Empresa cria nova ferramenta de digitação em smartphones

Discussão em 'Noticias/Informações' iniciado por zarbman, Novembro 3, 2010.

  1. zarbman

    zarbman Staff Moderador Temático Membro Gold

    [​IMG]

    Teclados físicos foram feitos para acomodar duas mãos e ocupar um espaço muito maior que o fornecido por uma tela de smartphone. A prova disto é que ao tentar digitar uma letra, a maioria dos usuários acaba digitando a letra errada. Em virtude disso, muito tem sido feito para melhorar a forma de digitar com teclados padrão como corretores automáticos e sistemas de sugestão de palavras.

    Levando em conta a falta da criação de um sistema pensado para smartphones, foi desenvolvido o 8pen: uma técnica de digitação que pretende desbancar qualquer outra em smartphones em um futuro próximo.

    A premissa básica do 8pen é a facilidade de uso. Dividindo a tela em quatro campos idênticos, com quatro letras de cada lado. Para atingir uma letra, o usuário deve tocar o centro do teclado e deslizar o dedo para um dos quatro campos.

    Movendo o dedo para a direita ou esquerda, escolhe o lado do campo que contém a letra desejada, e passando para o campo adjacente avança para a próxima letra. Basta retornar então o dedo para o centro e iniciar novamente para escolher uma nova letra.

    O sistema todo parece complicado no começo, mas o sistema de escrita deslizante é muito fácil de se acostumar, e a posição das letras foi pensada tendo como base a maior ou menor utilização delas. Desta forma, letras muito comuns como "a" e "m" ficam na parte central, ao passo que letras pouco usadas como "x" ficam mais distantes do centro.

    É possível ainda programar frases e palavras pré-definidas que serão preenchidas caso o usuário faça um desenho na tela iniciando de um ponto fora do centro do teclado. Assim o digitador consegue preencher facilmente seu próprio nome, frases como "vou chegar atrasado" ou "te amo", agilizando ainda mais a digitação.

    O 8pen estará disponível ainda nesta terça-feira no Android Market para celulares com sistema Android 2.2 ou superior. O fabricante diz já estar trabalhando em uma versão para smartphones com o sistema operacional da Google versão 1.6 e superior, e que esta deve ser anunciada em breve. Não foram anunciadas versões para outros sistemas.
     
SatLine 24