Investigadores alemães dão visão a cegos através de chips.

Discussão em 'Saúde' iniciado por Numerico, Novembro 3, 2010.

  1. Numerico

    Numerico Staff Moderador Temático Membro Gold

    Investigadores da Universidade de Tuebingen, Alemanha, e da empresa Retina Implant conseguiram devolver parte da visão a cegos com a instalação de chips nos olhos.
    [​IMG]

    A investigação vem descrita num artigo do jornal Proceedings of the Royal Society B. De acordo com o artigo, a solução pressupõe a instalação de chips (ou implantes) na área da sub-retina.

    Os testes foram feitos em 11 cegos. Dois padecem de rinitose pigmentar; os restantes sofrem de Coroideremia - ambas doenças têm origens hereditárias e levam os pacientes à cegueira.

    Segundo a BBC, alguns dos pacientes não terão recuperado qualquer estímulo visual devido ao avanço da doença - mas a maioria terá readquirido a capacidade para identificar letras e objetos, ou ver as horas num relógio.

    A tecnologia apenas permite recuperar parte da visão, mas os pacientes lembram que os estímulos visuais readquiridos podem ser bastante importantes para se orientarem e ganharem autonomia.

    Os chips utilizados pelos investigadores germânicos convertem a luz em impulsos elétricos que são encaminhados para o nervo ótico, permitindo a devida interpretação pelo cérebro.
    A BBC publicou .

    Em Portugal, investigadores do Instituto Superior Técnico têm vindo a desenvolver uma tecnologia similar. Pode conhecer esta solução num .



    Exame Informática
     
    nomia gosta disto.
LMPC