Inflação sobe para 2,3% em Outubro

Discussão em 'Economia e Finanças' iniciado por JuizDidi, Novembro 11, 2010.

  1. JuizDidi

    JuizDidi Staff Moderador Temático Membro Gold

    Inflação sobe para 2,3% em Outubro


    Índice de preços no consumidor voltou a subir, em Outubro, atingindo os 2,3%, o que corresponde à variação mais elevada dos últimos dois anos.


    [​IMG]


    A contribuir para a subida do índice de preços no consumidor estiveram os transportes, a habitação, a água, a electricidade, o gás e outros combustíveis e os produtos alimentares e bebidas não alcoólicas, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE).

    A inflação homóloga situou-se assim nos 2,3%, o que representa o valor mais elevado desde Outubro de 2008, segundo a mesma fonte.

    Saúde, comunicações e vestuário e calçado travaram a subida de preços no consumidor.




    in JNeg
     
  2. JuizDidi

    JuizDidi Staff Moderador Temático Membro Gold

    Preços em Portugal sobem 0,4% em Outubro


    INE

    Preços em Portugal sobem 0,4% em Outubro

    11/11/10

    A inflação situou-se nos 0,4% em Outubro, devido à subida dos preços do vestuário e calçado e dos medicamentos.

    Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelados hoje mostram que os preços no consumidor subiram 0,4% no mês passado, em relação ao mesmo período do ano passado, devido sobretudo aos avanços dos preços do vestuário e calçado.
    Mas também os gastos com saúde, com uma variação mensal de 1,4% (superior em 1,3 pontos percentuais à registada em Outubro de 2009), contribuíram para este aumento, "reflectindo o agravamento dos preços dos produtos farmacêuticos".
    Os mesmos dados mostram que os preços registaram uma subida de 2,3% em Outubro, face ao mesmo período do ano passado, e mais 0,4 pontos percentuais do que o registado em Setembro.
    Os sectores que mais contribuíram para esta subida homóloga foram os transportes, a habitação, a água, a electricidade, o gás e outros combustíveis e produtos alimentares e bebidas não alcoólicas.
    Contudo, excluindo os preços da energia e dos bens alimentares não transformados, a taxa de variação da inflação foi de 0,9% em Outubro, face a 2009.






    in DE
     
DreamPortugal