyborg Old School

boas, isto é assim, o facto de veres medidas baixas, isto tem a haver com a aproximação da zona de captação do satelite, eu estou no centro, consigo ver o astra 28.2 e eurobird com uma antena de 85cm e um lnb de 0.3db, já que estiver mais para sul, está mais longe já tem de meter um prato maior, no algarve a quem tenha de meter 1.20cm para ver o satelite, no norte o prato de 60cm já deve dar para ver o satelite, mas o problema é o tempo, nos dias de chuva convem ter um prato maior para manter o sinal, naqueles satelite cujo o sinal não é muito forte, a mesma situação com o nilesat capta-se cm uma antena pequena no algarve e no norte só com uma de 1.20cm para ficar estavel, no centro uma de 85cm chega, portanto isto é o tacho varia consuante a potencia de emição do satelite para determinado sitio, se esiveres no limite de chegada do satelite já tens de meter um parto grande para o captares, se estiveres na zona abrangente do satelite uma pequena serve, isto se estiveres a ver um só satelite, se tiveres a ver mais maior tem de ser o diametro e o factor de ruido do lnb, para que tu aproveites o sinal ao maximo, e atenção isto é diametros minimos, que dão para captar, portanto se for 60cm metes 80cm para ficar estavel e por ai fora...

touromelga...

4. sat5300

Olha, as mediadas que estão aí são as que têm uma qualidade aceitável. Por exemplo eu tenho um prato de 120 cm para o Astra 2 e tenho uma qualidade aceitável em quase todos os transponders desse satélite. Até chego a ter 98% de qualidade de sinal o que é muito bom...

Alguma duvida coloca-a no fórum...

Um abraço, sat5300

5. Jolifre

Jolifre Membro Digital

Boas...
    Foi uma boa ideia...mas...por aquilo que tenho procurado, penso k não será necessário um prato tão grande nalguns casos.
    Por exemplo a TVtel precisa apenas de um prato de 80cm que está nos 9º para ser captada na Madeira.
    No entanto há satélites que desde 2006 estão a emitir em banda Ku o que permite uma antena menor e com melhor qualidade..
    Por isso, será que a fonte desse folhete já não estará actualizada?? É que 2 anos em comunicações é mto tempo!!!

6. sat5300

Também existe um bom site que mostra o diâmetro do prato para a tua região em _http://www.diesl.com/web/index.php?page=acimut

Um abraço, sat5300

LMPC
  1. Este site usa cookies. Se continuar a navegar no site, está a concordar com o uso de cookies.
    Fechar Aviso