Ensino - Reitores garantem reduzir custos

Discussão em 'Noticias e Legislação' iniciado por JuizDidi, Novembro 5, 2010.

  1. JuizDidi

    JuizDidi Staff Moderador Temático Membro Gold


    Ensino

    Reitores garantem reduzir custos


    04/11/10

    Apesar de poderem contratar, as universidades dizem que vão conter custos.

    Apesar de as universidades públicas poderem continuar a contratar pessoal, ao contrário da generalidade dos serviços do Estado, as instituições de ensino superior garantem que têm programas para reduzir custos, no "quadro de responsabilidade colectiva que assumiram com o Governo" no contrato de confiança.
    "As instituições públicas de ensino superior têm em preparação, ou já em curso, programas de reorganização exigentes com vista à redução de custos e ao aumento de eficiência, a aplicar ainda em 2010 e em 2011", refere o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), António Rendas, num comunicado emitido ontem, em reacção à notícia publicada pelo Diário Económico. Porém, tal como o Diário Económico avançou, várias universidades públicas contactadas revelaram ter em curso concursos de admissão de pessoal docente e não docente.
    O Orçamento do Estado para 2011 estabelece que apenas as universidades e politécnicos em situação de "desequilíbrio financeiro" ficam impedidas de admitir pessoal a partir de 2011. As restantes instituições mantêm assim o direito a contratar, ao contrário do que ficou estipulado em Junho para todos os serviços da administração pública, que viram congeladas as novas admissões, no âmbito das medidas de austeridade. As instituições de ensino superior público não são igualmente abrangidas pelo despacho de Outubro que trava na administração pública todas as promoções por concurso.



    in DE
     
Génio Digital