Manual para montar antena hispasat

Discussão em 'Meu sistema\ Montagens de sistemas' iniciado por DragTeam, Setembro 14, 2007.

1. DragTeam

DragTeam Staff SysOp Membro Gold

aqui fica um manual feito peo nosso amigo coelhobravo

Arquivos Anexados:

Editado por um moderador: Fevereiro 26, 2011
    lois, kali24, BestEagle e 14 outras gostaram disto.
  2. proline

proline Membro Digital

Bom manual, pode ser que ninguem tenha duvidas...eu para montar graças ao satfinder e a uma bulsula foi que nem um figo :D

3. BestEagle

BestEagle Membro Digital

Boas, vou montar uma parabólica lá em casa para apanhar o hispasat... é um prato de 50 ou 55cm já não sei bem....

pelo que já vi aqui neste tutorial não me parece muito complicado.. mas tenho uma duvida, na figura 13 ... como é que sei os graus em que estou?? o Norte é 0 graus ou 360... o sul é 180º .... com a ajuda de uma bússola chego a esta parte certo? e depois para meter em 223º ??? é À mão e tentando acertar?? vendo na box qual o sinal que está a receber??

neste site estive a ver o que me dá no local onde vou meter a parabólica... e tenho estes valores... vou usar o que em qual?? a elevação é na parabolica? em vez de meter entre 30º e 35º.. meto 39.5? e o azimuth meto 211º ou 214.4º em vez de 223º??

Elevation: 39.5°
    Azimuth (true): 211.0°
    Azimuth (magn.): 214.4°
    LNB Skew [?]: 23.5°

Cumps

4. Mike Melga

Mike Melga Membro Digital

Manual muito, muito fraco.
    Haverá alguém que consiga ver aquelas imagens minúsculas? A única coisa que este manual mostra detalhadamente é como fazer uma ficha!

5. leao6

leao6 Membro Digital

esperemos, então, pelo teu que, concerteza, vai ilucidar muito melhor os iniciantes.
    ficamos à espera

pborges, hfrodrigues e joecurtis gostam disto.
  6. Mitotinha

Mitotinha Membro Digital

:lingua:E temos que aturar destas coisas. para um membro que a unica coisa que fez no forum foi colocar duvidas, dizer que este manual é muito fraco, "vai lá vai",
    será que o membro iniciado ja conseguiu fazer melhor

Mitotinha

7. peterstrings

peterstrings Membro Li-ion

Vamos esperar pelo teu:smoker:
    p.s; o teu avatar, fica-te bem (sem ofensa);)

leao6 gosta disto.
  8. Mike Melga

O facto de eu não conseguir fazer melhor não quer dizer que este seja bom.

Em primeiro lugar não ofendi ninguém. O facto de eu dizer que este manual é fraco não desrespeita quem o colocou que a nada era obrigado.
    Mas então... se eu não tivesse dúvidas... para que raio queria eu o manual??? :D

Admiti que sou nabo desde o inicio. É por ser nabo que preciso de um manual e vocês respondem e falam mas... o manual continua a ser muito fraco :)

9. Troia

Troia Membro Digital

1º- Já viste a data em que foi postado este manual?...
    2º- Já viste que foi baixado cerca de 1.100 por muitos colegas...
    3º- Já viste que o teu poste foi o primeiro a dar uma opinião desilegante...

Conclusão: Em foruns todas as opiniões devem ser elegantes pois como agora podes ver a tua opinião não contempla nada disto...
    Mas sim o que revela é que não tens unhas para montar um prato fixo para sat (que é o mais fácil) por isso deves ser muito fraco a ler e a fazer o simples com tanta informação que o forum tem...
    Agora imagina que éra uma antena sat motorizada que querias montar...eu te recomendava o apoio de um montador pago...

Última edição: Dezembro 9, 2011
  10. Mike Melga

Caro Troia,

1 - O manual se fosse bom... tanto era em 2007 como em 2011. Era fraco na altura e continua a ser hoje.

2 - Foi baixado por 1100 users mas não sei quantos ajudou. Não vi uma única resposta "Obrigado pelo manual! Deu-me um jeitaço!"

3 - Vocês continuam a levar isto para o lado pessoal. Eu já disse que não conheço nem o coelhobravo nem o administrador, por isso, isto não é pessoal. O que eu estou a querer dizer, isso sim, e sem ofender nem ser deselegante (porque acho que não o fui) é simplesmente que o manual é fraco!
    Então reparem: é um manual para a instalação de uma antena apontada para o Hispasat... mas não se consegue ver nenhum ângulo/posição/alinhamento para o mesmo.

Mas eu só comentei o manual porque ele aparece no fórum como 'sticky' à cabeça de todos os outros posts, nesta secção. Merecia, por isso, algo melhor.

Quanto às minha capacidades... qual foi a parte do eu ser nabo que não perceberam? :)

Mas nabo, nabo... acho que com a ajuda do fórum já tenho informação suficiente para arriscar na minha instalação.

Agradeço ao forum e a todos por isso e a este manual por me ter ensinado a cravar uma ficha F ;)

11. toxic9

toxic9 Membro Digital

Estive a ver o manual, pelas queixas que lhe fazem, suscitou-me curiosidade...

Faço apenas um reparo a quem achar as fotos pequeninas!
    Que tal agarrarem no cantos das fotos e puxarem o rato para o lado?! Já ficam maiores! Lol!
    Tttttcharam!!!!

12. amigosmetralha2

amigosmetralha2 Membro Digital

Boa noite estou a tentar montar uma antena em frança na minha casa, mas não consigo apanhar o sinal
    Acham que estas dados são normais:
    Elevation: 26.0°
    Azimuth (true): 220.2°
    Azimuth (magn.): 220.3°
    LNB Skew [?]: 25.2°

A levação é muito baixa, parece que esta a apontar para o chão...

P.S. a antena e de 65cm, será por isso ou porque estão mesmo ao lado do aeroporto (orly)

Última edição: Agosto 12, 2013
  13. mrpneusat

mrpneusat Membro Li-ion

Boas

Os ângulos obtidos serão próximos dos que indica, ou seja para a Cidade de Paris e captação do satélite Hispasat, os ângulos que obtive foram, Azimute 220.03930353786018º, e Elevação 25.963506394343725º.
    LNB Skew é o ângulo de desfasamento do mesmo, em relação à vertical. Ou seja se olhar de frente para o prato/Lnb, e imaginar os ponteiros de um relógio, a ficha F (ficha e cabo coaxial virado para baixo) deveria apontar para próximo das 5 horas e pico (17h..m), para um skew de 25,2º.
    Alguns Lnb's têm uma escala (rotação) para auxilio nesse tipo de ajuste.
    Sobre a elevação, vai parecer estranho por a antena ser Offset, e então será um pouco como diz, parece apontar para a terra ou chão.
    Se a mesma Antena fosse de foco primário, já teria ideia visual da elevação real. Verifique se existe escala na parte posterior, para dar orientação de elevação.
    Ainda assim recomendo usar um aparelho Sat finder, preços na ordem (10 a 20 €) que ajudam em muito nesse tipo de montagens.
    Boa sorte

Cps

14. amigosmetralha2

amigosmetralha2 Membro Digital

Muito obrigado pela ajuda, mas em relação ao tamanho da antena!!! acha que não é problema?

Engisat