Mais de 60 mil fogem dos fundos nacionais

Discussão em 'Economia e Finanças' iniciado por JuizDidi, Novembro 15, 2010.

  1. JuizDidi

    JuizDidi Staff Moderador Temático Membro Gold


    Investimento

    Mais de 60 mil fogem dos fundos nacionais


    15/11/10

    Depósitos provocam fuga de investidores dos fundos de investimento. Número total de investidores está no nível mais baixo dos últimos oito anos.

    A indústria dos fundos de investimento nacionais já viveu melhores dias. Aliciados pela remuneração cada vez mais atractiva dos depósitos a prazo e pressionados pela crise de dívida soberana, os investidores estão a fugir a sete pés dos fundos portugueses. De acordo com os dados da CMVM, no primeiro semestre existiam 1,21 milhões de investidores em fundos nacionais. Apesar de parecer elevado este é número mais baixo dos últimos oito anos. Para encontrar um número inferior de participantes em fundos portugueses é necessário recuar até ao segundo semestre de 2002, período em que existiam 1,04 milhões de investidores.
    "Há um factor determinante que é a concorrência dos depósitos, pela sua remuneração atractiva e grau de baixo risco", afirmou ao Diário Económico fonte da sociedade gestora Santander Asset Management. Além de justificar a fuga dos investidores com o crescente aumento da remuneração dos depósitos, o director de investimentos do Banco Best, Diogo Serras Lopes, enumera ainda "uma volatilidade maior neste ano, que se reflecte na ‘performance' e na consequente atractividade da indústria de fundos nacionais" e "os receios sobre a evolução da economia portuguesa".



    in DE
     
LMPC