"Fusão entre BCP e BPI faz mais sentido agora do que nunca"

Discussão em 'Economia e Finanças' iniciado por JuizDidi, Novembro 9, 2010.

  1. JuizDidi

    JuizDidi Staff Moderador Temático Membro Gold


    Análise

    "Fusão entre BCP e BPI faz mais sentido agora do que nunca"

    09/11/10

    Os analistas do banco Nomura dizem ter chegado o tempo dos bancos portugueses pensarem em movimentos de consolidação.

    Numa nota de análise de hoje intitulada "Banks we like in countries we don't", a equipa de peritos liderada por Daragh Quinn argumenta que os bancos portugueses "vão eventualmente considerar a consolidação como fonte de crescimento" dado se perspectivar uma recessão em Portugal ao mesmo tempo que os níveis de capital das instituições se apresentam baixos.

    Nesse sentido "acreditamos que uma fusão entre BCP e BPI tem maior sentido estratégico agora do alguma vez teve ao longo dos últimos três anos", argumenta o Nomura, lembrando que os bancos já tentaram, por duas vezes, esta operação e ambas sem sucesso.

    No mesmo documento, o Nomura avança que a fusão entre estes dois bancos portugueses geraria, só em custos, sinergias de 212 milhões de euros e diz acreditar que os maiores accionistas do BCP e do BPI aceitariam este negócio. "O apoio dos accionistas seria essencial, mas acreditamos que tanto o La Caixa (tem 30% do BPI) como a Sonangol (tem 10% do BCP) aceitariam esta fusão", lê-se no ‘research'.

    Na mesma nota de análise, o Nomura revê em baixa, para 0,75 euros, o preço-alvo do BCP, a quem atribui uma recomendação de "comprar". Na sessão de hoje, o banco cai 1,42% para 0,62 euros (ver gráfico), 20% abaixo do ‘target' do Nomura.

    • Nota: o investidor deve consultar esta nota de ‘research' integralmente, solicitando-o à casa de investimento que o realizou.



    in DE
     
DreamPortugal