Meo introduz videojogos na televisão.

Discussão em 'Altice - (Meo / Portugal Telecom)' iniciado por Numerico, Novembro 11, 2010.

  1. Numerico

    Numerico Staff Moderador Temático Membro Gold

    A Meo vai permitir aos clientes jogar na televisão, através do pagamento de uma subscrição mensal. O anúncio foi feito no arranque da quarta edição do Sapo Codebits, no Pavilhão Atlântico, em Lisboa.

    O novo serviço vai permitir jogar videojogos de nova geração, na televisão e no computador, com um comando semelhante ao das consolas.

    Por dez euros mensais, os clientes poderão aceder aos cerca de 20 jogos em catálogo (que vão sendo renovados) e jogar sem um limite de tempo. A transmissão dos jogos faz-se em streaming, sem necessidade de download (é apenas preciso descarregar e instalar uma aplicação).

    A apresentação marcou a abertura do Sapo Codebits, um evento de três dias, que integra várias apresentações sobre tecnologia e uma maratona de programação, na qual os participantes, tipicamente agrupados em equipas, têm de desenvolver um produto para apresentação no último dia. Este ano, o Codebits conta com 700 participantes, seleccionados a partir de 1500 candidatos.

    O Meo Jogos é uma parceria com a empresa britânica Playcast Media, especializada em oferecer videojogos on demand para operadores de televisão, integrando-os no sistema de vídeos on demand que estes já tipicamente disponibilizam.

    "Esta é a primeira vez em todo o mundo que esta tecnologia vai funcionar ", garantiu no evento o presidente executivo da Playcast, Guy de Beer, notando que as experiências levadas a cabo até agora eram de muito menor escala. E arriscou uma previsão: dentro de alguns anos não haverá consolas.

    De Beer argumentou que o mercado dos videjogos está orientado em torno de "computadores dedicados" – as consolas –, mas que, com computadores potentes do lado de quem disponibiliza os jogos e com uma rede rápida, torna-se possível transmitir jogos pela rede e estes "computadores dedicados" passarão a ser desnecessários.

    Contudo, fazer chegar os jogos a casa dos utilizadores é uma tarefa tecnicamente mais exigente do que vender uma consola. Por ora, o serviço de jogos do Meo está restrito apenas ao PC – e, devido à grande velocidade de Internet necessária, apenas pode ser subscrito pelos clientes com ligações de fibra óptica. A empresa diz que a versão para televisão será introduzida “num futuro próximo”, embora se tenha escusado a adiantar qualquer data, ou explicar as razões por que o serviço ainda não está disponível nas boxes Meo.

    Nova televisão

    A Meo tem-se esforçado para integrar a televisão e o computador. No início deste ano, anunciou um serviço para aluguer de filmes (que ainda não está disponível), que funcionará em ambos os aparelhos.

    A estratégia, explicou, à margem da abertura do Codebits, o presidente executivo da PT (dona da Meo), Zeinal Bava, passa por oferecer aos clientes que têm grande largura de banda serviços "que justifiquem" a compra dessa ligação (a televisão do Meo é distribuída sobre a infra-estrutura de Internet).

    Bava observou que o modelo é semelhante ao da chamada "nuvem" (um modelo de computação em que os conteúdos e aplicações estão alojados fora do computador, em servidores de uma empresa). Neste caso, os conteúdos estão alojados na infra-estrutura da PT e são distribuídos a pedido para os clientes.

    Apesar dos computadores e demais aparelhos, Zeinal Bava afirmou que a televisão continua a ser o ponto central de entretenimento na casa – mas que as pessoas estão cada vez mais vocacionadas para um consumo interactivo e "não linear", em que uma série ou filme é gravado e visto à hora mais conveniente.

    Bava disse ainda que este tipo de consumo televisivo está a crescer rapidamente em Portugal e que os serviços já existentes, como o das séries televisivas on demand ajudam a preparar os consumidores para serviços como o Meo Jogos. Outra das vantagens do sistema, argumentou, é evitar que um jogo seja comprado apenas para acabar por ser rapidamente posto de lado.


    Público
     
    cmvdias gosta disto.
  2. NoF

    NoF Membro Li-ion

    [​IMG]

    PT inaugura Sapo Codebits com lançamento de Meo Jogos

     
SatLine 24