Governo antecipa aumento da despesa do Estado

Discussão em 'Economia e Finanças' iniciado por JuizDidi, Novembro 15, 2010.

  1. JuizDidi

    JuizDidi Staff Moderador Temático Membro Gold


    Aviso

    Governo antecipa aumento da despesa do Estado

    Económico com Lusa
    15/11/10

    Emanuel dos Santos avisou hoje para um aumento do ritmo de crescimento da despesa do Estado devido aos juros da dívida pública.

    De acordo com o secretário de Estado do Orçamento , durante uma intervenção no debate promovido pela Ordem dos Economistas sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2011, apesar do abrandamento no crescimento da despesa pública, desde o seu pique atingido a meio do ano, esta vai voltar crescer mais.
    "Só não continuaremos essa trajectória de desaceleração em virtude da factura com os juros ter sobrecarregado a nossa despesa", afirmou Emanuel dos Santo, depois de explicar que não era expectável que a trajectória do défice das contas públicas tivesse efeito imediatamente após o anúncio das medidas, citando o exemplo do aumento das taxas do IVA, que só teria efeitos concreto a partir de Setembro.
    No entanto, Emanuel dos Santos sublinhou que não haverá uma aceleração do crescimento da despesa corrente primária (excluindo os juros).
    A despesa do subsetor Estado está a níveis superiores aos de 2009, de acordo com a síntese de execução orçamental, nos primeiros nove meses do ano, tendo reduzido o seu ritmo de crescimento até aos 2% no final de Setembro deste ano, face ao período homólogo de 2009.



    in DE
     
Génio Digital