Financiamento - Recurso ao BCE começa a abrandar

Discussão em 'Economia e Finanças' iniciado por JuizDidi, Novembro 5, 2010.

  1. JuizDidi

    JuizDidi Staff Moderador Temático Membro Gold


    Financiamento

    Recurso ao BCE começa a abrandar


    05/11/10

    Banca começa a dar sinais de alguma mudança.

    Os quatro maiores bancos privados - BCP, BES, Santander Totta e BPI - a operar em Portugal somaram, nos primeiros nove meses do ano, 31,7 mil milhões de euros de recursos junto de bancos centrais, entre os quais o BCE. Em termos homólogos o número compara com os 8,4 mil milhões de Setembro de 2009. A subida é impressionante mas já é visível alguma desaceleração face ao trimestre anterior, tal como a banca portuguesa já tinha avisado que poderia acontecer.
    As contas dos primeiros nove meses do ano mostram uma mudança clara sobretudo nos casos do BES e BCP. No primeiro, há mesmo uma queda de 26% face a Junho. No segundo trimestre, e face ao primeiro, o banco tinha subido o recurso a bancos centrais em mais de 100%. Já o BCP aumentou em 21,67%, face a Junho, o recurso a bancos centrais mas esta subida em nada se compara com os 360% de aumento de Junho face a Março.
    No caso do Totta, a subida trimestral em Setembro foi de 43% mas o pico terá sido atingido igualmente em Junho face a Março, embora os dados deste mês não estejam disponíveis de forma discriminada.
    O BPI é uma excepção, já que em Setembro cresceu mais face a Junho do que acontecera neste mês face a Março. Ainda assim, o banco nunca atingiu este ano valores sequer próximos aos que BCP e BES, por exemplo, registaram de recurso aos bancos centrais.



    in DE
     
SatLine 24