Empresa cria robot para entrar em ambientes perigosos como minas

Discussão em 'Internacional (Notícias)' iniciado por JuizDidi, Novembro 2, 2010.

  1. JuizDidi

    JuizDidi Staff Moderador Temático Membro Gold


    China

    Empresa cria robot para entrar em ambientes perigosos como minas

    Económico com Lusa
    02/11/10

    Uma empresa chinesa vai iniciar a produção de um robot desenhado para entrar em ambientes perigosos e recolher informação de acidentes em minas e depósitos de carvão.

    O robot, equipado com uma blindagem à prova de explosões e dirigível, foi desenhado pela companhia Kaicheng Electronic Co. Ltd na cidade de Tangshan, localizada na província de Hebei, norte do país, revelou hoje a agência oficial Xinhua.
    Em 2009 mais de 2.600 mineiros morreram em depósitos e minas de carvão chinesas devido à exploração intensiva que obriga a perfurações de maior profundidade, aumentando também os riscos de acidentes.
    Perante a situação das minas e depósitos de carvão do país, considerados os mais perigosos do mundo, um novo regulamento entrou em vigor a 7 de Outubro e obriga as chefias das minas a descer aos poços com os trabalhadores numa tentativa de reforçar as condições e medidas de segurança dos trabalhadores.
    Com a nova lei, a China pretende diminuir a exploração intensiva e excessiva das minas, a precariedade das condições de segurança e o número de acidentes.
    O novo regulamento estabelece também que em caso de acidente, se não estiver dentro da mina nenhum responsável do complexo, a companhia proprietária do espaço é multada em cinco milhões de yuan (583.000 euros) enquanto que o responsável será multado num montante equivalente a 80% do seu vencimento no ano anterior.




    in DE
     
LMPC