Governo abre as portas à fusão da agência Lusa com a RTP

Discussão em 'Economia e Finanças' iniciado por JuizDidi, Novembro 7, 2010.

  1. JuizDidi

    JuizDidi Staff Moderador Temático Membro Gold


    Aliança

    Governo abre as portas à fusão da agência Lusa com a RTP


    07/11/10

    RTP e Lusa poderão fundir-se a médio prazo. A medida, anunciada por Jorge Lacão, está em fase de “reflexão”.

    O ministro dos Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão, assumiu ontem, numa audição com as Comissões de Orçamento e Finanças e da Ética sobre o Orçamento do Estado de 2011, estar a reflectir sobre a possibilidade de fazer uma "gestão da participação [na Lusa e RTP]" que passe por uma "solução de integração". Informação que Afonso Camões, presidente do conselho de administração da Agência Lusa, confirmou ao Diário Económico estar "em cima da mesa".
    "Que sentido é que faz, para o Estado português, que em Luanda exista uma delegação da Lusa e outra da RTP? A mesma casa dá para os dois. Estamos a falar de racionalizar recursos e isto faz parte do caderno de boas práticas de gestão. Estamos, para já, a falar apenas de um caminho, e a Lusa tem de fazer parte da solução", explicou o administrador, nomeado pelo Estado em Março de 2009.
    À saída da audição, Jorge Lacão foi parco nas palavras. "Não estava a apresentar nenhum novo modelo. Mas foram pedidas ao Governo iniciativas no sentido de reestruturar o sector público empresarial. Estamos disponíveis para reflectir sobre se há formas que permitam criar uma racionalidade acrescida à participação do capital do Estado no sector público de comunicação social", disse aos jornalistas. "Não escondo que podem haver sinergias entre a rede de actividade da Lusa e da RTP e RDP", acrescentou o ministro com a tutela dos media.
    Segundo o presidente do conselho de administração da agência noticiosa, a Lusa e a RTP já funcionam sob o mesmo tecto em Dili, Timor, e em Luanda, Angola. "Há um ano e meio, propus à RTP a fusão de delegações fora do território nacional e a reacção foi de abertura", contou.



    in DE
     
DreamPortugal