Empresas disponíveis para prestar todas as mordomias

Discussão em 'Economia e Finanças' iniciado por JuizDidi, Novembro 1, 2010.

  1. JuizDidi

    JuizDidi Staff Moderador Temático Membro Gold


    Casa

    Empresas disponíveis para prestar todas as mordomias


    01/11/10

    Ir buscar os filhos à escola, preparar refeições e festas, tratar de burocracias ou contratar canalizadores tornou-se mais fácil.

    Discretos, eficientes e imperturbáveis. Três expressões que facilmente encaixamos na descrição da figura do mordomo. A riqueza é também uma característica associada a quem pode ter um mordomo aos seus serviços. Contudo, nos dias que correm isto não parece ser assim tão verdade. Por exemplo, ter alguém que trate das limpezas da sua casa e da preparação de refeições pode custar-lhe apenas 180 euros por mês. Existem várias empresas em Portugal que pretendem substituir o papel de mordomos e ir ao encontro das necessidades do dia-a-dia de um leque bastante mais vasto de pessoas.
    Não tem tempo para ir buscar os filhos à escola ou levá-los à equitação, nem para confeccionar uma refeição, arranjar um canalizador, tratar de questões burocráticas ou preparar uma surpresa de aniversário? Estes são apenas alguns dos serviços que estas empresas estão disponíveis a prestar-lhe ao longo de 24 horas. Após algumas pesquisas na internet sobressaem alguns nomes sugestivos como Mordomo à Medida, Mordomoos, Gettime, Donas de Casa Desesperadas ou ReadyMaid. Algumas dessas empresas funcionam com base numa avença mensal em que o cliente contrata um pacote de serviços que lhe vão sendo prestados ao longo do mês. Os serviços podem ir desde a simples contratação de uma empregada doméstica ao planeamento de uma festa, passando pela entrega em casa de um medicamento às três horas da manhã. É o que se passa por exemplo com a Gettime. "O cliente através da aquisição de um dos nossos cartões de valor mensal, passa a ter acesso a uma panóplia de serviços, os quais variam com o tipo de cartão adquirido. A partir desse momento passará a ter um contacto de uma gestora pessoal, a qual ficará responsável por corresponder aos seus pedidos", revela João Ribeiro, responsável desta empresa nortenha. Um dos pedidos mais extravagantes que a Gettime recebeu foi em Julho, e consistiu no aluguer de um iate e na organização de um roteiro diário para uma oferta surpresa a um aniversariante. A organização de um evento com essas características pode custar cerca de 600 euros.
    Com moldes semelhantes funciona também a Mordomoos na região da Grande Lisboa. Segundo João Ferreira, o cliente-tipo é uma família da classe média/alta de quatro ou cinco pessoas, para a qual a gestão diária complementada com alguns serviços extra custa cerca de 300 euros por mês. Para este responsável, a grande vantagem de recorrer a empresas que oferecem este tipo de serviço é o facto do cliente ter flexibilidade de conjugar o que necessita e adaptar o preço à sua situação. "Acaba por ser mais barato em cerca de 25% a 30% do que se tivesse de contratar todos os serviços individualmente", refere. Um dos pedidos mais peculiares que a Mordomoos recebeu foi o de uma cliente que simplesmente precisava de alguém que lhe organizasse os utensílios de cozinha dentro dos armários. "Trata-se de uma pessoa que tem uma particular preocupação com a organização", recorda João Ferreira. n Catarina Melo

    Alguns empresas-mordomo à sua disposição:

    Mordomoos
    A maior parte dos serviços funciona com base numa avença mensal. O exemplo mais caro que têm é o de um cliente que paga 2.800 euros mensais para ter apoio na gestão de três casas, incluindo alimentação, tratamento de roupa, automóveis, jardins, barco e palacete. Mas pode ser bastante mais barato. A confecção de refeições e a limpeza a meio tempo de um T4 pode custar 180 euros por mês.

    Gettime
    Quem pretender recorrer aos serviços desta empresa compra um cartão que lhe dá acesso a um pacote de serviços que são organizados por um gestor de conta. O custo de cada cartão varia consoante o perfil do cliente. Um dia à medida, por exemplo, com passeio de iate, ‘catering' e jantar num restaurante incluído pode custar cerca de 300 euros.

    ReadyMaid
    Especializada na consultoria na área de serviços do lar, ajuda a contratar empregadas externas ou internas, babysitters, motoristas, jardineiros ou mordomos. Mas também organiza eventos. Por exemplo, uma família que venha a Portugal passar três semanas de férias que escolha uma equipa composta por governanta, motorista e ‘babysitter' paga cerca de 4.500 euros.




    in DE
     
LMPC