Economia: China vai ultrapassar EUA em 2020

Discussão em 'Economia e Finanças' iniciado por JuizDidi, Novembro 15, 2010.

  1. JuizDidi

    JuizDidi Staff Moderador Temático Membro Gold

    Economia: China vai ultrapassar EUA em 2020


    A economia da China vai ultrapassar a dos Estados Unidos já em 2020, devido à expansão da sua economia e à apreciação do yuan, segundo estimam os analistas da Standard Chartered.


    [​IMG]


    “Acreditamos que o mundo está num ‘super ciclo’ de crescimento elevado e sustentável”, disse uma equipa de economistas do banco numa nota de investimento publicada hoje e citada pela Bloomberg. “A escala de mudança durante os próximos 20 anos vai ser enorme”, acrescentam.

    Segundo os analistas, em 2030, a dimensão da economia chinesa vai ser equivalente a duas vezes a dos Estados Unidos. Já a sua produção vai crescer, relativamente ao resto do mundo, dos actuais 9% do PIB mundial para 24% do total da produção mundial, diz a equipa de analistas liderada por Gerard Lyons, citada pela agência noticiosa. O Goldman Sachs estima que a China ultrapasse os EUA em 2027.

    Segundo as suposições dos analistas, o mundo poderá atravessar um terceiro “super ciclo” de crescimento. O termo é definido por “um período de crescimento histórico global elevado, durando uma geração ou mais”.

    Este período deverá ser assinalado por “elevado comércio internacional, altas taxas de investimento, urbanização e inovação tecnológica, caracterizadas pela emergência de novas e grandes economias”, que começam por ser observadas a convergir a um ritmo acelerado com as economias mais desenvolvidas”, descreve o banco de investimento.

    A China ultrapassou a economia do Japão este ano, pelo segundo trimestre consecutivo nos três meses que terminaram a 31 de Setembro, segundo os dados divulgados esta madrugada pelo gabinete de estatística do Japão. Isto depois de em 2005 ter superado a economia do Reino Unido ao subir para o quarto lugar e de, em 2007, ter excedido a da Alemanha, ocupando o terceiro lugar.




    in JNeg
     
DreamPortugal