Juros da dívida pública descem para baixo dos 7%

Discussão em 'Economia e Finanças' iniciado por JuizDidi, Novembro 12, 2010.

  1. JuizDidi

    JuizDidi Staff Moderador Temático Membro Gold

    Juros da dívida pública descem para baixo dos 7%


    Mercado está a aliviar dos ganhos recentes e recua 5,9 pontos base e negoceia abaixo dos 7%.


    [​IMG]


    A taxa de juro das obrigações a 10 anos está a descer 5,9 pontos base para 6,976%, aliviando do máximo atingido na sessão de ontem, dia em que superou a fasquia dos 7,2% pela primeira vez desde a entrada no euro, de acordo com os preços genéricos da Bloomberg e que agregam várias emissões de dívida.

    Os juros da dívida a cinco anos estão a recuar 3,8 pontos base para 6,121% enquanto a “yield” da dívida a dois anos está a subir 1,6 pontos base para 4,866%.

    Esta evolução está a ser partilhada pela Irlanda, cujos juros da dívida a 10 anos estão a deslizar 33,4 pontos base para 8,562%, depois de ontem também terem atingido um novo máximo ao aproximarem-se dos 9%.

    Os países europeus periféricos têm estado sob os holofotes, numa altura em que é crescente o receio de incumprimento da dívida.

    Ainda assim, entre os intervenientes do mercado Portugal é o melhor conotado, entre os piores. Um inquérito realizado pela Bloomberg a operadores, analistas e economistas, revelam que 38% dos inquiridos aponta para um incumprimento nacional. Os números aumentam no caso da Irlanda e da Grécia, com o primeiro a agregar 51% das respostas e Atenas 71%.




    in JNeg
     
LMPC